Páginas

terça-feira, 31 de dezembro de 2013

97º DIA - "CRIANÇAS VÍTIMAS DE ABUSO" - CAMPANHA 100 DIAS DE ORAÇÃO IMPACTANDO A FAMÍLIA



97º Dia
"Crianças Vítimas de Abuso"

Leitura Bíblica: Salmo 56

O lugar menos seguro para uma criança é perto de alguém mal intencionado.

O que mais ameaça as crianças nos lares, igrejas, escolas, projetos sociais são pessoas mal intencionadas, que, aproveitando a liberdade existente nesses lugares, se aproximam delas com desejos impuros.

Às vezes pessoas designadas para cuidar, como professores, funcionários de creches e escolas, pessoas envolvidas na educação infantil nas igrejas, abusam ou maltratam crianças. Mas o abusador não tem um sinal na testa. Não existe um único perfil para pessoas que cometem abusos físicos, emocionais ou sexuais e seus motivos são muito variados.

Segundo a Organização Mundial da Saúde, abuso infantil e maus-tratos são todas as formas de maus-tratos físicos ou emocionais, abuso sexual, abandono ou negligência, exploração comercial que resulta em danos à saúde, à sobrevivência, ao desenvolvimento ou à dignidade da criança no contexto de um relacionamento de responsabilidade, confiança e poder.

É mais fácil para uma comunidade admitir que aconteçam abusos físicos e emocionais do que reconhecer o abuso sexual, que muitas vezes não é discutido devido ao tabu que envolve este assunto. No entanto, é assustador o número de crianças que são vítimas do abuso. E as consequências e marcas que ele deixa são terríveis para aqueles que sofrem tamanho mal.

Creio que Deus é poderoso e amoroso o suficiente para curar as feridas deixadas na vida de crianças vítimas de toda a sorte de abuso. Mas precisamos agir no sentido de evitar que este sofrimento continue sendo notícia nas páginas diárias dos jornais. Um número imenso de crianças está vivendo este drama e os servos de Deus precisam trabalhar para aniquilar este mal, tratando abusados e abusadores.

Nas famílias precisa existir um limite bem claro até onde vai a disciplina e onde começa o abuso. É preciso estar atento às pessoas que cercam as crianças a fim de protegê-las dos agressores que podem estar em qualquer lugar.

As igrejas precisam estar atentas àqueles que atuam entre os pequenos; precisam ser um lugar de segurança e principalmente um lugar onde crianças e famílias que sofrem um dano como este encontrarão apoio, solidariedade, afeto, esperança e o caminho da cura emocional que o abuso causa: Jesus!

* Texto adaptado da Revista Mãos Dadas Ano VI N.16, março/2007.

Oremos:
1) Pelas crianças vítimas de abuso, para que Deus venha em socorro delas;
2) Por justiça contra os agressores, e para que se arrependam e sejam regenerados pelo poder do Espírito Santo;
3) Para que Deus guarde as nossas crianças da violência física, emocional e sexual;
4) Para que a igreja seja bíblica e sábia no tratamento dos problemas que surgirem nessa área
5) Para que as famílias estejam atentas na prevenção e identificação imediata dos abusos secretos.

 






Fonte: Extraído do Livro 100 Dias de Oração
Escritora: Jaqueline C. Augusto da Hora Santos - 
Missionária Coordenadora do Programa de Evangelização de Crianças
Tema da Semana: Crianças Saudáveis







Leia Dia também outros devocionais da campanha (click nos links abaixo):

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...