Páginas

terça-feira, 18 de outubro de 2011

SÉRIE - BATALHA ESPIRITUAL - 03

03 - Opressão Satânica
Pr. Dener R. Maia – 16/10/2011


INTRODUÇÃO

Na semana passada estudamos sobre possessão demoníaca e que o crente não pode ser possuído por demônios. Mas e quanto à opressão? O diabo pode oprimir o crente? Opressão é sinônimo de possessão? São estas e outras dúvidas que pretendemos esclarecer à luz da palavra de Deus.

1 – O QUE É OPRESSÃO SATÂNICA?

2 Coríntios 4:8-9 - “De todos os lados somos pressionados, mas não desanimados; ficamos perplexos, mas não desesperados; somos perseguidos, mas não abandonados; abatidos, mas não destruídos.”

São ataques satânicos contra a nossa vida, que estão fora do controle da nossa mente e das nossas emoções. A opressão tem como objetivo nos intimidar, nos coagir e nos impedir de caminhar. Exemplos: Problemas, lutas, dificuldades, perseguições, problemas de relacionamentos, etc.

COMO ACONTECEM ESSAS OPRESSÕES?

CIRCUNSTANCIAIS: Ciúmes nas pessoas, preconceito, desconfiança, idéias, violência, crise financeira, etc.

SENTIMENTOS: Pressões interiores, acusações do diabo, medos absurdos, síndromes do pânico, fixação mental, ansiedade, preocupação exagerada, etc.

SONHAR COM OS PROJETOS DE DEUS E ESTAR CONSTANTEMENTE EM ORAÇÃO SÃO ARMAS PARA VENCER AS CILADAS DO DIABO

O DIABO NÃO É IRRESISTÍVEL, NÃO É INVENCÍVEL
"Portanto, submetam-se a Deus. Resistam ao diabo, e ele fugirá de vocês.” (Tiago 4:7)

2 – SINTOMAS DA OPRESSÃO MALIGNA

A – Abrasamento sexual doentio: A tara sexual é fruto de rendição ao pecado.
(Colossenses 3:5 - NTLH) “Portanto, matem os desejos deste mundo que agem em vocês, isto é, a imoralidade sexual, a indecência, as paixões más, os maus desejos e a cobiça, porque a cobiça é um tipo de idolatria.”

B – Medo doentio e irracional: Medo do escuro, de entidades espirituais, medo de feitiço ou macumba

“Estes sinais acompanharão os que crerem: em meu nome expulsarão demônios; falarão novas línguas; pegarão em serpentes; e, se beberem algum veneno mortal, não lhes fará mal nenhum; imporão as mãos sobre os doentes, e estes ficarão curados". (Marcos 16:17-18 - NVI)

C – Ódio e ressentimento: Ódio acirrado e vingativo é sinal de opressão e porta aberta para a possessão.

"Quando vocês ficarem irados, não pequem". Apazigüem a sua ira antes que o sol se ponha, e não dêem lugar ao diabo. (Efésios 4:26-27 - NVI)

D – Dores de cabeça diante da exposição da Palavra de Deus

E – Falta de ânimo para viver

“O inimigo persegue-me e esmaga-me ao chão; ele me faz morar nas trevas, como os que há muito morreram. O meu espírito se desanima; o meu coração está em pânico.” (Salmos 143:3-4 – NVI)


3 – OPRESSÃO EM FORMA DE DOENÇAS

A OPRESSÃO PODE VIR SOBRE CRISTÃOS?
Um grupo teológico diz que SIM; outro diz que NÃO. Nada acontece na vida de um cristão sem a permissão de Deus. Ele é Senhor absoluto de tudo.

Alguns exemplos:

1 – Apóstolo Paulo – Espinho na carne

“Mas, para que não ficasse orgulhoso demais por causa das coisas maravilhosas que vi, eu recebi uma doença dolorosa, que é como um espinho no meu corpo. Ela veio como um mensageiro de Satanás para me dar bofetadas e impedir que eu ficasse orgulhoso.” (2 Coríntios 12.7 - NTLH)

“Para impedir que eu me exaltasse por causa da grandeza dessas revelações, foi-me dado um espinho na carne, um mensageiro de Satanás, para me atormentar.”  (2 Coríntios 12:7 – NVI)

2 – Jó

Primeiro ataque: (Jó 1:12 – NVI) “O Senhor disse a Satanás: "Pois bem, tudo o que ele possui está nas suas mãos; apenas não encoste um dedo nele". Então Satanás saiu da presença do Senhor.”

Segundo ataque: (Jó 2:5-7 – NVI) “(Disse Satanás) Estende a tua mão e fere a sua carne e os seus ossos, e com certeza ele te amaldiçoará na tua face. " 
O Senhor disse a Satanás: "Pois bem, ele está nas suas mãos; apenas poupe a vida dele". Saiu, pois, Satanás da presença do Senhor e afligiu Jó com feridas terríveis, da sola dos pés ao alto da cabeça.”

PORQUE DEUS PERMITIU ISSO A UM SERVO FIEL? A ÚNICA RESPOSTA É: PROVAR A SUA FÉ, MAS TAMBÉM DAR AOS OUTROS TESTEMUNHO DA FIDELIDADE.

3 – Saul:

“O Espírito do Senhor se retirou de Saul, e um espírito maligno, vindo da parte do Senhor, o atormentava.” (1 Samuel 16:14 – NVI)

“E sempre que o espírito mandado por Deus se apoderava de Saul, Davi apanhava sua harpa e tocava. Então Saul sentia alívio e melhorava, e o espírito maligno o deixava.” ( 1 Samuel 16:23 – NVI)

DENTRO DA VONTADE PERMISSIVA DE DEUS, PODEM VIR ATAQUES OU DOENÇAS ORIUNDAS DE DEMÔNIOS. PORÉM, NEM TODA DOENÇA É DEMONÍACA.
O corpo humano já nasce com uma semente de morte.


DOENÇA E PECADO
Algumas doenças são conseqüências diretas do pecado: doenças sexualmente transmissíveis; o câncer do pulmão – cigarro; cirrose hepática – consumo de álcool.

SATANÁS OPERA O PECADO, O PECADO GERA A DOENÇA.
ESCOLHEMOS PECAR OU NÃO; MAS NÃO ESCOLHEMOS AS CONSEQUÊNCIAS DO PECADO

DOENÇAS E AMARGURA
Raiz de amargura é outra causa de doenças. Traumas e deficiências emocionais também acarretam doenças psicossomáticas.

“Portanto, confessem os seus pecados uns aos outros e orem uns pelos outros para serem curados. A oração de um justo é poderosa e eficaz.” (Tiago 5:16 – NVI)

Se há envolvimento com práticas demoníacas, precisamos ministrar libertação para que tais vínculos sejam destruídos pela graça de Deus.


4 – OPRESSÕES MALÍGNAS EM MEMBROS DE IGREJAS
Quatro causas que podem dar acesso à opressão maligna na vida de um cristão:

1ª CAUSA – PECADOS

Leia Efésios 4. 26-32
"26. Quando vocês ficarem irados, não pequem". Apazigüem a sua ira antes que o sol se ponha,
27. e não dêem lugar ao diabo.
28. O que furtava não furte mais; antes trabalhe, fazendo algo de útil com as mãos, para que tenha o que repartir com quem estiver em necessidade.
29. Nenhuma palavra torpe saia da boca de vocês, mas apenas a que for útil para edificar os outros, conforme a necessidade, para que conceda graça aos que a ouvem.
30. Não entristeçam o Espírito Santo de Deus, com o qual vocês foram selados para o dia da redenção.
31. Livrem-se de toda amargura, indignação e ira, gritaria e calúnia, bem como de toda maldade.
32. Sejam bondosos e compassivos uns para com os outros, perdoando-se mutuamente, assim como Deus perdoou vocês em Cristo.”

“Sejam sóbrios e vigiem. O diabo, o inimigo de vocês, anda ao redor como leão, rugindo e procurando a quem possa devorar.” (1 Pedro 5:8 – NVI)

2ª CAUSA – RESSENTIMENTO – ÓDIO – INVEJA E AMARGURA
“Contudo, se vocês abrigam no coração inveja amarga e ambição egoísta, não se gloriem disso, nem neguem a verdade. Esse tipo de "sabedoria" não vem do céu, mas é terrena, não é espiritual e é demoníaca. Pois onde há inveja e ambição egoísta, aí há confusão e toda espécie de males.” (Tiago 3. 14-16 - NVI)

3ª CAUSA – AUSÊNCIA DA VITAMINA B.O (Bíblia e Oração)
VIDA SEM ORAÇÃO E LEITURA DA PALAVRA – Ficamos desarmados e vulneráveis.

“Por isso, vistam toda a armadura de Deus, para que possam resistir no dia mau e permanecer inabaláveis, depois de terem feito tudo.” Usem o capacete da salvação e a espada do Espírito, que é a palavra de Deus. (Efésios 6:13 e 17)

4ª CAUSA – FALTA DE FÉ

“Mas o meu justo viverá pela fé. E, se retroceder, não me agradarei dele".(Hebreus 10:38 – NVI)

“Além disso, usem o escudo da fé, com o qual vocês poderão apagar todas as setas inflamadas do Maligno.” (Efésios 6:16 – NVI)


CONCLUSÃO
2 Coríntios 4:8-9
 “De todos os lados somos pressionados, mas não desanimados; ficamos perplexos, mas não desesperados; somos perseguidos, mas não abandonados; abatidos, mas não destruídos.”

• Abandonemos pecados na nossa vida
• Retiremos todo ressentimento, ódio, inveja e amargura de nossas vidas
• Busquemos uma vida de oração e leitura da palavra
• Peçamos e exercitemos mais a fé em Deus.





Mensagem adaptada do Livro
"Batalha Espiritual" do
Pr. Paschoal Piragine Jr. (PIB de Curitiba)







Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...