Páginas

sexta-feira, 18 de outubro de 2013

47º DIA - "FILHOS SAUDÁVEIS OUVEM SEUS PAIS" - CAMPANHA 100 DIAS DE ORAÇÃO IMPACTANDO A FAMÍLIA


47º Dia
"Filhos Saudáveis Ouvem seus Pais"

Leitura Diária: Lucas 3

“O filho sábio ouve a instrução do pai, mas o escarnecedor não atende à repreensão” (Provérbios 13:1).

Quando você está em uma situação difícil ou quando você tem uma decisão importante a tomar quem é o seu auxílio? Sabemos que Deus é a fonte de toda a sabedoria que precisamos. Contudo, o escritor de Provérbios nos aconselha a termos nossos pais como nossos orientadores. Muitos filhos têm buscado orientação longe de casa, na internet ou com pessoas que verdadeiramente não podem ajudar. Filhos saudáveis buscam na Palavra de Deus e em seus pais a orientação correta para saberem como proceder diante das situações enfrentadas no dia a dia. Poderíamos mencionar pelo menos mais dois textos além do apresentado no início desta mediação em que o sábio nos orienta a não desprezarmos os conselhos dos nossos pais. 
“Filho meu, ouve o ensino de teu pai e não deixes a instrução de tua mãe. Porque serão diadema de graça para a tua cabeça e colares, para o teu pescoço” 
(Provérbios 1.8 e 9) 

e ainda Provérbios 15.5 – “O insensato despreza a instrução de seu pai, mas o que atende à repreensão consegue a prudência”.

Os pais são conselheiros para os filhos. Não ouvir os pais é desprezar os ensinamentos bíblicos e desperdiçar uma oportunidade de ser bem-sucedido na vida. Atualmente, há muitos jovens e adolescentes que preferem ouvir seus colegas, e muitas vezes acham que seus pais e os mais velhos estão sempre errados, desprezando conselhos preciosos e enriquecedores para suas vidas. Isso é muito perigoso, porque nem sempre os conselhos de nossos colegas são para vida. Você se lembra do caso de Roboão, filho do sábio Salomão? Ao assumir o reino de Israel, tinha que tomar uma importante decisão. O jovem rei preferiu ficar com os conselhos dos seus amigos a ouvir opinião dos sábios conselheiros. Esta decisão insensata trouxe grandes males para Israel – 2 Crônicas 10:1-19.

Não estou querendo dizer que os filhos não podem ouvir seus amigos mais jovens, mas a Palavra de Deus ensina que a orientação dos pais é uma importante bússola para sabermos os caminhos em que devemos andar ou as decisões que precisamos tomar. Querido filho, não tenha medo de pedir ajuda aos seus pais e ouvir bons conselhos. Ainda que os conselhos não sejam aquilo que você gostaria de ouvir, vale a pena ouvir, afinal, isso vai resultar em bênção!

Oremos:
1) Por filhos saudáveis que ouvem a seus pais;
2) Pelos filhos, para que valorizem os conselhos de seus pais nos momentos de definição;
3) Pelos pais, para que se permitam ser instrumentos de Deus na hora de aconselhar seus filhos à luz da Palavra;
4) Pelos filhos, para que confiem na sabedoria de seus pais sem precisar passar por experiências amargas;
5) Pelos filhos de pais não cristãos, para que encontrem nos membros mais maduros de suas igrejas os conselheiros bíblicos que faltam em seus lares.




Fonte: Extraído do Livro 100 Dias de Oração
Escritor: Pr. Fabrício Freitas
Gerente Executivo de Evangelismo da Junta de Missões Nacionais
Tema da Semana: Famílias Saudáveis Geram Filhos Saudáveis


Leia também outros devocionais da campanha (click nos links abaixo):

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...