Páginas

segunda-feira, 14 de outubro de 2013

43º DIA - "EXEMPLO NO AMOR AO PRÓXIMO" - CAMPANHA 100 DIAS DE ORAÇÃO IMPACTANDO A FAMÍLIA


43º Dia
"Exemplo no Amor ao Próximo"

Leitura Diária: Marcos 15

“Alegrai-vos com os que se alegram e chorai com os que choram. Tende o mesmo sentimento uns para com os outros; em lugar de serdes orgulhosos, condescendei com o que é humilde; não sejais sábios aos vossos próprios olhos. Não torneis a ninguém mal por mal; esforçai-vos por fazer o bem perante todos os homens; se possível, quanto depender de vós, tende paz com todos os homens” 
(Romanos 12.15-18).

O capítulo 12 de Romanos, nos versos 9 a 21, enumera uma série de atitudes e posturas que os cristãos devem ter em relação ao próximo, ao semelhante, ao irmão em Cristo.

O amor ensinado por Jesus não depende de afeições ou sentimentos. Não se trata de coisas ligadas às emoções. O amor é uma disposição mental de ajudar aquele que necessita, de ser útil ao outro, de não se vingar e de fazer o bem mesmo a quem queira o nosso mal.

Por isso, de acordo com Lucas 10, foi possível o samaritano ajudar o homem assaltado. E é por isso que podemos orar por nossos inimigos, como ensinado por Jesus em Mateus 5. Simplesmente porque o amor procede da vontade. É algo que resolvemos fazer, independentemente do que sentimos.

Se no lar começarmos a ensinar nossos filhos a amar o próximo, a respeitá-lo, a ver nele alguém também criado à imagem de Deus, a entender que o outro também é amado pelo Senhor, a compreender que Jesus morreu por aquele com quem convivemos, então teremos adultos maduros que saibam viver em amor e solidariedade.

Além disso, o meu próximo mais imediato é aquele que mora comigo. Desse modo, o amor ao próximo começa como amor aos pais, aos filhos e ao cônjuge. As bem-aventuranças mencionadas em Mateus 5.1-12 (mansidão, justiça, misericórdia, pureza, postura pacificadora) devem ser vividas a partir do lar e do convívio familiar.

Que os nossos lares, portanto, sejam locais em que o amor deixa de ser uma boa intenção para se tornar um gesto concreto em favor do outro, uma verdadeira manifestação do amor divino por nosso intermédio.

Oremos:
1) Pelos pais, para que sejam exemplos de amor ao próximo;
2) Pelos pais, para que adotem um estilo de vida útil às necessidades dos outros;
3) Para que os pais ensinem seus filhos a amar e respeitar o próximo;
4) Pelos filhos, para que cresçam e amadureçam como adultos que amem o próximo;
5) Para que em os nossos lares reine um amor concreto e divino.




Fonte: Extraído do Livro 100 Dias de Oração
Escritor: Pr. Carlos Novaes
Pastor da Igreja Batista Barão da Taquara
Tema da Semana: Pais Saudáveis São Exemplos Para os Filhos




Leia também outros devocionais da campanha (click nos links abaixo):

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...