Páginas

sábado, 9 de novembro de 2013

68º DIA - "A FAMÍLIA E O DESAFIO DO CONSUMISMO" - CAMPANHA 100 DIAS DE ORAÇÃO IMPACTANDO A FAMÍLIA



68º Dia
"A Família e o Desafio do Consumismo"

Leitura Diária: Lucas 24

“Por que gastais o dinheiro naquilo que não é pão, e o produto do vosso trabalho naquilo que não pode satisfazer’ 
(Isaías 55.2a).

“Conta-se que no século passado, um turista americano foi à cidade do Cairo no Egito, com o objetivo de visitar um famoso sábio. O turista ficou surpreso ao ver que o sábio morava num quartinho muito simples e cheio de livros. As únicas peças de mobília eram uma cama, uma mesa e um banco. ‘Onde estão seus móveis?’, perguntou o turista. E o sábio, bem depressa olhou ao seu redor e perguntou também: ‘E onde estão os seus … ?’. ‘Os meus?!’, surpreendeu-se o turista. ‘Mas estou aqui só de passagem!’. ‘Eu também .. .’, concluiu o sábio” (fonte: internet).

A diferença entre o consumo e o consumismo é que no consumo as pessoas adquirem somente aquilo que Ihes é necessário para a sobrevivência, enquanto no consumismo a aquisição de bens é compulsiva, i.e., impelida por uma imposição interna irresistível e sem uma reflexão sobre a impropriedade ou não da ação. Adolescentes são o alvo principal da propaganda, cujo interesse é obviamente vender e lucrar cada vez mais, sem importar se essas vendas distorcem ou prejudicam o espírito humano. Há pais que incentivam o consumismo de seus filhos, às vezes para compensar suas ausências ou para tentar assim mostrar o seu amor. Mas há também jovens e adultos compulsivamente consumistas.

O consumismo não apenas descaracteriza o espírito humano, tornando-o egocêntrico e causando uma inversão dos valores, mas também utiliza de forma errada os recursos financeiros, que poderiam ser canalizados na prática do bem ao próximo e no investimento na obra de Deus. O consumista por vezes vê na ostentação do acúmulo de bens de consumo a garantia da aceitação nos grupos sociais significativos, inclusive na igreja. Não é raro que ele veja no consumismo a razão do seu existir, e o valor da sua pessoa. Ouçamos Jesus: “E disse-lhes: Acautelai-vos e, guardai-vos da avareza; porque a vida de qualquer não consiste na abundância do que possui” (Lucas 12.15).

Ore para que a família cristã tenha consciência de que aqui estamos só de passagem, investindo recursos financeiros somente no que é necessário, deixando de lado o supérfluo.


Oremos:
1) Para que a família vença o desafio do consumismo;
2) Pelos membros de nossas famílias, para que não se deixem seduzir pelas propagandas nem cedam à tentação do consumo desenfreado;
3) Pelos pais, para que não incentivem o consumismo de seus filhos;
4) Para que Deus limpe os nossos corações do egoísmo e do materialismo;
5) Para que a família cristã se conscientize acerca da transitoriedade da vida na terra e saiba aplicar bem seus recursos.







Fonte: Extraído do Livro 100 Dias de Oração
Escritor: Pr. Josué Mello Salgado - 
Doutor em Teologia e Pastor da Igreja Memorial Batista  de Brasília
Tema da Semana: Famílias Saudáveis e os Desafios deste Tempo 






Leia Dia também outros devocionais da campanha (click nos links abaixo):

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...