Páginas

segunda-feira, 1 de agosto de 2016

OS 3 INIMIGOS DA ALMA: A CARNE, O MUNDO E O DIABO – 8ª Mensagem


O MUNDO – 3ª MENSAGEM

TEXTO BÍBLICO – TIAGO 4.4
1- De onde vêm as guerras e contendas que há entre vocês? Não vêm das paixões que guerreiam dentro de vocês?
2 - Vocês cobiçam coisas, e não as têm; matam e invejam, mas não conseguem obter o que desejam. Vocês vivem a lutar e a fazer guerras. Não têm, porque não pedem.
3 - Quando pedem, não recebem, pois pedem por motivos errados, para gastar em seus prazeres.
4 - Adúlteros, vocês não sabem que a amizade com o mundo é inimizade com Deus? Quem quer ser amigo do mundo faz-se inimigo de Deus.

INTRODUÇÃO:
Estamos estudando sobre os 3 principais inimigos da alma: A carne, o mundo e o diabo. Precisamos aprender como enfrentá-los e vencê-los. Nas semanas anteriores aprendemos sobre a CARNE:

1 – ADÚLTEROS E ADÚLTERAS
2 – CRISTIANISMO X MUNDO
2ª MENSAGEM – “NÃO AMEIS O MUNDO"
1 – PRINCÍPIOS QUE SÃO ETERNOS
2 – MAS O POVO DESOBEDECEU
3 – SEMPRE QUE A GENTE DESOBEDECE....

3ª MENSAGEM – “OS AMIGOS DO MUNDO SÃO INIMIGOS DE DEUS"

Os cristãos não devem fazer parte do mundo na sua atitude, fala ou modos. O filho de Deus disse a respeito de seus fiéis apóstolos: “O mundo os tem odiado, porque não fazem parte do mundo, assim como eu não faço parte do mundo.” (João 17:14). 

1 – NÃO NEGOCIE OS VALORES DO CRISTIANISMO 
“Quem quer ser amigo do mundo faz-se inimigo de Deus.” (Tiago 4.4b)

Portanto, o cristão que quer e procura a amizade do mundo precisa mudar tanto, que deixa de ser alvo do ódio dele. Precisa tornar-se aceitável aos mundanos, que não têm nenhuma consideração para com coisas espirituais. Isto requer transigência de sua parte, não ter lealdade firme e inabalável a Cristo. Precisa adotar muitos dos mesmíssimos conceitos, palavras, e até ações e métodos que são contrários ao que Deus espera de seus servos. Se o cristão escolher voluntariamente companheiros mundanos como seus
colegas íntimos e regulares, está pondo Deus “à prova” e ‘o está incitando ao ciúme’. 
DEUS TEM CIÚMES DE NÓS: Vocês não podem beber do cálice do Senhor e do cálice dos demônios; não podem participar da mesa do Senhor e da mesa dos demônios. Porventura provocaremos o ciúme do Senhor? Somos mais fortes do que ele?
1 Coríntios 10:21,22 

Visto que o amor a Deus se mostra na obediência, todos os que procuram a amizade do mundo realmente mostram ódio ao Altíssimo, tornando-se seus inimigos. Não podemos servir a dois amos. (
UM SÓ SENHOR: Mat. 6:24: "Ninguém pode servir a dois senhores; pois odiará a um e amará o outro, ou se dedicará a um e desprezará o outro. Vocês não podem servir a Deus e ao Dinheiro".
Os cristãos a quem Tiago se dirigiu haviam-se tornado inimigos de Deus por cederem à cobiça e ao guerrear.

ILUSTRAÇÃO – O SAPO E A ÁGUA QUENTE - O sapo e a água quente. Numa experiência verdadeira, um sapo, atirado numa panela com água fervendo, saltou para fora numa fração de segundo como conseqüência do seu instinto de conservação! Mas depois, colocado numa panela de água fria que foi aquecida mui vagarosamente, não fez tentativa para saltar de fato; ele relaxou tanto que finalmente ferveu ate morrer.

O mundo exerce uma atração sobre todos nós, como um suposto tesouro que vale a pena conquistar e possuir. Desse modo, o mundo e Deus se oferecem como tesouros alternativos. Se Deus fosse tudo para nós, o mundo nada valeria.

2 - NÃO SOMOS DO MUNDO!
“Eu lhes tenho dado a tua palavra, e o mundo os odiou, porque eles não são do mundo, como também eu não sou.” (João 17. 14)
A Bíblia nos da critérios para escolher qualquer tipo de divertimento, incluindo livros, música, televisão, filmes e amizade. Em 
Filipenses 4:8 diz “Quanto ao mais, irmãos, tudo o que é verdadeiro, tudo o que é honesto, tudo o que é justo, tudo o que é puro, tudo o que é amável, tudo o que é de boa fama, se há alguma virtude, e se há algum louvor, nisso pensai.”

A “AMIZADE” DO MUNDO É ADULTÉRIO ESPIRITUAL E INFIDELIDADE A DEUS e ao nosso compromisso de dedicação a Ele. 
Significa acatar os pecados, os valores e os prazeres do mundo. No mundo, nós crentes somos forasteiros e peregrinos. Não devemos pertencer ao mundo, nos conformar com o mundo, mas devemos vencê-lo, odiar a iniquidade, morrer para ele e seremos libertos totalmente. Amar o mundo corrompe nossa comunhão com Deus e leva-nos à destruição espiritual, é impossível amar o mundo e ao Pai ao mesmo tempo. Amar o mundo significa estar em estreita comunhão com ele e dedicar-se aos seus valores, interesses, caminhos e prazeres, significa ter prazer e satisfação naquilo que ofende a Deus e que se opõe a Ele. Devemos sim amar as pessoas que estão no mundo, mas isso não significa que devemos concordar com as coisas que o mundo nos oferece.  Ser amigo de Deus implica em ser separado do mundo mesmo vivendo nele, só quem é amigo de Deus consegue odiar o pecado e amar o pecador

O CRISTÃO VIVE NO MUNDO, MAS NÃO É DO MUNDO; PELO MENOS NÃO DEVE SER!
“Sabemos que somos de Deus, e que o mundo inteiro jaz no Maligno”. (1 João 5.19)
E importante ficarmos prevenidos contra as distrações que o mundo oferece. O mundo é como um berço para um bebe recém nascido. Como bebês, passamos a vida fascinados por borboletas e brinquedos pendurados que nos atraem para si.
A vitória sobre o mundo só pode ser alcançada por quem muda o objeto do seu amor.

NÃO AME O PRESENTE SÉCULO: 
Porque Demas, tendo amado o presente século, me abandonou e se foi para Tessalônica; Crescente foi para a Galácia, Tito, para a Dalmácia. (2 Timóteo 4.10)
 À semelhança de Demas, que abandonou a Paulo numa hora de extrema necessidade, por amor ao mundo (“presente século”) o cristão sente uma atração pelo mundo.
“Não ameis o mundo, nem o que há no mundo. Se alguém ama o mundo, o amor do Pai não está nele”. (1 João 2.15)



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...