Páginas

quarta-feira, 30 de março de 2011

DEVOCIONAL - OS GEMIDOS DA NATUREZA


O terremoto que sacudiu o Japão e o tsunami que varreu algumas de suas cidades no mês de março de 2011 ainda nos chocam profundamente. A natureza está gemendo e se contorcendo de dores. Os terremotos, maremotos e tsunamis, além de fenômenos naturais são também trombetas de Deus aos ouvidos da humanidade. Esses desastres da natureza vem de causas naturais e também de intervenção sobrenatural. Os efeitos da queda atingiram não apenas a raça humana, mas também a natureza. A natureza está sujeita à servidão e aguarda, com gemidos profundos, a restauração desse cativeiro (Rm 8.20-22). De igual forma, a igreja, tendo as primícias do Espírito, também geme aguardando sua completa redenção, quando teremoscorpos incorruptíveis e gloriosos. Até mesmo o Espírito Santo está gemendo, com gemidos inexprimíveis, intercendo por nós, em nós, ao Deus que está sobre todos nós (Rm 8.26).

Precisamos olhar para os fenômenos da natureza não apenas com os olhos da investigação científica, mas também na perspectiva da fé. Jesus disse que um dos sinais de sua segunda vinda seria a ocorrência de terremotos em vários lugares. Esses gemidos da natureza têm se intensificado sobremodo desde o século passado. No livro de Apocalipse, capítulos 8 a 11, há o relato das trombetas de Deus. Essas trombetas falam do juízo de Deus em resposta à abertura dos selos, quando o mundo perseguiu de forma implacável a igreja. Essas trombetas falam do juízo de Deus temperado com a misericórdia. São um alerta de Deus e um chamado ao arrependimento. Quando as trombetas tocam, seus efeitos se fazem sentir na terra, nos mares, nos rios, nos astros e sobre os homens.

A fúria da natureza está fora do controle humano, mas cumpre uma agenda divina. Essa agenda é um chamado veemente de Deus às nações para o arrependimento antes que seja tarde demais. Se as trombetas não forem ouvidas, as taças da ira de Deus serão derramadas. A diferença entre as trombetas e as taças é que naquelas a porta da graça está aberta e a salvação é oferecida aos que se arrependem; porém, quando as taças forem derramadas não haverá mais tempo de arrependimento. As portas da graça terão se fechado para sempre.

Os defensores da teologia relacional defendem que nem mesmo Deus tem controle desses fenômenos e que ele é tão surpreendido como nós quando essas tragédias desabam sobre a humanidade. As Escrituras, porém, revelam-nos que nada apanha Deus de surpresa. Ele está assentado na sala de comando do universo e tem as rédeas da história em suas mãos.

Cabe-nos nesse tempo de dor, ouvirmos sua voz; voltarmo-nos para ele com sincero arrependimento e expressarmos aos que são atingidos pelas catástrofes nossa solidariedade. Não temos o direito de especular a dor alheia nem fazer conjecturas apressadas. Devemos, antes, nos humilhar sob a onipotente mão de Deus e entendermos que os dias se aproximam. Devemos nos preparar convenientemente para o dia em que o Senhor virá em majestade e glória. Devemos viver com santo temor aguardando e apressando o dia da vinda de nosso Senhor. Devemos anunciar com senso de urgência o evangelho da graça e manifestar a todos os homens, nosso amor incondicional.

Oração: Senhor, ajuda-me a falar do teu amor a tempo e fora de tempo.

Pensamento para o dia: "Fale de Jesus o tempo todo, se necessário, use as palavras." (Francisco de Assis)

terça-feira, 29 de março de 2011

HUMOR - MORRE PAPAI NOEL


Fonte: Libertos do Opressor

HUMOR - FILME DE TERROR

Fonte: Jasiel Botelho

SÉRIE - QUANDO AS COISAS VÃO DE MAL A PIOR - 04

04 - “Enfrente o Medo”
Pr. Dener Maia – 27/03/2011


RECORDANDO:
No mês passado vimos: Quando as Coisas vão de mal a pior: ESPERE O IMPOSSÍVEL ACONTECER

1 – O DESERTO PODE NÃO SER O FIM:
“O DESERTO É A ESCOLA DE DEUS”

2 – PARA DEUS NÃO HÁ IMPOSSÍVEIS
A palavra do anjo para Maria : Lucas 1.30-37: “Pois nada é impossível para Deus.”(v.37)

3 – DESPERTE-SE PARA A ORAÇÃO
Exemplos de Natanael e Débora. Faça orações exponenciais.


Introdução:
Quando as coisas vão de mal a pior na nossa vida, logo surgem medos e temores em nossa mente e coração. Temos a tendência de potencializar os nossos problemas, de só imaginar que o pior ainda está por vir. Se o carro quebra à meia noite num lugar deserto, o medo toma conta de nós. Imaginamos mil situações de violência, agressão, assaltos, etc.
Hoje vamos ver, à luz da palavra de Deus, como vencer nossos medos nos momentos de crise.
Fobia é um medo e temor intenso, repetitivo de um ser (animado ou inanimado), de uma situação ou uma idéia, porém que objetivamente não se constitui em uma fonte real de perigo.
Em geral, o paciente fóbico reconhece que seu medo não é real, percebe como irracional, mas sente-se impulsionado a evitar o contato com o objeto fóbico e é invadido por um acesso de ansiedade com forte manifestações físicas.
É comum o paciente desenvolver respostas fisiológicas diante destes pensamentos e da ansiedade desencadeando taquicardia, sudorese, tremores, falta de ar, variação da pressão e outros sintomas que fazem aumentar ainda mais seus temores podendo progredir para uma sindrome.

Vídeo : Exemplo: "Coulrofobia" -  Medo de Palhaços


Há inúmeros tipos de fobias entre as mais citadas e identificadas temos:

As 10 fobias mais comuns
1) Aracnofobia: medo de aranha
2) Sociofobia ou antropofobia: medo de pessoas, situações sociais
3) Aerofobia ou aviatofobia: medo de avião
4) Agorafobia que corresponde ao medo de lugares abertos
5) Claustrofobia: medo de locais apertados e estreitos ou de locais fechados
6) Acrofobia: é um medo de alturas na qual a pessoa evita locais próximo de janelas, prédios de apartamentos, parapeitos, escadas, etc.
7) Nosofobia: é um medo irracional de adquirir doenças ou de achar que está sujeita a contágios de doenças infecciosas pelo simples contato com o ar ou com ambientes hospitalares e clinicas
8) Brontofobia: medo de tempestade/trovões
9) Necrofobia: medo de morte
10) Zoofobia: medo de animais como gatos cachorros, cavalos e mesmo outros pequenos animais e pássaros.

______________________________________…

1 – O MEDO PARALISA

Deuteronômio 31.8: “O próprio Senhor irá à sua frente e estará com você; ele nunca o deixará, nunca o abandonará. Não tenha medo! Não se desanime! "

Gênesis 21. 17-18 – BV: “Mas, Deus ouviu a voz do menino, e, do céu, o anjo de Deus chamou Hagar. Disse ele: Hagar, que aconteceu? Não tenha medo! Deus ouviu a voz do menino, dali onde ele está"

O medo paralisa, imobiliza, faz o problema ficar maior. O medo, muitas vezes, é um mal uso da imaginação.
Alguns de nossos medos se não forem vencidos acabam se tornando fobias. A fobia é irracional.

2 – O MEDO ESTÁ DENTRO DE NÓS

Isaías 41.10: “Não temas, porque eu sou contigo; não te assombres, porque eu sou teu Deus; eu te fortaleço, e te ajudo, e te sustento com a destra da minha justiça."

O medo nos faz ver, ouvir e sentir coisas que não existem. Qual criança nunca se assombrou com as sombras de árvores ou objetos projetados nas paredes? Uma simples sombra de um galho de árvore se transforma num bicho, num monstro, etc.

Lembra dos 12 espias que foram ver a terra prometida:
Números 13.33: “Vimos também os gigantes, os descendentes de Enaque, diante de quem parecíamos gafanhotos, a nós e a eles".

O MEDO NOS APRISIONA.

INVIABILIZA NOSSOS SONHOS E PROJETOS: “Isso não vai dar certo!!!!”

Salmos 91.5-7: “Você não temerá o pavor da noite, nem a flecha que voa de dia,nem a peste que se move sorrateira nas trevas, nem a praga que devasta ao meio-dia. Mil poderão cair ao seu lado, dez mil à sua direita, mas nada o atingirá.”



03 – TOME UMA DECISÃO: ENFRENTE SEUS MEDOS

Salmos 23.4: “ Mesmo quando eu andar por um vale de trevas e morte, não temerei perigo algum, pois tu estás comigo; a tua vara e o teu cajado me protegem.”

COMO?

1 – Escreva seus medos
2 – Defina um plano de ação para expulsar o medo de seu coração
3 – Peça o conselho ou ajuda de algumas pessoas
4 – Leia um livro sobre o assunto
5 – Lembre-se das promessas da Palavra de Deus. Orar as promessas de Deus. Traga à sua memória aquilo que te dá esperança.
6 – Faça algo prático para vencer o medo

PPS : Porque os pássaros não caem quando estão dormindo?


Conclusão:

QUANDO TUDO VAI DE MAL A PIOR,  NÃO FIQUE PARALISADO, ENFRENTE O MEDO


Mensagem adaptada do Livro
"Quando as Coisas Vão de Mal a Pior"
Pr. Jeremias Pereira (8ª I.Presb de BH)

segunda-feira, 28 de março de 2011

A HORA DO PLANETA - VÍDEO OFICIAL

(Veja o Vídeo Oficial da Campanha A Hora do Planeta 2011. Parabens a todos que participaram deste ato mundial de luta pela preservação do nosso planeta. Se você não participou, programe-se junto com sua Igreja para participarem em 2012.)


WWF Brasil - A Hora do Planeta 2011

DEVOCIONAIS - UMA ORAÇÃO SÁBIA




Como as crianças surpreendem a gente! Na semana passada, o Ministério da Família da nossa Igreja promoveu a “HORA DA FAMÍLIA”.(http://prdennermaia.blogspot.com/2011/03/hora-do-planeta-2011-hora-da-familia.html) Este programa pegou carona com o tão falado evento mundial “A HORA DO PLANETA”. A idéia era que cada família se reunisse à luz de velas e, ao mesmo tempo em que participavam da Hora do Planeta, estavam participando da Hora da Família.

No nosso caso foi bem mais de uma hora. Primeiro fizemos um período de louvor. Cantamos vários cânticos, fizemos um “mini-karaoque” – cada um tinha que fazer um solo. Fizemos um estudo, conversamos um pouco e a seguir, cada um fez um pedido de oração.
Pedidos pela escola, pelo trabalho, pelo ministério, por saúde, pelo planeta, etc. Mas um pedido me chamou a atenção. O meu filho caçula, de seis anos, fez um pedido assim:
“Eu quero abençoar pra saber falar as coisas na hora certa e do jeito certo.”
Em outras palavras, o que ele estava pedindo era:
“Eu peço a Deus que me abençoe, me dando a capacidade e a sabedoria para falar o que é certo, da maneira correta.”
Naquele momento, todos ficamos surpresos com o pedido dele e glorificamos a Deus. Este pedido, me fez lembrar dois textos da palavra:

Salmos 141.3 (NVI): Coloca, Senhor, uma guarda à minha boca; vigia a porta de meus lábios.

Salmos 19.14(NVI): Que as palavras da minha boca e a meditação do meu coração sejam agradáveis a ti, Senhor, minha Rocha e meu Resgatador!

Ah, quão bom seria se cada um fizesse esta oração diariamente! Quantos aborrecimentos seriam evitados, quantas mágoas não nasceriam, quanta violência e até morte não aconteceriam, quantos atritos, decepções, lágrimas e traumas deixariam de existir. Quantos casamentos, relacionamentos e famílias inteiras não seriam abalados pelo mal uso da nossa lingua.

No livro de Tiago a lingua é comparada a “um fogo, um membro indomável, um mal incontrolável, cheio de veneno mortífero” – Tiago3. 6-8.

Se queremos viver a vida plena que Jesus tem para nos oferecer, precisamos matar o velho homem por trás de nossa lingua. Precisamos de toda ajuda possível para subjugar a nossa língua ao controle do Espírito Santo de Deus que habita em nós.

È como já publicamos aqui:
“Aquilo que se cala ainda pode ser dito; mas aquilo que foi dito já não pode ser calado"


Oração: Senhor, ajuda-me a ter o domínio próprio, a dominar minha lingua e usá-la somente como manancial de bênçãos.


Pensamento para o dia: Apalavra é prata, mas o silêncio é ouro.


Autor: Pr. Dener Maia
(Permitida a reprodução desde que seja citada a fonte)


domingo, 27 de março de 2011

POESIA - "CADE A CRIANÇADA?"

(A poesia a seguir é de autoria da minha esposa querida, Sílvia Maia. Vale à pena a leitura destas linhas, que nos fazem refletir e vigiar para que as nossas crianças não tenham sua infância roubada.)


Cadê a criançada?


Crianças se portando como adultos


Meninas que só andam maquiadas


Crianças com roupa da moda, celular, Orkut, facebook, Wahts Up


Vida social agitada.

Cadê a criançada?

Namorar, beijar, sexo,... tudo começando mais cedo


Isso é coisa de criança?


Não, isso é pra rapaziada.


Criança assim não parece com a criança que eu fui.


Será que eu estava errada?

Não, claro que não

Porque no meu tempo


Bom era dar risada, correr pelas ruas, fazer trapalhadas


Cadê a criançada?


Hoje, está tudo diferente


Crianças já trabalhando, na passarela, no cinema ou na TV


Crianças mendigando, sem ter o que comer ou que vestir


E a infância cada vez mais deixando de existir.


Criança tem que brincar, correr, se sujar, estudar,


Se alegrar, ter aquela inocência


Que a todos encanta


Que fez Jesus Cristo afirmar:


“De quem é o céu? É da criança.”


Autora: Sílvia Maia (24/08/2010)
http://silvianascimentomaia.blogspot.com/
(Reprodução permitida desde que seja citada a fonte)

sábado, 26 de março de 2011

DEVOCIONAIS - RECEBENDO AS DÁDIVAS DE DEUS



“Porque pela graça sois salvos, mediante a fé; e isto não vem de vós, é dom de Deus”. (Efésios 2.8)

Eu me lembro vividamente do quanto me sentia constrangida nos vários chás que prepararam para mim antes do meu casamento e do nascimento de meu primeiro filho. Sendo o centro da atenção, sentia-me completamente fora de minha zona de conforto, especialmente quando abria os presentes. Acho que me sentia indigna desse amor e generosidade. Eu nunca fui muito boa em receber presentes, e aparentemente isso também acontece em relação às dádivas de Deus. Tenho grande dificuldade para compreender a verdade de que Deus substituiu algo sem valor, meu pecado, por algo precioso, Sua retidão, por meio de Jesus Cristo. Esse é o tamanho do amor de Deus por mim e é o tamanho do amor de Deus por você também. Muitas vezes, considero-me indigna a partir de uma perspectiva mundana e acho que meu valor baseia-se em meu desempenho e nas opiniões alheias. É certo que não mereço essa dádiva de Deus; não importa o que faça ou o quanto tente, eu jamais vou merecê-la. Deus também sabe disso, mas quer que eu a tenha mesmo assim. Como filhos e filhas de Deus, nós recebemos muito amor, completo perdão, somos plenamente agradáveis e temos toda a aceitação por meio de Cristo. Eu pedi a Deus que me ajudasse a mudar minha forma de pensar. Nós somos dignos e dignas do sacrifício de Jesus por nós. Em vez de explicar todas as razões pelas quais não merecemos tal dádiva, apenas agradeçamos a Deus por meio do nosso viver por Cristo. Estou certa de que nada agradaria mais a Deus.

Oração: Ó Deus, graças por nos amares tanto que nos deste o Teu Filho, Jesus, para que tenhamos a dádiva da salvação por meio da fé nEle. Em Seu nome. Amém.

Pensamento para o dia: Nenhum de nós é digno ou digna de se aproximar de Deus, mas todos somos bem-vindos.

Polly Leipold (Pensilvânia, EUA)
(Extraído de No Cenáculo – WWW.editoracedro.com.br)

sexta-feira, 25 de março de 2011

DEVOCIONAIS - MATURIDADE


“Dei-lhes leite, e não alimento sólido, pois vocês não estavam em condições de recebê-lo. De fato, vocês ainda não estão em condições, porque ainda são carnais. Porque, visto que há inveja e divisão entre vocês, não estão sendo carnais e agindo como mundanos?”. 
(I Coríntios 3. 2-3)

A igreja é uma família, cujo alvo é a maturidade. Na igreja de Corinto o processo de maturidade espiritual estava atrasado. Os crentes ainda eram crianças em Cristo, imaturos e, estavam bebendo leite, quando deveriam ser pessoas adultas e maduras na fé. Por serem crianças espirituais estavam andando segundo o homem e criando partidos dentro da igreja, promovendo o culto à personalidade. Na igreja de Corinto havia quatro partidos: o partido de Paulo, de Cefas, de Apolo e de Cristo. Não que esses líderes contribuíssem para essa atitude carnal; ao contrário, combatiam-na com tenacidade. Um crente imaturo tem sempre a tendência de seguir um líder e tornar-se dependente dele, em vez de ter um relacionamento pessoal com Jesus. Um crente carnal sente-se mais seguro sob a sombra de alguém do que caminhar resoluto com os olhos fitos em Deus. Um crente carnal é um crente a reboque como Ló; se a corda que o prende a seu líder se romper, ele fica à deriva. Paulo diz que a igreja é uma família, onde essas crianças espirituais precisam crescer rumo à maturidade.

Oração: Ó Senhor, ajuda-nos a crescer como crentes maduros. Retira de nós toda meninice, fragilidade, partidarismos e instabilidade espiritual. Amém!

Pensamento para o dia: Cada crente precisa deixar de ser um “surfista” da palavra (superficial) e se tornar num mergulhador da palavra.

(Adaptado e extraído de http://hernandesdiaslopes.com.br )

DEVOCIONAIS - SUPERANDO AS DORES DO PASSADO



“Jabez foi o homem mais respeitado de sua família. Sua mãe lhe deu o nome de Jabez, dizendo: "Com muitas dores o dei à luz". Jabez orou ao Deus de Israel:

"Ah, abençoa-me e aumenta as minhas terras! Que a tua mão esteja comigo, guardando-me de males e livrando-me de dores". E Deus atendeu ao seu pedido.”. (1 Crônicas 4.9-10)

O passado pode nos influenciar mais do que gostaríamos. Há dores do passado que, muitas vezes, não conseguimos superar. Há feridas na alma que demoram a sarar, há traumas que se recusam a ir embora e se levantam como fantasmas para nos atormentar. No texto acima lemos a história de Jabez, um homem que superou as dores do seu passado. Ele foi mais nobre do que seus irmãos porque não se conformou com a decretação da derrota em sua vida. Sua mãe lhe deu esse nome, porque com dores o deu à luz. Muito embora Jabez estivesse carimbado por um passado de dor, reagiu a essa situação e superou esses traumas. A solução não veio da psicologia de auto-ajuda, mas da ajuda do alto. Ele invocou o Deus de Israel e, dos céus brotou a sua cura. Jabez fez quatro coisas para superar as dores do seu passado:

1 – Ele clamou pela bênção de Deus;
2 – Ele clamou pela prosperidade de Deus;
3 – Ele clamou pela presença de Deus;
4 – Ele clamou pela proteção de Deus.

Deus, e somente Deus, é capaz de transformar qualquer maldição em bênçãos. Não importa quais traumas você tenha vivido, Ele é poderoso para fazer nova todas as coisas.

Oração: Ó Senhor, assim como Jabez foi abençoado, também te peço que me abençoes e muda minha vida, transforma todo pranto em alegria, e todas as maldições em bênçãos.

Pensamento para o dia: O meu Deus é maior que os meus problemas e sara a minha dor.

(Adaptado e extraído de http://hernandesdiaslopes.com.br )



quarta-feira, 23 de março de 2011

FAMÍLIA: PROPÓSITO DE DEUS

(Esta mensagem foi proferida no Domingo passado pela manhã e foi distribuída com toda Igreja  para que cada família a reproduza em suas casas no próiximo sábado dia 26 de Março das 20:30h às 21:20 h. Este estudo faz parte do Projeto A HORA DO PLANETA 2011 - A HORA DA FAMÍLIA como foi postado no link: http://prdennermaia.blogspot.com/2011/03/hora-do-planeta-2011-hora-da-familia.html)

Introdução:
Deus criou a família. A família foi instituída por Deus para glorificação do seu nome. Com o surgimento do pecado, não só a humanidade, mas toda a criação ficou amaldiçoada. De lá pra cá o que temos visto são as mudanças climáticas, o rigor das estações, terremotos, tsunamis, enchentes, aquecimento global, secas e tantas outras adversidades do clima como resultado da degradação do planeta. Essa degradação também é espiritual, afetando nossas relações interpessoais e nosso relacionamento com Deus. Com o tema: “Minha Família: Eu não Abro Mão”, o nosso desejo é que cada um lute pela sua família. Neste estudo vamos pensar sobre alguns temas que irão nos ajudar no propósito de vivermos uma vida melhor em família.

1 – MANTENHA A ALIANÇA

Gênesis 2.24: “Por essa razão, o homem deixará pai e mãe e se unirá à sua mulher, e eles se tornarão uma só carne.”
VOCÊ SE LEMBRA DOS VOTOS QUE FEZ NO CASAMENTO?
É PRECISO RELEMBRAR E REFAZER ESTES VOTOS.
Deixar pai e mãe: DEIXAR EMOCIONAL, MATERIAL, PSICOLÓGICO, E DE PREFERÊNCIA FÍSICO.

Michel de Montaigne

"Um bom casamento é aquele em que a esposa é cega e o marido é surdo". - Montaigne

PIADA: Na idade de se casar, a filha pede conselhos à mãe: - Ai, mãe... Não consigo decidir se caso com um advogado, com um professor ou com um militar... - Como não sabe, minha filha? - diz a mãe, inconformada - Case com o militar! - Ué... Por quê, mamãe? - Esse pessoal já está acostumado a cozinhar, fazer a cama e obedecer ordens!


As alianças que estão nas mãos do esposo e da esposa, estão impregnadas pelos votos feitos no altar. Lembre-se sempre deles: de viverem juntos na saúde e na doença, na riqueza e na pobreza, na alegria e na tristeza. Lembre-se sempre desta aliança e ensine-a aos seus filhos.

2 – AME A SUA FAMÍLIA

Eclesiastes 2.14: “Um homem sozinho pode ser vencido, mas dois conseguem defender-se. Um cordão de três dobras não se rompe com facilidade”.

Nos momentos de crise a nossa tendência é jogar a culpa no outro. Quando passarem por momentos difíceis, vocês precisam ficar mais unidos ainda. Separados ficamos fracos, tropeçamos e caímos. Porém, unidos, resistimos e superamos qualquer dificuldade. Ame sua família, lute por ela, mantenham-se unidos.

3 – RESTAUREM A COMUNICAÇÃO


Efésios 5.21: “Sujeitem-se uns aos outros, por temor a Cristo.”

Como vai a comunicação na sua casa? Há sinceridade no falar? Sobre o que vocês conversam quando estão juntos? Será que falam só sobre as contas pra pagar, sobre os problemas do condomínio, sobre os problemas do trabalho? Ou será que nem falam nada? Procurem criar um ambiente de cumplicidade, de aceitação, de tolerância, de diálogo e não “monólogo”. Um ambiente onde todos sintam segurança e liberdade para falar e para esclarecer suas dúvidas sobre qualquer assunto.

4 – SEMEIE COISAS BOAS


Gálatas 6.7b: “Pois o que o homem semear, isso também colherá.”

O que vocês estão semeando na sua família? Como está o relacionamento entre vocês? Nós semeamos através de nossas palavras e atitudes. Uma palavra ‘mal dita’ se torna maldita para a família. Na hora do problema, em vez de semear rejeição, semeie aceitação. Em vez rancor, semeie o perdão. Em vez acusação, semeie o encorajamento, em vez do desespero, semeie fé e esperança. Lembrem uns aos outros que há um Deus, o supremo bom Pastor, que não deixará faltar nada.

Que Deus abençoe ricamente a sua família e que este ano de 2011 seja o ano da restauração, o ano da restituição. Repitam juntos:

 “Se depender de mim, a minha família será mais amorosa.”
“Se depender de mim, a minha família será mais unida”.
“Se depender de mim, a minha família será mais feliz”

Pr. Dener Rodrigues Maia




segunda-feira, 21 de março de 2011

PENSAMENTOS: INFÂNCIA 4


"A melhor coisa que você pode dar às crianças, depois de bons hábitos, são boas lembranças."

Sydney J. Harris - Inglês (1917-1986) - Jornalista, escritor

PENSAMENTOS: INFÂNCIA 3



"Crianças são como cimento molhado, tudo que cai nelas deixa uma marca."

Haim Ginott - Israelense (1922-1975) - Psicólogo

PENSAMENTOS: INFÂNCIA 2



"Você pode aprender muito com crianças. Quanta paciência você tem, por exemplo."
Franklin P. Jones - Americano (1887 - 1929) - Empresário

PENSAMENTOS: INFÂNCIA


"Até 13 anos eu pensava que meu nome era "cale-se".

Joe Namath - Americano (1943-) - Jogador de futebol americano.

A HORA DO PLANETA 2011 - A HORA DA FAMÍLIA



O tema do Ministério da Família da Igreja da Primeira para 2011 é:
“Minha Família: Eu Não Abro Mão”

E como primeira ação dos eventos planejados para este ano, estamos promovendo a Hora do Planeta que para nós será também a Hora da Família. Queremos te desafiar a não abrir mão da sua família. A nossa ênfase nos estudos e encontros será em motivá-lo (la) a não desistir da sua família. A lutar pelo seu casamento, pelos seus filhos e pela salvação de todos os seus entes queridos. Você está convocado, a partir de agora, a lutar com todas as suas forças pela paz na sua casa e pela presença constante de Jesus na sua família. Preparamos um roteiro para que você execute com a sua família no dia
26 de Março (sábado) das 20h30 às 21h30.


A idéia da campanha é ficar no escuro por 60 minutos para demonstrar que você também é contra o aquecimento global! Essa é a proposta da ONG internacional WWF. O evento começou em Sydney, em 2007, e contou com a adesão de 2 milhões de pessoas. Em 2010, a Hora do Planeta atingiu mais de 1 bilhão de pessoas em milhares de cidades do mundo.

A seguir preparamos um roteiro para auxiliá-lo a conduzir este momento da Hora da Família.

ROTEIRO

• ÀS 20h:30, acendas as velas e desligue todas as luzes e aparelhos da sua casa.
• Reúna a família e faça o estudo que está no verso. Conversem sobre o assunto e envolva todos os presentes dando oportunidade para comentarem ou compartilharem suas experiências.
• Dê oportunidade para pedidos de oração.
• Faça um momento de oração especificamente pela sua família.
• Após o estudo, cantem um cântico.


ATIVIDADES: Durante esta uma hora com as luzes apagadas, o Ministério da Família preparou algumas sugestões de atividades para fazerem após o estudo (escolha uma ou mais atividades que melhor se adéqüem à sua realidade):

Jantar à Luz de velas
• Jogos de tabuleiro para toda a família: Damas, Uno, Cartas, Dominó, Xadrez, Montar um Quebra-cabeça, jogo da velha, etc.
• Contar histórias bíblicas
• Recitar versículos bíblicos
• Contar histórias do passado
• Verem fotografias da família
• Momento de louvor: Cantar hinos e cânticos com um violão.
• Apenas conversar

Para saber como participar e para obtermais informações sobre a Hora do Planeta acesse: http://www.horadoplaneta.org.br/


Apoio:
Ministério da Família da Primeira Igreja Batista em São Vicente

quinta-feira, 17 de março de 2011

TATUAGEM GOSPEL - VOCÊ É CONTRA OU A FAVOR?


"Rogo-vos pois, irmãos, pela compaixão de Deus, que apresenteis os vossos corpos como um sacrifício vivo, santo e agradável a Deus, que é o vosso culto racional.
E não vos conformeis a este mundo, mas transformai-vos pela renovação da vossa mente, para que experimenteis qual seja a boa, agradável, e perfeita vontade de Deus." (Romanos 12.1-2)


É lamentável ver que, a cada dia que passa, nos deparamos com crentes cada vez mais distantes da palavra, que ao invés de influenciar, de ser sal e luz, de não tomar a forma deste mundo, seguem os modismos, se assentam na roda dos escarnecedores. Estes, diante de qualquer admoestação, logo proferem a máxima nascida no inferno: "Não tem nada a ver!" 


Com a aprovação de pastores e líderes de igrejas evangélicas muitos jovens estão aderindo a moda gospel das tatuagens. Há quem prefira versículos bíblicos, outros optam por tatuar nome ou logotipo da denominação como fizeram alguns membros da Igreja Renascer em Cristo. O modismo das tatuagens tem se infiltrado principalmente em igrejas neo-pentecostais onde o mundanismo na igreja é bastante visível como se pode constatar nas programações de baladas gospel, batismo em parque aquático, festa gospel a fantasia, funk, axé gospel e outras bizarrices do gênero .
Confira algumas tatuagens "gospel":








Fonte: Libertos do Opressor



E você, o que acha? Você pode dar a sua opinião postando um comentário abaixo. Desde já, obrigado pela sua contribuição. Deus o abençoe!

CURIOSIDADE BÍBLICA

Uma boa forma de estudar a Bíblia é observando algumas curiosidades que ela mesmo nos trás. Esta é também uma boa forma de cativar a atenção das crianças e ao mesmo tempo lhes transmitir conhecimento e amor pela palavra de Deus. Segue abaixo algumas curiosidades bíblicas. Leia e compartilhe com sua família ou com o seu Grupo familiar. Tenho certeza que vocês serão enriquecidos com esta leitura.

  • Deus foi comparado a uma águia e a uma galinha - Deuteronômio 32:11 / Mateus 23:37.
  • A terra só passou a produzir espinhos depois da desobediência de Adão - Gênesis 3:1 7-1 8.
  • A primeira criação de Deus foi o "tempo"- "...no princípio". Para que a criação acontecesse era necessário o tempo - Gênesis 1:1.
  • O Dilúvio não foi apenas uma grande chuva; foi a primeira chuva que veio sobre a terra - Gênesis 2:6 / 7:4.
  • Uma das coisas que diferenciam a Bíblia de outros livros é a sua unidade. Foi escrita num período 1 .500 anos por mais de 40 autores, tendo uma completa harmonia.
  • A primeira citação da redondeza da terra confirmava a idéia de Galileu de um planeta esférico, bastava os descobridores conhecerem a Bíblia - Isaías 40:22.
  • A arca de Noé media 134 m de comprimento, 23 m de largura e 14 de altura; sua área total nos três pisos era de 9.250 m² e um volume total de 43.150 m³ aproximadamente; o que a torna próxima das embarcações atuais Gênesis 6:15-16.
  • As tábuas da lei feitas por Deus foram quebradas por Moisés e, depois feitas por Moisés e reescritas por Deus - Êxodo 34:11.
  • Moisés fez o povo beber ouro, do bezerro da desobediência - Êxodo 32:19-20.
  • O movimento ecológico começou por um alerta de Deus - Êxodo 23:28-29.
  • O maior reino descrito na Bíblia, tinha 127 províncias e se estendia da Índia até a Etiópia, e era comandado pelo rei Assuero - Ester 1:1.
  • Noé passou na arca com sua família e com os animais 382 dias Gênesis 7:9-11 / 8:1 3-19
  • Davi além de poeta, músico e cantor foi inventor de diversos instrumentos musicais - Amós 6:5.
  • Davi foi ungido 3 vezes, obtendo uma gloriosa confirmação divina e humana - I Samuel 16:1-13 / II Samuel 2:4 / I Crônicas 11 :1-3.
  • Salomão não era o único sábio, haviam mais 4 sábios - I Reis 4:29-31.
  • O Antigo Testamento apresenta 332 profecias literalmente cumpridas em Cristo.
  • O lanche de um garotinho se transformou na refeição de uma grande multidão, com uma grande sobra - João 6:9-1 3.
  • As melhores e "maiores" pregações de Jesus foram feitas por ele assentado - Mateus 5:1-2 / Lucas 4:20-21 / Lucas 5:3
  • O tio e a tia de Jesus se tornaram "crentes" na sua pregação antes de sua crucificação - Lucas 24:1 3-1 8 / João 1 9:25.
  • O "sermão do monte" foi repetido por Jesus no que podia ser chamado "sermão da planície" - Mateus 5:1 / Lucas 6:1 7.
  • Um curioso e desavisado foi forçado a carregar a cruz com Jesus - Mateus 27:23 / Marcos 1 5:21 / Lucas 23:26.
  • Um dos menores versículos bíblicos é o que mais revela a "humanidade" de Jesus - João 1 1 :35.
  • O nome cristão só aparece três vezes na Bíblia - Atos 11:26 / Atos 26:28 / I Pedro 4:16.
  • A pregação mais veloz descrita na Bíblia foi feita correndo ao lado de um "carro", em um lugar deserto - Atos 8:26-30.
  • Paulo pregou o sermão mais longo descrito na Bíblia - "Até o romper da alva" - Atos 20: 7/1 1.

quarta-feira, 16 de março de 2011

Mensagem - Comunhão: Vinho e Pão

(Mensagem proferida no Passeio do Dequinho - Retiro 2011)
Pr. Dener Maia - 05/03/2011



Tema: “COMUNHÃO: Uma só fé, um só coração.”
Divisa: Salmo 133.1 : “Como é bom e agradável quando os irmãos convivem em união”

Antes de começar, assista este vídeo: blackcolor


Introdução:

CONVIVER. Eis o grande desafio para a humanidade. Se por um lado Deus nos fez seres dependentes uns dos outros, por outro lado cada vez mais tem sido difícil para o homem pós- moderno conviver com seu próximo ou semelhante. Estamos vivendo a era do “EU”, uma verdadeira egolatria que nos enclausura e nos leva a preferir as amizades e relacionamentos virtuais e a fugir ou evitar toques, apertos de mão, abraços, olhar nos olhos, falar diretamente, etc. O vídeo acima é um exemplo das muitas tentativas de se acabar com a discriminação racial, levando a sociedade à reflexão de que somos todos iguais.

1 – ARRANQUE AS RAÍZES DE AMARGURA E ÓDIO

“Toda a amargura, e ira, e cólera, e gritaria, e blasfêmia e toda a malícia sejam tiradas dentre vós,” (Efésios 4:31)

Use o fungicida CORRETO. A “CAPINA QUÍMICA” correta, também conhecida como “MATA MATO”
A amargura e o ódio trazem como resultado o que se vê no meio dos cristãos: Igrejas divididas, famílias arrasadas, pouco poder na oração, poucos batismos e falta de alegria.

2 – LIBERE PERDÃO INCONDICIONAL

“Sejam bondosos e compassivos uns para com os outros, perdoando-se mutuamente, assim como Deus os perdoou em Cristo.” (Efésios 4.32)

PARA LER E PENSAR:
“Sê como o sândalo que perfuma o machado que o fere.” (Saadi)



“Perdoe ou morra” (Anônimo)


3 – PROMOVA A RECONCILIAÇÃO

Mateus 5.23-24: "Portanto, se você estiver apresentando sua oferta diante do altar e ali se lembrar de que seu irmão tem algo contra você, deixe sua oferta ali, diante do altar, e vá primeiro reconciliar-se com seu irmão; depois volte e apresente sua oferta.

4 – VIVA O CRISTIANISMO DE SEGUNDA MILHA

Mateus 5. 38-48: "Vocês ouviram o que foi dito: ‘Olho por olho e dente por dente’.
Mas eu lhes digo: Não resistam ao perverso. Se alguém o ferir na face direita, ofereça-lhe também a outra.
E se alguém quiser processá-lo e tirar-lhe a túnica, deixe que leve também a capa.
Se alguém o forçar a caminhar com ele uma milha, vá com ele duas.
Dê a quem lhe pede, e não volte as costas àquele que deseja pedir-lhe algo emprestado".
"Vocês ouviram o que foi dito: ‘Ame o seu próximo e odeie o seu inimigo’.
Mas eu lhes digo: Amem os seus inimigos e orem por aqueles que os perseguem,
para que vocês venham a ser filhos de seu Pai que está nos céus. Porque ele faz raiar o seu sol sobre maus e bons e derrama chuva sobre justos e injustos.
Se vocês amarem aqueles que os amam, que recompensa receberão? Até os publicanos fazem isso!
E se vocês saudarem apenas os seus irmãos, o que estarão fazendo de mais? Até os pagãos fazem isso!
Portanto, sejam perfeitos como perfeito é o Pai celestial de vocês".

“Façam todo o esforço para conservar a unidade do Espírito pelo vínculo da paz.” (Efésios 4.3)

Que Deus use a sua vida para ser um promotor da comunhão, um promotor da paz, um promotor da boa convivência, um promotor da reconciliação na sua família, na sua Igreja, no seu local de trabalho e onde mais for preciso que se faça brilhar a luz de Cristo Jesus. 
 
Pr. Dener Maia
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...