Páginas

segunda-feira, 16 de maio de 2016

SÉRIE "OS 3 INIMIGOS DA ALMA: A CARNE, O MUNDO E O DIABO" - 1ª mensagem



OS 3 INIMIGOS DA ALMA: A CARNE, O MUNDO E O DIABO
1ª Mensagem

TEXTO BÍBLICO – GALATAS 5.16-21
16 Digo, porém: andai no Espírito e jamais satisfareis à concupiscência da carne. 
17 Porque a carne milita contra o Espírito, e o Espírito, contra a carne, porque são opostos entre si; para que não façais o que, porventura, seja do vosso querer. 
18 Mas, se sois guiados pelo Espírito, não estais sob a lei. 
19 Ora, as obras da carne são conhecidas e são: prostituição, impureza, lascívia, 
20 idolatria, feitiçarias, inimizades, porfias, ciúmes, iras, discórdias, dissensões, facções, 
21 invejas, bebedices, glutonarias e coisas semelhantes a estas, a respeito das quais eu vos declaro, como já, outrora, vos preveni, que não herdarão o reino de Deus os que tais coisas praticam.

INTRODUÇÃO: Ser um cristão é ser um guerreiro. O bom soldado de Cristo não deve esperar tranqüilidade neste mundo - ele é um campo de batalha!
A vida cristã não é um parque de diversões nem uma colônia de férias. Ao contrário, vivemos num campo minado pelo inimigo, uma arena de lutas.
Temos 3 inimigos a ser vencidos: a nossa carne, o mundo distante de Deus e o Diabo.
Hoje começaremos essa série de mensagens de 3 semanas falando sobre a nossa luta contra a carne!

CARNE X ESPÍRITO, UMA BATALHA DIÁRIA
Não é suficiente entregar-se ao Senhor uma vez, mas, sim, reconhecer continuamente que Jesus Cristo deve ser mestre de toda a vida, recebendo a glória de cada pensamento e cada ação.

VÍDEO : 6 ANIMAIS QUE TEMOS QUE DOMAR


CANTAMOS MUITAS MÚSICAS DE CONSAGRAÇÃO... Mas, nem sempre conseguimos vencer a carne! Pensamentos impuros tentam ocupar a nossa mente. Muitas vezes abrimos a boca para falar mal, reclamar. Muitas vezes nossas atitudes não são as mãos e os pés de Jesus. 


15 Porque nem mesmo compreendo o meu próprio modo de agir, pois não faço o que prefiro, e sim o que detesto. 19 Porque não faço o bem que prefiro, mas o mal que não quero, esse faço. 20 Mas, se eu faço o que não quero, já não sou eu quem o faz, e sim o pecado que habita em mim.; 23 mas vejo, nos meus membros, outra lei que, guerreando contra a lei da minha mente, me faz prisioneiro da lei do pecado que está nos meus membros. (Romanos 7)

Não é preciso ser dono de uma inteligência extraordinária para concluir que existe, nas profundezas do ser humano, uma perversidade tão característica como é da natureza do gato perseguir o rato.

1 - UMA BATALHA INTERIOR 
“Digo, porém: andai no Espírito e jamais satisfareis à concupiscência da carne. Porque a carne milita contra o Espírito, e o Espírito, contra a carne, porque são opostos entre si; para que não façais o que, porventura, seja do vosso querer” (Gálatas 5.16-17)          

            Como vencer essa batalha interior?
  • A “carne” representa o que somos por nascimento natural, e o “Espírito”, o que nos tornamos pelo novo nascimento, o nascimento do Espírito Santo.
  • A carne tem desejos ardentes que nos arrastam para longe de Deus, pois os impulsos da carne são inimizade contra Deus.
  • A palavra grega traduzida por “concupiscência”, é geralmente usada no sentido de ansiar por coisas proibidas, desejo.
  • A única maneira de triunfar sobre esses apetites é andar no Espírito. Se alimentarmos a carne, fazendo provisão para ela, fracassaremos irremediavelmente. Porém, se andarmos no Espírito, jamais satisfaremos esses apetites desenfreados da carne.


ILUSTRAÇÃO – A NATUREZA DA COBRA

Um mestre do Oriente viu quando uma cobra estava morrendo queimada e decidiu tirá-la do fogo, mas quando o fez, a cobra o picou. Pela reação de dor, o mestre o soltou e o animal caiu de novo no fogo e estava se queimando de novo. O mestre tentou tirá-la novamente e novamente a cobra o picou. Alguém que estava observando se aproximou do mestre e lhe disse:   
— Desculpe-me, mas você é teimoso! Não entende que todas as vezes que tentar tirá-la do fogo ela irá picá-lo?
O mestre respondeu:
— A natureza da cobra é picar, e isto não vai mudar a minha, que é ajudar.
Então, com a ajuda de um pedaço de ferro o mestre tirou a cobra do fogo e salvou sua vida.
Não mude sua natureza se alguém te faz algum mal, não perca sua essência; apenas tome precauções.
Alguns perseguem a felicidade, outros a criam.
Preocupe-se mais com sua consciência do que com a sua reputação. Porque sua consciência é o que você é, e sua reputação é o que os outros pensam de você. E o que os outros pensam, não é problema nosso… é problema deles.

O QUE VOCÊ ANDA VENDO? 
O QUE ANDA OUVINDO?
 NO QUE VC MEDITA TODOS OS DIAS? 
QUE MÚSICA VC OUVE TODOS OS DIAS? 
SOBRE O QUE SÃO OS SEUS ASSUNTOS DURANTE A SEMANA?

2 - ANDAR NO ESPÍRITO
“Digo, porém: andai no Espírito e jamais satisfareis à concupiscência da carne.” (Gálatas 5.16)
Todos os povos conhecem bem a idéia de que a vida é como um caminho que precisa ser trilhado. O movimento básico da vida humana, portanto, é o passo da caminhada. Trata-se de mais do que um mecânico “esquerda-direita, esquerda-direita”. Todo caminho inclui um “de onde” e um “para onde”. Podemos desviar-nos do caminho. Da parte da carne surgem convites para nos desviar.

  • NÃO PODEMOS NEGLIGENCIAR A PESSOA DO ESPÍRITO SANTO NA NOSSA VIDA
  • NÃO PODEMOS VENCER SEM A AJUDA DELE
  • NÃO PODEMOS FAZER NADA SEM ELE
MÚSICA DO THALES: “Todo dia as propostas vem, me chamam, todo dia o pecado vem e me chama, todo dia vem as tentações....

Fomos salvos da condenação e do poder do pecado, mas não ainda da presença do pecado.
No campo do nosso coração ainda se trava uma guerra sem pausa, o conflito permanente entre a carne e o Espírito. Eles são opostos entre si. Alimentar, portanto, a carne é ultrajar, entristecer e apagar o Espírito.
 “Mas, se sois guiados pelo Espírito, não estais sob a lei” (5.18).  O Espírito é visto como um guia, a quem se espera que o cristão siga. A melhor liberdade é quando você se livra do que te faz mal!


ILUSTRAÇÃO – SER CHEIO DO ESPIRITO SANTO: 

Três jovens, a fim de entenderem melhor uma passagem
bíblica, chegaram para o seu pastor e perguntaram:
– Pastor, a palavra diz “enchei-vos do Espirito Santo”, mas estamos muito em dúvida: como se faz isso?
O pastor lhes entregou uma peneira e disse:
– Vão até o rio e encham essa peneira com água, quando conseguirem vocês terão a resposta
Os três jovens foram ao rio um tanto quanto duvidosos e incrédulos. Chegando no rio, eles tentaram, mas não conseguiam pensar em alguma forma de encher aquela peneira de água. Então, dois disseram:
– Aquele pastor está louco, vamos embora senão ficaremos o dia todo aqui.
Horas mais tarde o pastor foi até aquele rio e encontrou apenas um dos jovens que mergulhava a peneira e a levantava, repetidas vezes. Ao ver o pastor ele disse meio triste:
– Ah pastor, quando eu coloco a peneira no rio ela fica cheia, mas quando tiro ela esvazia! O que você disse é impossível! Não há como encher essa peneira de água.
– Eis a sua resposta meu jovem, você só conseguirá encher a peneira enquanto permanecer com ela mergulhada no rio. Assim também é para ser cheio do Espírito Santo. Só conseguirá ser cheio se permanecer mergulhado n’Ele!



OUTRAS MENSAGENS DA SÉRIE:

2 - A CARNE - 2ª MENSAGEM

4 comentários:

  1. Ótimo adorei, esse sermão muito reflexivo.Glória a Deus por essa palavra

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado Joelma Maia pela sua visita e pela sua carinhosa participação. Um abraço. Deus te abençoe

      Excluir
  2. Excelente mensagem, é possivel repassar os slides esse estudo edificante? Citarei a fonte caso seja possível repassar.
    julitoreis@gmail.com

    ResponderExcluir
  3. Olá meu irmão. Obrigado pela sua visita. Lhe enviarei assim que puder. Um forte abraço.

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...