Páginas

segunda-feira, 18 de julho de 2016

OS 3 INIMIGOS DA ALMA: A CARNE, O MUNDO E O DIABO – 7ª Mensagem



O MUNDO – 2ª MENSAGEM

TEXTO BÍBLICO – 1 João 2: 15-17
15. Não amem o mundo nem o que nele há. Se alguém amar o mundo, o amor do Pai não está nele.
16. Pois tudo o que há no mundo — a cobiça da carne, a cobiça dos olhos e a ostentação dos bens — não provém do Pai, mas do mundo.
17. O mundo e a sua cobiça passam, mas aquele que faz a vontade de Deus permanece para sempre.

INTRODUÇÃO:
Estamos estudando sobre os 3 principais inimigos da alma: A carne, o mundo e o diabo. Precisamos aprender como enfrentá-los e vencê-los. Durante 5 mensagens estudamos sobre o primeiro inimigo, A CARNE. Na semana passada começamos a estudar sobre o segundo inimigo: O MUNDO quando vimos: 
1 – ADÚLTEROS E ADÚLTERAS
2 – CRISTIANISMO X MUNDO
De acordo com o texto que lemos acima: "Se alguém amar o mundo, o amor do Pai não está nele." Em outras palavras: o amor do mundo elimina o amor do Pai. É impossível a
ambos coexistirem em uma só pessoa. Eu gostaria hoje de focar em alguns pontos referentes a este assunto, começando a partir do livro de Juízes.

1 – PRINCÍPIOS QUE SÃO ETERNOS
Deuteronômio 7:16: “Vocês destruirão todos os povos que o Senhor, o seu Deus, lhes entregar. Não olhem com piedade para eles, nem sirvam aos seus deuses, pois isso lhes seria uma armadilha.”

Depois de 40 anos de peregrinação no deserto, chega o momento em que o povo de Israel começa a adentrar a terra prometida. Em Juízes 1-2 Israel recebeu ordens específicas de Deus para a conquista da terra. Contudo, a ordem de Deus não foi apenas tomá-la, mas também retirar de lá todas as nações que a ocupavam. Veja o texto:
Deuteronômio 7:2-6: “e quando o Senhor seu Deus as tiver entregue a vocês, e vocês as tiverem derrotado, então vocês as destruirão totalmente. Não façam com elas tratado algum, e não tenham piedade delas. Não se casem com pessoas de lá. Não dêem suas filhas aos filhos delas, nem tomem as filhas delas para os seus filhos, pois elas desviariam seus filhos de seguir-me para servir a outros deuses e, por causa disso, a ira do Senhor se acenderia contra vocês e rapidamente os destruiria. Assim vocês tratarão essas nações: Derrubem os seus altares, quebrem as suas colunas sagradas, cortem os seus postes sagrados e queimem os seus ídolos. Pois vocês são um povo santo para o Senhor, o seu Deus. O Senhor, o seu Deus, os escolheu dentre todos os povos da face da terra para ser o seu povo, o seu tesouro pessoal.”
O Senhor escolheu Israel para ser Seu povo. Seu povo, portanto, não deveria se misturar com os Gentios. O Senhor não quis um povo misto, com um pé NELE e outro no mundo. Em contrapartida, Ele quis o povo para ser TOTALMENTE entregue a Ele, sabendo que qualquer mistura com as nações os afastariam DELE.
  1. NÃO FAÇAM TRATADOS
  2. NÃO FAÇAM ALIANÇAS - NÃO SE CASEM
  3. ELAS DESVIARIAM SEUS FILHOS
  4. UM POVO SANTO
  5. TESOURO PESSOAL

2 – MAS O POVO DESOBEDECEU
Apesar da clareza da ordem de Deus, Israel desobedeceu
Juízes 1:27-33: "Manassés não expulsou os habitantes de Bete-Seã, nem mesmo dos lugares da sua jurisdição; nem a Taanaque, com os lugares da sua jurisdição; nem os moradores de Dor, com os lugares da sua jurisdição; nem os moradores de Ibleão, com os lugares da sua jurisdição; nem os moradores de Megido, com os lugares da sua jurisdição; e resolveram os cananeus habitar na mesma terra.......Tampouco expulsou Efraim os cananeus... Tampouco expulsou Zebulom os moradores de Quitrom.... Tampouco Aser expulsou os moradores de Aco....... Tampouco Naftali expulsou os moradores de Bete-Semes, nem os moradores de Bete-Anate; mas habitou no meio dos cananeus que habitavam na terra; porém lhes foram tributários os moradores de Bete-Semes e Bete-Anate."



3 – SEMPRE QUE A GENTE DESOBEDECE....
Eu e minha esposa sempre falamos este ditado para os nossos filhos: "SEMPRE QUE A GENTE DESOBEDECE, UMA COISA RUIM ACONTECE"
Com todos nós é assim e com o povo de Israel assim também aconteceu.

Juízes 2:1-3 :"E subiu o anjo do SENHOR de Gilgal a Boquim, e disse: Do Egito vos fiz subir, e vos trouxe à terra que a vossos pais tinha jurado e disse: Nunca invalidarei a minha aliança convosco. E, quanto a vós, não fareis acordo com os moradores desta terra, antes derrubareis os seus altares. Mas vós não obedecestes à minha voz. Por que fizestes isso? Assim também eu disse: Não os expulsarei de diante de vós; antes estarão como espinhos nas vossas ilhargas, e os seus deuses vos serão por laço."

SERÁ QUE O POVO OBEDECEU?
Juízes 2:11-13 :"Então fizeram os filhos de Israel o que era mau aos olhos do SENHOR; e serviram aos baalins. E deixaram ao SENHOR Deus de seus pais, que os tirara da terra do Egito, e foram-se após outros deuses, dentre os deuses dos povos, que havia ao redor deles, e adoraram a eles; e provocaram o SENHOR à ira. Porquanto deixaram ao SENHOR, e serviram a Baal e a Astarote."

  • ORDENS DEVEM SER OBEDECIDAS: Deus se alegra mais na obediência do que nos sacrifícios
  • ORDENS NÃO PODEM SER CONTESTADAS: Se um soldado desobedecer a uma ordem de seu oficial comandante, ele sofrerá punições
  • ORDENS NÃO PODEM SER ADAPTADAS: Quando adaptamos? Quando cumprirmos em parte.
  • ORDENS NÃO PODEM SER NEGLIGENCIADAS: Nas ordens que Deus dá: Há propósitos, há valores, há princípios de preservação, há zelo, há amor. 

Em vez de se separem dos Gentios, Israel misturou-se com eles e negou de expulsá-los. Provavelmente eles devem ter tido razões. Eles devem ter pensado que o que Deus tinha dito era... demais e que, no final, eles podiam servir o Senhor, tendo os Gentios vivendo no meio deles. Não é difícil encontrar desculpas para cumprir a Palavra de Deus. Existem muitas desculpas que alguém pode encontrar para justificar um espaço nele para a vida mundana. Contudo, a verdade era que Deus tinha falado. Ele falou, ordenando a Seu povo para se separarem dos Gentios. Assim como Ele tem falado a nós Seu povo, ordenando-nos a não juntarmos aos incrédulos:

O PÓSTOLO PAULO TAMBÉM ALERTOU A IGREJA DE CORINTO:
2 Coríntios 6:14-18 
" Não se ponham em jugo desigual com descrentes. Pois o que têm em comum a justiça e a maldade? Ou que comunhão pode ter a luz com as trevas?
Que harmonia entre Cristo e Belial? Que há de comum entre o crente e o descrente?
Que acordo há entre o templo de Deus e os ídolos? Pois somos santuário do Deus vivo. Como disse Deus: "Habitarei com eles e entre eles andarei; serei o seu Deus, e eles serão o meu povo".
Portanto, "saiam do meio deles e separem-se", diz o Senhor. "Não toquem em coisas impuras, e eu os receberei"
"e lhes serei Pai, e vocês serão meus filhos e minhas filhas", diz o Senhor Todo-poderoso.”
Deus havia falado. Ele quer seu povo um povo santo, sem mistura alguma com o mundo e suas práticas. Ele não quis que Israel se misturasse com os Gentios, porque Ele sabia que tal mistura os levaria para longe Dele e próximo aos Gentios, o que realmente aconteceu:

A mistura do povo de Deus com os Gentios sempre trará perda. O amor do mundo mata o amor do Pai, e a união com incrédulos leva ao esquecimento do Senhor e a adorar os deuses que os incrédulos adoram. O amor para com o Senhor congela, quando Seus filhos começam a olhar o mundo, para "as nações ao redor deles". 
Há muitas pessoas que recebem a palavra, mas a mesma não frutifica em seus corações, é o caso da semente que cai entre os espinhos. Os espinhos são os cuidados e interesses deste mundo: “Outras ainda, como a semente lançada entre espinhos, ouvem a palavra; mas quando chegam as preocupações desta vida, o engano das riquezas e os anseios por outras coisas, sufocam a palavra, tornando-a infrutífera.” (Marcos 4:18,19)

O adúltero é aquele que está em uma relação de matrimônio, e ainda assim busca relacionamentos fora dele. Isto o torna um adúltero. De forma similar, adúltero em Tiago 4 é aquele que embora em uma aliança com Deus e apesar de estar comprometido com Senhor Jesus Cristo (2 Coríntios 11:2), ele está também em outras alianças e declaradamente aliança com o mundo. Isto o torna adúltero. Em outras palavras, é adultério ter um relacionamento com o Senhor e simultaneamente buscar uma amizade com o mundo. Amizade com ambos, o mundo e com Deus, NÃO É POSSÍVEL. No coração do homem de Deus apenas Deus deve morar e Deus não aceita outro coabitando lá. Conforme Lucas 10:27 claramente diz:
"E, respondendo ele, disse: Amarás ao Senhor teu Deus de todo o teu coração, e de toda a tua alma, e de todas as tuas forças, e de todo o teu entendimento."

CONCLUSÃO:
Jesus Cristo morreu para que não mais vivamos para nós mesmos, mas para ELE que morreu por nós. “E os que são de Cristo crucificaram a carne com as suas paixões e concupiscências”, Gálatas 5:24 diz. 
  • Nós também seguimos a Cristo ou a carne?
  • Nós também seguimos a Deus ou ao mundo? 
  • Nós também nos juntamos a incrédulos ou a Deus?

Não existe meio termo aceitável. O caminho de Deus é contrário ao caminho do mundo e nós não podemos seguir a ambos.



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...