Páginas

quarta-feira, 10 de agosto de 2016

PASTORAL: O PODER DESTRUIDOR DA INVEJA



O PODER DESTRUIDOR DA INVEJA
“Pilatos perguntou à multidão que ali se havia reunido: "Qual destes vocês querem que lhes solte: Barrabás ou Jesus, chamado Cristo? " Porque sabia que o haviam entregado por inveja.”
(Mateus 27:17,18)
Que efeito devastador tem a inveja! Que sentimento perverso, vil, que destrói a vida do invejoso e da pessoa invejada. 

O mesmo sentimento de inveja que levou Caim a matar seu irmão Abel, também se apoderou do coração do rei Saul que tentava a todo instante matar Davi depois que este derrotou Golias. Com Jesus não foi diferente, seu poder, sua fama, sua sabedoria, sua unção e autoridade com que ensinava e repreendia homens, autoridades e espíritos malignos, encheram o coração dos líderes religiosos e doutores da lei de profunda inveja. A inveja deles era tanta que até Pilatos percebeu e fez com que eles escolhessem entre Barrabás, um assassino, e Jesus, o justo.

Oscar Wilde (influente escritor, poeta e dramaturgo Irlandês) conta a seguinte história: Atravessava o Diabo, certa vez, o deserto da Líbia, quando se encontrou com um grupo de pessoas que se ocupavam em atormentar um ermitão. Este se mantinha inalterável em meio a suas dores e sofrimentos. Por fim, depois de verificar o fracasso dos atormentadores, disse o Diabo:
– Vocês fracassaram. Permitam-me experimentar um momento, para ver se posso fazê-lo pecar.
E murmurou ao ouvido do homem, estas palavras: – Seu irmão foi nomeado bispo de Alexandria.
Um gesto maligno de inveja nublou imediatamente o semblante até então sereno do ermitão.
– Este é um dos meios mais eficazes de tentar os ministros de Deus – disse o Diabo. – Eu o recomendo. 

Este sentimento de inveja também tem nublado o coração de muitos crentes, de igrejas inteiras e até mesmo de alguns pastores. A postura que estes deveriam ter de “cooperadores de Deus” e a lembrança de que somos o “corpo de Cristo” são sufocadas e até mesmo esquecidas diante do avanço e do progresso verificados em uma determinada igreja. Um sentimento de competição e concorrência instala-se no coração destes que abrem suas igrejas porta a porta ou muito próximas de outras.

A inveja é repreendida em diversas passagens na Bíblia e nos exclui do Reino dos céus: “Invejas, homicídios, bebedices, glutonarias, e coisas semelhantes a estas, acerca das quais vos declaro, como já antes vos disse, que os que cometem tais coisas não herdarão o reino de Deus.” (Gálatas 5:21)

Um bom antídoto contra a inveja está na recomendação do apóstolo Paulo: “Alegrem-se com os que se alegram; chorem com os que choram.” (Romanos 12.15) 

Vigiemos o nosso “coração enganoso” e todo sentimento de inveja seja anulado na nossa vida. Celebre com as vitórias e conquistas do seu próximo, dê glórias a Deus. Não deprecie nem menospreze o trabalho dos outros, seja amável, cortês, alegre-se com as vitórias dos outros. 
Amém. 
Pr. Dener Maia

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...