Páginas

segunda-feira, 5 de setembro de 2016

OS 3 INIMIGOS DA ALMA: A CARNE, O MUNDO E O DIABO – 11ª Mensagem


O DIABO - 2ª MENSAGEM
INTRODUÇÃO: 
Estamos nesta série de mensagens estudando os 3 inimigos do Cristão!
Nas primeiras mensagens falamos sobre a carne. A carne tem desejos que nos arrastam para longe de Deus. Quem vai vencer: carne ou Espírito? Se alimentarmos a carne, fazendo provisão para ela, fracassaremos. Porém, se andarmos no Espírito, jamais satisfaremos esses apetites da carne.
Depois falamos sobre o mundo! O cristão vive neste mundo, mas é não é deste mundo, ou pelo menos não deveria ser! Somos como um peregrino, um viajante, um forasteiro nesta terra. Estamos somente de passagem. Por isso não podemos nos encantar com o mundo: sua riqueza, seus valores, seus convites, seus encantos e prazeres.
Na semana passada estudamos sobre o DIABO, quando vimos: 

1 – QUEM É SATANÁS?
2 – A REBELIÃO E QUEDA DE SATANÁS
3 – O PROPÓSITO DE SATANÁS CONTRA A IGREJA

Texto Bíblico: 1 João 3:7-11
7. Filhinhos, não deixem que ninguém os engane. Aquele que pratica a justiça é justo, assim como ele é justo.
8. Aquele que pratica o pecado é do diabo, porque o diabo vem pecando desde o princípio. Para isso o Filho de Deus se manifestou: para destruir as obras do diabo.
9. Todo aquele que é nascido de Deus não pratica o pecado, porque a semente de Deus permanece nele; ele não pode estar no pecado, porque é nascido de Deus.
10. Desta forma sabemos quem são os filhos de Deus e quem são os filhos do diabo: quem não pratica a justiça não procede de Deus; e também quem não ama seu irmão.
11. Esta é a mensagem que vocês ouviram desde o princípio: que nos amemos uns aos outros.

1 – NÃO SEJA ENGANADO, NÃO SE ENGANE
“Filhinhos, não deixem que ninguém os engane. Aquele que pratica a justiça é justo, assim como ele é justo.” (1 João 3.7)

Há pessoas que simplesmente descreem da existência do diabo. As manifestações tão constantes exibidas na Televisão, acabam gerando descrença em muitos corações. Certa vez uma pessoa me dizia que não acreditava que uma pessoa poderia ficar possessa por um demônio. Isto porque ele assistia na televisão algumas igrejas divulgando esse tipo de situação e ele achava que isso tudo era comércio. Expliquei para ele que realmente algumas igrejas abusavam deste assunto levando a Palavra de Deus a um
descrédito. Sobre isso tem até a piada que perguntaram ao demônio qual igreja que ele gostava mais, e ele respondeu que era a Universal, porque lá ele podia falar no microfone. 
Concordo neste aspecto que essas igrejas estão colocando as pessoas numa situação vexatória. Porém, é certo que na Bíblia temos claramente a explicação da existência de seres espirituais malignos e o próprio Jesus expulsou demônios de pessoas oprimidas pelo Diabo.
“Há dois erros iguais e opostos em que podemos cair acerca dos demônios. Um é não crer em sua existência. O outro é crer e ter um interesse excessivo e não saudável neles”. (C.S. Lewis).
Não devemos ficar atraídos pelos demônios, sendo “caçadores de demônios”, tendo interesses excessivos, assistindo filmes de terror, etc.
Por outro lado, é inegável que a Bíblia afirme a existência do Diabo e seus demônios: “Sede sóbrios e vigilantes. O diabo, vosso adversário, anda em derredor, como leão que ruge procurando alguém para devorar” (1 Pedro 5.8).
Não podemos atribuir todo o mal que acontece no mundo ao diabo, nem podemos ignorar sua presença nefasta e suas obras malignas na vida das pessoas. O diabo e seus demônios existem. Eles não são figuras lendárias. Eles são espíritos que atuam nos filhos da desobediência. Eles não dormem, não descansam, nem tiram férias. Eles agem diuturnamente, sem trégua e sem pausa, colocando armadilhas em nosso caminho e traçando estratagemas para nos apanhar.

O Livro “Quebrando Correntes” de Neill T. Anderson traz algumas informações tristes a respeito da igreja contemporânea. Satanás tem semeado no nosso meio um grande número de perversidades e os resultados são:
  •  Muita gente inativa
  • Inoperosa
  • Oprimida
  • Instrumentos de rebeldia
  • Crentes vivendo uma vida dupla – um pé na igreja e um pé no mundo.
  • Sexualidade corrompida
  • Desonestidade
  • Mentira
  • Libertinagem
  • Traição

11 Revesti-vos de toda a armadura de Deus, para poderdes ficar firmes contra as ciladas do diabo; 12 porque a nossa luta não é contra o sangue e a carne, e sim contra os principados e potestades, contra os dominadores deste mundo tenebroso, contra as forças espirituais do mal, nas regiões celestes. (Efésios 6.11-12)
Eu reconheço que nem tudo é espiritual. Existem fatores psicológicos, esquizofrenia, psicoses. Mas precisamos pedir discernimento a Deus para entender o que é espiritual e o que patologia humana, porque existe sim uma realidade espiritual!



2 – O DIABO E SEUS NOMES
“Aquele que pratica o pecado é do diabo, porque o diabo vem pecando desde o princípio.” (1 João 3.8a)

Diabo - Este nome é formado do grego diabolos e significa “acusador”, “difamador”, “maldizente”. Este título aparece mais de 35 vezes na Bíblia. O pai da mentira.
Satanás - Este vocábulo de origem hebraica significa adversário. Aponta para a inveja deste ser angelical que não suporta a comunhão e a lealdade que une Deus àqueles que O amam. O caso de Jó é notório. Satanás acusa Jó de ser justo apenas pelo que recebe materialmente de Deus (Jó 1.6-11).  Paulo queria visitar os tessalonicenses, mas Satanás barrou o seu caminho (1 Ts 2.18). A oposição do inimigo de Deus tem a finalidade de estabelecer o seu reino em detrimento do reino de Deus. Por ser o rival do Rei do universo, Satanás se opõe a toda iniciativa de Deus no mundo.
Tentador -  Este nome descreve de modo literal a atividade satânica natural de tentar induzir os justos a pecar ou abandonar a fé. Mateus 4.3 mostra o tamanho da arrogância do diabo que pensava poder tentar o Senhor Jesus Cristo, fazendo-O pecar. “O tentador aproximou-se dele e disse: "Se você é o Filho de Deus, mande que estas pedras se transformem em pães".
Grande Dragão - As 12 ocorrências deste nome no N.T. estão no Apocalipse e se referem a Satanás. Transparece o seu caráter destrutivo, que inspira terror como um monstro feroz.
Leão que Ruge - Este título descritivo é encontrado uma única vez nas Escrituras e demonstra a intenção de se encontrar “alguém para devorar”: “Sede sóbrios e vigilantes. O diabo, vosso adversário, anda em derredor, como leão que ruge procurando alguém para devorar” (1 Pedro 5.8). A figura muito sugestiva de “engolir” ou “devorar” refere-se à impossibilidade de se recuperar os que são tragados por esse “leão” devastador.
Maligno - O maligno, como nome, salienta claramente a perversidade total deste espírito corrompido. Atinge todos os homens, mesmo que não creiam na existência do diabo e jamais tenham tido notícias dele. Mas o Senhor é fiel; ele os fortalecerá e os guardará do Maligno. 2 Tessalonicenses 3:3

3 – SEJA UM FILHO DE DEUS
“Todo aquele que é nascido de Deus não pratica o pecado, porque a semente de Deus permanece nele; ele não pode estar no pecado, porque é nascido de Deus. Desta forma sabemos quem são os filhos de Deus e quem são os filhos do diabo: quem não pratica a justiça não procede de Deus; e também quem não ama seu irmão.” (1 João 3.9-10)
  • PELOS FRUTOS DE ARREPENDIMENTO
  • PELOS FRUTOS DO ESPÍRITO
  • REJEITANDO AS OBRAS DA CARNE
  • SACRIFICANDO O SEU “EU”
  • NÃO SEJA DOMINADO PELO PECADO
  • PRATIQUE A JUSTIÇA
  • AME A SEUS IRMÃOS 


OUTRAS MENSAGENS DA SÉRIE:


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...