Páginas

quinta-feira, 24 de julho de 2014

SÉRIE - OS MILAGRES DE JESUS - 03


A CURA DO FILHO DO OFICIAL
Texto: João 4. 45-54
45 Logo que chegou à Galileia, os galileus o receberam, porque tinham visto todas as coisas que fizera em Jerusalém por ocasião da festa da Páscoa; pois também eles tinham ido à festa.
46 E foi novamente para Caná da Galileia, onde havia transformado água em vinho. Havia ali um oficial do rei, e o seu filho estava doente em Cafarnaum.
47 Quando ele soube que Jesus viera da Judeia para a Galileia, dirigiu-se a ele e rogou-lhe que fosse e curasse seu filho, que estava à beira da morte.
48 Então Jesus lhe disse: Se não contemplardes sinais e prodígios jamais crereis!
49 E o oficial suplicou-lhe: Senhor, vá antes que meu filho morra.
50 Jesus lhe respondeu: Vai, o teu filho viverá. O homem creu na palavra que Jesus lhe dissera e partiu.
51 Enquanto se dirigia para casa, seus servos foram ao encontro dele e lhe disseram que seu filho estava vivo.
52 E ele lhes perguntou a que hora ele havia melhorado; ao que lhe responderam: A febre o deixou ontem, à hora sétima.
53 O pai reconheceu que naquela mesma hora Jesus lhe afirmara: O teu filho viverá. E ele creu com toda a sua família.
54 Este foi o segundo sinal que Jesus fez, ao voltar da Judeia para a Galileia. 

Introdução: 

Nossa fé precisa crescer! Há momentos que mesmo crendo em Deus e sabendo que Ele é, e mesmo ouvindo falar de suas maravilhas, quando o problema se passa conosco, nossa fé é colocada em cheque. Surgem dúvidas, temor, incerteza, etc. Seremos atendidos ou não? Deus fará o milagre ou não? No texto de hoje veremos que um oficial Romano vai até Jesus porque seu filho estava enfermo, ouvindo falar que Jesus estava em Caná da Galiléia, foi até Ele para rogar a cura do seu filho que estava à morte. Que lições podemos tirar deste milagre? 

1 – HÁ UM PREÇO A PAGAR
“E foi novamente para Caná da Galileia, onde havia transformado água em vinho. Havia ali um oficial do rei, e o seu filho estava doente em Cafarnaum. Quando ele soube que Jesus viera da Judeia para a Galileia, dirigiu-se a ele.” (João 4. 46-47a)


  • Este homem percorreu uma longa distância para encontrar-se com Jesus. ELE PAGOU UM PREÇO. Ele percorreu uma distância de aproximadamente 80 km para ver Jesus e para obter a cura para o seu filho.
  • Sendo ele um oficial romano, tinha um cargo público, uma posição social, e ir até Jesus poderia lhe causar dificuldades no seu trabalho ou algum constrangimento, mas ele foi até Jesus. ELE PAGOU UM PREÇO. Assim também nós não podemos deixar que títulos, posição social ou as opiniões dos nossos amigos e familiares sejam empecilhos para servirmos ao Senhor e para crermos nele. 

Precisamos eleger prioridades na nossa vida. 
PRECISAMOS ADORAR A DEUS NÃO SOMENTE PELO QUE ELE PODE NOS DAR, 
MAS PRINCIPALMENTE PELO QUE ELE É. 


2. BUSQUE A SOLUÇÃO NA PESSOA CERTA: JESUS
“Quando ele soube que Jesus viera da Judeia para a Galileia, dirigiu-se a ele e rogou-lhe que fosse e curasse seu filho, que estava à beira da morte. Então Jesus lhe disse: Se não contemplardes sinais e prodígios jamais crereis! E o oficial suplicou-lhe: Senhor, vá antes que meu filho morra.” (João 4.47-49)


É a Jesus que devemos recorrer. Este oficial foi de Cafarnaum até a Galiléia porque soube que Jesus estava lá. Ele foi a Jesus. Muitas vezes temos buscado tantos recursos fora de Jesus e isto impede-nos de recebermos o que Ele tem a nos manifestar alguém já afirmou: “A tua fé determina o teu procedimento”
Há tantas pessoas buscando atalhos para as bênçãos na mesma medida que há tantos recorrendo e esperando justamente estes atalhos. 
Promessas de bênçãos instantâneas à base de trocas e de preços estabelecidos: Basta tomar a "água do Rio Jordão", comprar a "rosa ungida", basta passar pelo "corredor" dos ungidos, que a sua bênção chegará imediatamente...

O mais triste do que isso é ver aqueles que buscam a solução nas cartomantes, nos "pais" de santo, nos terreiros de magia negra e nas simpatias que mandingas que nada tem a ver e em nada se comparam ao poder do verdadeiro Deus.
É triste ver pessoas tão inteligentes e esclarecidas, e alguns até já conhecedores da verdade, sendo iludidos por guias cegos que nada tem ou podem oferecer de real ou concreto.

Não pegue atalhos. Saiba esperar a "boa, agradável e perfeita vontade de Deus" (Rm 12.2).

A imagem ao lado é um exemplo destes atalhos que são na verdade armadilhas do diabo para enganar e enredar os apressados. Esta foto foi tirada de um poste que fica ao lado do templo da nossa Igreja. E não somente ali mas está espalhado por toda a cidade. É o tipo de promessa que a nossa sociedade imediatista deseja. Respostas rápidas e imediatas bem ao estilo Delivery que estamos acostumados nesta sociedade pós-moderna e consumista, que deseja tudo pra ontem....


3. CREIA DE TODO CORAÇÃO
“Jesus lhe respondeu: Vai, o teu filho viverá. O homem creu na palavra que Jesus lhe dissera e partiu. Enquanto se dirigia para casa, seus servos foram ao encontro dele e lhe disseram que seu filho estava vivo. E ele lhes perguntou a que hora ele havia melhorado; ao que lhe responderam: A febre o deixou ontem, à hora sétima. O pai reconheceu que naquela mesma hora Jesus lhe afirmara: O teu filho viverá. E ele creu com toda a sua família.” (João 4.50-53)

Devemos crer na capacidade de Jesus para realizar milagres. Este homem creu que Jesus era capaz de restaurar a saúde de seu filho. Ele não apenas sabia quem era Jesus, Ele cria que Jesus podia. Temos sido desafiados nestes dias a exercitarmos nossa fé na capacidade do Senhor. “Pois o meu Justo, viverá por fé...” Hb10:38


CONCLUSÃO:

  • A nossa fé determinará o realizar do Senhor – Jesus sempre atrelou o seu realizar a capacidade de crer de cada um. 
  • Temos que nos aproximarmos dEle com confiança, em nada duvidando, certos que, se Ele é, Ele sem dúvidas PODE. 
  • O oficial creu na palavra do Senhor e partiu...,e isto repercutiu em toda a sua casa


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...