Páginas

segunda-feira, 3 de outubro de 2011

SÉRIE - BATALHA ESPIRITUAL - 01

01 – CONHEÇA O INIMIGO
(Pr. Dener R. Maia – 02/10/2011)



INTRODUÇÃO

Antes de entrarmos numa batalha precisamos saber quem é o nosso inimigo, como ele se manifesta e age e qual o seu sistema de trabalho.
Qual imagem você tem sobre Satanás? O que você sabe a respeito dele? Você sabe como enfrentá-lo?
Ao longo desta série procuraremos elucidar e conhecer o inimigo de nossas almas e lançar mão das armas que a palavra de Deus nos dá para enfrentá-lo e derrotá-lo.


01 – QUEM É SATANÁS?
Na história da Igreja até o final do século 19 não havia nenhuma dúvida a respeito da existência de Satanás em nenhum ramo do cristianismo, seja na Igreja Católica, Ortodoxa ou Evangélica.
Todos concordavam ser ele uma pessoa e inimigo dos santos, trabalhando contra a vida deles e contra a igreja.
A partir do final do século 19, alguns teólogos começaram a publicar uma vasta literatura defendendo a idéia de que Satanás não existe, não é uma pessoa e nem uma força, mas um mito das culturas antigas. (Exemplo: Padre Kevedo).
Mas em meados do século 20, uma corrente dentro das Igrejas começou a recordar ensinamentos e verdades bíblicas que ficaram engavetadas e voltaram a reafirmar a existência de Satanás, e é isto que pretendemos também com esta série.
 
2 – O ESTADO ORIGINAL DE SATANÁS

A Bíblia afirma claramente que existe um ser chamado Satanás. Quem ele é e sua origem é uma doutrina construída em cima de poucos textos bíblicos e que precisam ser estudados cuidadosamente.

Leia: Ezequiel 28.11-19
11 E a palavra do SENHOR veio a mim:
12 Filho do homem, levanta um lamento sobre o rei de Tiro e dize-lhe: Assim diz o SENHOR Deus: Tu eras o selo da perfeição, cheio de sabedoria e perfeito em beleza.
13 Estiveste no Éden, jardim de Deus; tu te cobrias de toda pedra preciosa: a cornalina, o topázio, o ônix, o crisólito, o berilo, o jaspe, a safira, o carbúnculo e a esmeralda. De ouro foram feitos os teus tambores e as tuas flautas; eles foram preparados no dia em que foste criado.
14 Eu te coloquei com o querubim da guarda; estiveste sobre o monte santo de Deus; andaste no meio das pedras resplandecentes.
15 Tu eras perfeito nos teus caminhos, desde o dia em que foste criado, até que se achou maldade em ti.
16 Teu coração se encheu de violência por causa do teu muito comércio, e pecaste; por isso te lancei, profanado, fora do monte de Deus, e o querubim da guarda te expulsou do meio das pedras resplandecentes.
17 O teu coração elevou-se por causa da tua beleza, corrompeste a tua sabedoria por causa do teu resplendor. Por isso te lancei por terra; coloquei-te diante dos reis, para que te contemplem.
18 Profanaste os teus santuários pela multidão das tuas maldades, na injustiça do teu comércio; fiz sair do meio de ti um fogo que te consumiu e te transformei em cinza sobre a terra, à vista de todos os que te contemplavam.
19 Todos os que te conhecem entre os povos estão assustados contigo; chegaste a um fim horrível e não mais existirás, para todo o sempre.

a) Criado cheio de sabedoria (v.12)
b) Recebeu um lugar no santo monte de Deus (v.14)
c) Criado Santo e Justo (v. 15)
d) O orgulho, motivo da sua queda (v. 17)


3 – A REBELIÃO E QUEDA DE SATANÁS
Isaías 14.11-15
11 O teu orgulho foi lançado na sepultura, junto com o som de tuas harpas; a tua cama é de bichinhos, e a tua coberta, de larvas.
12 Como caíste do céu, ó estrela da manhã, filha da alva! Como foste lançado por terra, tu que enfraquecias as nações!
13 Tu dizias a ti mesmo: Subirei ao céu, elevarei o meu trono acima das estrelas de Deus e me assentarei no monte da congregação, nas extremidades do norte.
14 Subirei além das nuvens e serei semelhante ao Altíssimo.
15 Contudo, serás levado ao Sheol, ao mais profundo do abismo.

• Era um anjo de luz – da classe dos querubins
• Um anjo que se revoltou contra Deus
• Quis ser semelhante a Deus
• Foi expulso da corte celestial
• Corrompeu um terço das hostes celestiais  - Ap 12.3-4: “Viu-se também outro sinal no céu: um grande dragão vermelho com sete cabeças e dez chifres, e sobre as cabeças havia sete coroas; 4 sua cauda arrastava a terça parte das estrelas do céu, lançando-as sobre a terra;”


4 – QUAL O PROPÓSITO DE SATANÁS CONTRA A IGREJA E O MUNDO?
Leia Mateus 13.24-30

• Tomar o lugar de exclusividade de Deus: o lugar de adoração
• Se infiltra na Igreja plantando o joio no meio do trigo.
• Opor-se a todo propósito de Deus
• Afligir todos os homens e fazê-los cair na fé, desanimar e abandonar os caminhos do Senhor.

“O Espírito afirma expressamente que, nos últimos tempos, alguns se desviarão da fé e darão ouvidos a espíritos enganadores e a doutrinas de demônios,” (1 Timóteo 4.1)

“Sabemos que somos de Deus e que o mundo inteiro jaz no Maligno.” (1 João 5.19)

Satanás criou seu reino próprio e se lançou neste mundo como príncipe dele.
Trabalha para controlar a cultura, os meios de comunicação e os poderes constituídos, com o objetivo de causar uma verdadeira cegueira espiritual.
Analisando os programas de televisão, cinema, internet, teatro e música, tudo se encaixa num plano orquestrado para esconder a verdade, estabelecendo um véu que nos impeça de ver para onde estamos indo.
Todas as vezes que o evangelho é pregado, nós tentamos rasgar este véu e muitas batalhas acontecem.

SINCRETISMO RELIGIOSO

Na cultura grega, é caracterizada pelo politeísmo. Eles criaram uma gama imensa de deuses que habitam o Olimpo (espécie de céu) e que atuariam nas mais diversas áreas da vida. Havia o Deus da guerra, o deus da fertilidade, o deus do mar, o da riqueza, etc.
Até cerca de 250 D.C. a adoração era exclusivamente a Deus. A partir daí, começa a difundir-se a ideia de que Maria, sendo mãe de Jesus, era mais acessível do que Deus. A partir daí, estava aberta da idolatria católica, com adoração dos mais diversos santos.
O sincretismo religioso aqui no Brasil é uma forte arma nas mãos de Satanás para afastarem as pessoas de adorarem ao Deus verdadeiro.
As crenças indígenas e dos escravos africanos, associaram seus deuses ao catolicismo, havendo assim um deus casamenteiro, um deus das causas impossíveis, dos navegantes, etc.

CADA SANTO É ESPECIALISTA EM ALGUMA COISA.

POR TRÁS DE CADA ÍDOLO OU IMAGEM HÁ UM DEMÔNIO

“19.Será que estou dizendo que aquilo que é sacrificado ao ídolo é alguma coisa? Ou que o ídolo é alguma coisa?
20. Não! Antes digo que as coisas que eles sacrificam, sacrificam-nas a demônios, e não a Deus. E não quero que tenhais comunhão com os demônios.
21. Não podeis beber do cálice do Senhor e do cálice de demônios. Não podeis participar da mesa do Senhor e da mesa de demônios.” (1 Coríntios 10.19-21)


CONCLUSÃO

O Livro “Quebrando Correntes” de Neill T. Anderson traz algumas informações tristes a respeito da igreja contemporânea.
Satanás tem semeado no nosso meio um grande número de perversidades e os resultados são:

• Muita gente inativa
• Inoperosa
• Oprimida
• Instrumentos de rebeldia
• Crentes vivendo uma vida dupla – um pé na igreja e um pé no mundo.
• Sexualidade corrompida
• Desonestidade
• Mentira
• Libertinagem
• Traição

Precisamos fechar as brechas que trazem destruição a nossa e à sã doutrina.
Se somos salvos devemos andar como filhos da luz e não andar nas trevas nem se conformar com as obras das trevas.

 
Mensagem adaptada do Livro
"Batalha Espiritual" do 
Pr. Paschoal Piragine Jr. (PIB de Curitiba) 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...