Páginas

sábado, 25 de junho de 2016

OS 3 INIMIGOS DA ALMA: A CARNE, O MUNDO E O DIABO – 5ª Mensagem


A CARNE - 5ª MENSAGEM

INTRODUÇÃO: Estamos estudando sobre os 3 principais inimigos da alma: A carne, o mundo e o diabo. Precisamos aprender como enfrentá-los e vencê-los.
Nas semanas anteriores aprendemos sobre:
4 - PECADOS SEXUAIS (v.19)
5 - PECADOS RELIGIOSOS (v.20)
IDOLATRIA
FEITIÇARIA
IDOLATRIA GOSPEL
6 - PECADOS SOCIAIS (v.20-21a)
INIMIZADES
PORFIAS
CIÚMES
IRAS
DISCÓRDIAS:
DISSENÇÕES:
FACÇÕES:
INVEJAS

Continuando, vamos estudar agora os pecados sociais.
TEXTO BÍBLICO – GALATAS 5.16-21
16 Digo, porém: andai no Espírito e jamais satisfareis à concupiscência da carne. 
17 Porque a carne milita contra o Espírito, e o Espírito, contra a carne, porque são opostos entre si; para que não façais o que, porventura, seja do vosso querer. 
18 Mas, se sois guiados pelo Espírito, não estais sob a lei. 
19 Ora, as obras da carne são conhecidas e são: prostituição, impureza, lascívia, 
20 idolatria, feitiçarias, inimizades, porfias, ciúmes, iras, discórdias, dissensões, facções, 
21 invejas, bebedices, glutonarias e coisas semelhantes a estas, a respeito das quais eu vos declaro, como já, outrora, vos preveni, que não herdarão o reino de Deus os que tais coisas praticam.
20 a idolatria, a feitiçaria, as inimizades, as contendas, os ciúmes, as iras, as facções, as dissensões, os partidos,

7 - PECADOS PESSOAIS v.21
“invejas, bebedices, glutonarias e coisas semelhantes a estas, a respeito das quais eu vos declaro, como já, outrora, vos preveni, que não herdarão o reino de Deus os que tais coisas praticam.” (Gálatas 5.21)
Em quarto lugar, os pecados pessoais. Em Gálatas 5, a lista das “obras” termina com os
pecados que libertam os apetites para bebidas e comidas.
ESTA PARTE FALA DOS EXCESSOS. 

BEBEDICES - A palavra grega μέθαι (methai) dá a idéia de embriaguez, alcoolismo, uso excessivo da bebida alcoólica. A forma plural mostra a repetição do estado de bebedeira. Bebedice é o mesmo que embriaguez. A embriaguez é um atentado contra o organismo físico e contra a decência. 
Ilustração: Quem bebe precisa cuidar para que não se transforme em animal. Os primeiros goles transformam a pessoa em macaco: muita fala e pouco sentido. Bebe mais e vira um leão, disposto a despedaçar qualquer um que lhe venha contrariar. Continua bebendo e  torna-se um porco, jogado na lama da sarjeta.

A BEBIDA ALCOÓLICA OU FERMENTADA É CONDENADA NA BÍBLIA
ESCARNECEDOR: "O vinho é escarnecedor, e a bebida forte, alvoroçadora; todo aquele que por eles é vencido não é sábio" (Provérbios 20:1)

ENGANADOR: "Ouve, filho meu, e sê sabio; guia retamente no caminho o teu coração. Não estejas entre os bebedores de vinho nem entre os comilões de carne. Porque o beberrão e o comilão caem em pobreza; e a sonolência vestirá de trapos o homem" (Provérbios 23:19-21).

DESTRUIDOR DA SAÚDE: "Para quem são os ais? Para quem, os pesares? Para quem, as rixas? Para quem, as queixas? Para quem, as feridas sem causa? E para quem, os olhos vermelhos? Para os que se demoram em beber vinho, para os que andam buscando bebida misturada. Não olhes para o vinho, quando se mostra vermelho, quando resplandece no copo e se escoa suavemente. Pois ao cabo morderá como a cobra e picará como o basilisco. Os teus olhos verão cousas esquisitas, e o teu coração falará perversidades. Serás como o que se deita no meio do mar e como o que se deita no alto do mastro e dirás: Espancaram-me, e não me doeu; bateram-me, e não o senti; quando despertarei? Então tornarei e beber" (Provérbios 23:29-35).

CAUSA VERGONHA: "Noé, que era agricultor, foi o primeiro a plantar uma vinha. Bebeu do vinho, embriagou-se e ficou nu dentro da sua tenda. Cam, pai de Canaã, viu a nudez do pai e foi contar aos dois irmãos que estavam do lado de fora.” (Gênesis 9:20-22)

CAUSA ABOMINAÇÃO: " Um dia, a filha mais velha disse à mais jovem: "Nosso pai já está velho, e não há homens nas redondezas que nos possuam, segundo o costume de toda a terra. Vamos dar vinho a nosso pai e então nos deitaremos com ele para preservar a linhagem de nosso pai". Naquela noite deram vinho ao pai, e a filha mais velha entrou e se deitou com ele. E ele não percebeu quando ela se deitou nem quando se levantou.” (Gênesis 19:31-33)

TEMPLO DO ESPÍRITO: No sentido físico, nosso corpo é e deve ser tratado como templo do Espírito Santo e, portanto, não deve ser destruído, seja pela bebida alcoólica, seja pelo uso de entorpecente, de psicotrópicos ou de qualquer outro excesso. 

INDECÊNCIA: No sentido de decência, sabemos que a embriaguez, frequentemente leva a pessoa à libertinagem, à falta de pudor. 

IMPUREZA: Não combina com a pureza cristã o despudoramento, a devassidão, a libertinagem o comportamento indecente que a bebida alcóolica pode produzir na pessoa. No mundo antigo tratava-se de um vício comum. Os gregos bebiam mais vinho do que leite. Até as crianças bebiam vinho.

LARES DESMANTELADOS: Quantos são os lares desmantelados pela bebida! Que quantias astronômicas, investidas em cachaça, deixam de aliviar a fome dos filhos abandonados à miséria. E ao embriagado ainda não falta coragem de voltar para casa e espancar a esposa e os filhos aterrorizados.

GLUTONARIA:  κῶμοι (kumoi) O pecado da gula está relacionado ao prazer desenfreado pela comida. É comer sem necessidade, sem sentir fome; comer além do limite, compulsivamente. O normal é que uma pessoa coma para viver, na glutonaria, a pessoa vive para comer. Em Fp 3:19  , diz que há pessoas que fazem do ventre o seu deus.
A sensação é de que o estômago é uma entidade que precisa ser saciada. Além do pecado da idolatria, praticado pelo glutão, o egoísmo é outro pecado que se manifesta. O guloso quer ser o primeiro, quer comer o melhor da mesa, quer sempre comer em maior quantidade que todos os outros e não se conforma em apenas comer, mas quer levar pra casa o que não coube no estômago. Além do que, como dissemos no item anterior, sendo o nosso corpo o templo do Espírito Santo, não convém que este templo seja destruído pelos problemas de saúde que advém da comilança. Sabemos que o comer compulsivo não só dilata o estômago como provoca distúrbios cardiovasculares, eleva a taxa de colesterol e aumenta a propensão ao diabetes. Lembremo-nos que a moderação é o remédio para que se evite essa prática pecaminosa. Jesus disse que "nem só de pão viverá o homem, mas de toda a Palavra que sai da boca de Deus".
Glutonaria é a qualidade de glutão, alguém que tem gula é o indivíduo que com voracidade; avidez. Gulas normalmente é um excesso seja de comida ou bebida, um apego excessivo a determinadas iguarias.

Existem dois tipos de glutonaria: 
GULA BIOLÓGICA que deriva de uma disfunção do organismo, e 2% da população mundial sofre dessa doença chamada “transtorno do comer compulsivo”.

GULA INTENCIONAL: O outro tipo é a gula filosófica ou espiritual, que deriva de uma opção, “a opção pelo ventre”, que é uma opção religiosa. Fazem do seu ventre o seu deus: “Quanto a estes, o seu destino é a perdição, o seu deus é o estômago e têm orgulho do que é vergonhoso; eles só pensam nas coisas terrenas. (Filipenses 3.19)
Na Roma antiga, os romanos eram glutões inveterados. Ficaram famosos na história pelos requintados banquetes, nos quais comiam até não agüentar mais. Depois, iam à janela mais próxima, colocavam para fora tudo o que havia sido ingerido e voltavam para a mesa, para comer novamente.

8 - AS CONSEQUÊNCIAS 
"invejas, bebedices, glutonarias e coisas semelhantes a estas, a respeito das quais eu vos declaro, como já, outrora, vos preveni, que não herdarão o reino de Deus os que tais coisas praticam."  (Gálatas 5.21)
O julgamento para os que vivem na carne. “... a respeito das quais eu vos declaro, como já, outrora, vos preveni, que não herdarão o reino de Deus os que tais coisas praticam” (5.21c). Paulo não está falando de um ato pecaminoso, mas sim do hábito de pecar. Aqueles que praticam o pecado não herdarão o Reino de Deus. Aqueles que vivem na prática do pecado e não se deleitam na santidade nem mesmo encontrariam ambiente no céu.

JÁ ESTOU CRUCIFICADO COM CRISTO (Gálatas 6.14)
A carne deve ser derrotado pela cruz. Disse Paulo: “Mas longe esteja de mim gloriar-me, senão na cruz de nosso Senhor Jesus Cristo, pela qual o mundo está crucificado para mim, e eu para o mundo” (Gálatas 6.14).
Aos olhos do apóstolo, o mundo era um objeto crucificado. Ele mesmo foi crucificado em relação ao mundo. Para uma pessoa que está padecendo numa cruz, o mundo não é um objeto desejável.
Ele contemplava todas as coisas no mundo como um homem que estava morrendo numa cruz. Pode ser que o amasse intensamente antes, mas agora não o ama mais. Pode ser que tivesse buscado os seus prazeres, suas riquezas e suas honras com o mais insaciável ardor; agora não almeja nada dele.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...