Páginas

sexta-feira, 1 de julho de 2016

OS 3 INIMIGOS DA ALMA: A CARNE, O MUNDO E O DIABO – 6ª Mensagem



O MUNDO – 1ª MENSAGEM

TEXTO BÍBLICO – TIAGO 4.1-4
1- De onde vêm as guerras e contendas que há entre vocês? Não vêm das paixões que guerreiam dentro de vocês?
2 - Vocês cobiçam coisas, e não as têm; matam e invejam, mas não conseguem obter o que desejam. Vocês vivem a lutar e a fazer guerras. Não têm, porque não pedem.
3 - Quando pedem, não recebem, pois pedem por motivos errados, para gastar em seus prazeres.
4 - Adúlteros, vocês não sabem que a amizade com o mundo é inimizade com Deus? Quem quer ser amigo do mundo faz-se inimigo de Deus.

INTRODUÇÃO:
Estamos estudando sobre os 3 principais inimigos da alma: A carne, o mundo e o diabo. Precisamos aprender como enfrentá-los e vencê-los. Nas semanas anteriores aprendemos sobre a CARNE:
4 - PECADOS SEXUAIS 
5 - PECADOS RELIGIOSOS  IDOLATRIA /  FEITIÇARIA /  IDOLATRIA GOSPEL
6 - PECADOS SOCIAIS  INIMIZADES /  PORFIAS /  CIÚMES / • IRAS /  DISCÓRDIAS /  DISSENÇÕES /  FACÇÕES / • INVEJAS
7 - PECADOS PESSOAIS: Bebedices e Glutonarias
8 - AS CONSEQUÊNCIAS 

Continuando, vamos agora aprender a enfrentar o próximo inimigo: O MUNDO

LIVRO: O PEREGRINO
O Peregrino é um livro escrito por John Bunyan e publicado na Inglaterra em 1678. O livro é uma alegoria da vida cristã.
Desde sua publicação, o livro jamais deixou de ser impresso. Depois da Bíblia, este é o livro mais conhecido no meio cristão não somente de fala inglesa, mas de diversas línguas, inclusive na China, onde, clandestinamente, chegou-se a produzir 200 mil cópias que foram distribuídas em três dias.
O jovem peregrino chamado simplesmente Cristão, atormentado pelo desejo de se ver livre do fardo pesado que carrega nas costas, segue sua jornada por um caminho estreito. Surgem-lhe várias
adversidades, nas quais ele padece sofrimentos, chegando a perder-se, ser torturado e quase afogar-se.  A história nos mostra as dificuldades que um cristão enfrenta neste mundo.

O LIVRO DE TIAGO: A opinião tradicional identifica o autor como sendo Tiago, o irmão do Senhor.
OS DESTINATÁRIOS DA CARTA. A única indicação direta no livro que possivelmente sugere quem foram os leitores encontra-se no prefácio: Tiago, servo de Deus, e do Senhor Jesus Cristo, às doze tribos que se encontram na dispersão, saudações.

1 – ADÚLTEROS E ADÚLTERAS
“Adúlteros e adúlteras, não sabeis vós que a amizade do mundo é inimizade contra Deus?” 
(Tiago 4.4a – ARC) 
“Adúlteros, vocês não sabem que a amizade com o mundo é inimizade com Deus?” 
(Tiago 4.4a - NVI)
“Gente infiel! Será que vocês não sabem que ser amigo do mundo é ser inimigo de Deus?” 
(Tiago 4.4a – NTLH)
A congregação cristã é encarada nas Escrituras como noiva, e, por isso, precisa preservar a pureza ou castidade virginal. (2 Cor. 11:2) Qualquer infidelidade para com Cristo também constitui deslealdade para com o seu Pai. Mesmo nos tempos pré-cristãos, Deus considerava a infidelidade dos israelitas como adultério. Israel, por exemplo, era culpado de prostituição, quando o povo se envolvia na idolatria ou quando recorria a nações estrangeiras em busca de proteção, em vez de recorrer a Yahweh. 

(Ezequiel 16:15-19: 15— Mas você se aproveitou da sua beleza e da sua fama para dormir com qualquer um que passava. 16Usou os seus vestidos para enfeitar os seus lugares de adoração e ali você se entregava a qualquer um, como uma prostituta. 17Você pegou as joias de prata e de ouro que eu lhe tinha dado e com elas fez imagens de seres humanos; você foi infiel a mim, adorando essas imagens. 18Você pegou os vestidos bordados que lhe dei e com eles vestiu as imagens e ofereceu a elas o azeite e o incenso que eu lhe tinha dado. 19Eu lhe dei comida: a melhor farinha, azeite e mel, mas você ofereceu tudo isso como sacrifício para agradar os ídolos. Sou eu, o Senhor Deus, quem está falando., 

Visto que se havia desviado de Deus, Jesus chamou a geração então existente de “adúltera”. 
(Mateus 12:39: Ele respondeu: "Uma geração perversa e adúltera pede um sinal miraculoso! Mas nenhum sinal lhe será dado, exceto o sinal do profeta Jonas."
Portanto, quando o discípulo Tiago chamou a certos cristãos de adúlteras, ele estava mostrando que não mais eram puros do ponto de vista de Deus e de Jesus Cristo.
Manter a amizade com o mundo é "ter boas relações com pessoas, poderes e coisas que são pelo menos indiferentes para com Deus, caso não sejam abertamente hostis", e assim é estar em inimizade contra Deus.
  • NÃO ASSENTAR-SE COM OS ESCARNECEDORES
  • ISOLAMENTO OU RELACIONAMENTO? 
  • AMAR O PECADOR SIM, A PRÁTICA PECAMINOSA NÃO
  • INFLUENCIANDO OU SENDO INFLUENCIADO? - CONTAGIANDO OU SENDO CONTAGIADO? - TRANSFORMANDO OU SENDO TRANSFORMADO?

2 - CRISTIANISMO X MUNDO
 “Adúlteros, vocês não sabem que a amizade com o mundo é inimizade com Deus? Quem quer ser amigo do mundo faz-se inimigo de Deus.” (Tiago 4.4 - NVI)
Não sabeis que a amizade com o mundo é inimizade com Deus?
Tiago recorre à forma de pergunta para dar ênfase e para atiçar a consciência de seus irmãos, que sabiam ou certamente deviam saber deste fato. Com amizade com o mundo, Tiago refere-se à comunidade ou ao povo chamado “o mundo”, distinto do povo de Deus, os cristãos. Tal amizade constitui adultério espiritual. 

O filósofo Soren Kierkegaard advertiu: 
“No dia em que o cristianismo e o mundo tornarem-se amigos, o cristianismo deixará de existir”

Este mundo procura satisfazer os desejos carnais, conforme descrito pelo apóstolo João, em 
1 João 2:16: “Tudo o que há no mundo — o desejo da carne, e o desejo dos olhos, e a ostentação dos meios de vida da pessoa — não se origina do Pai, mas origina-se do mundo.” 
ABISMO ENTRE DEUS E HOMEM: Um abismo é criado entre Deus e o homem quando o pecado entrou no mundo. Esta amizade manifesta-se em alguém viver como o mundo na sua atitude, objetivos, métodos e ações.
O cristão que não deixa sua vida girar em torno de seu serviço a Deus e que toma por objetivo principal na vida empenhar-se por bens materiais, posição ou coisas semelhantes, está agindo exatamente como o mundo. 

TESOUROS NO CÉU: Não apresenta nenhuma evidência de ter em mira as coisas não vistas ou de se empenhar diligentemente para acumular tesouros no céu, quer dizer, de criar uma reputação de boas obras perante o Altíssimo. 
"Não ajuntem riquezas aqui na terra, onde as traças e a ferrugem destroem, e onde os ladrões arrombam e roubam. Pelo contrário, ajuntem riquezas no céu, onde as traças e a ferrugem não podem destruí-las, e os ladrões não podem arrombar e roubá-las." 
(Mateus 6:19-20)
“Porque nós não prestamos atenção nas coisas que se vêem, mas nas que não se vêem. Pois o que pode ser visto dura apenas um pouco, mas o que não pode ser visto dura para sempre.” 
(2 Coríntios 4:18)


OUTRAS MENSAGENS DA SÉRIE:


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...