Páginas

sábado, 5 de novembro de 2016

DIA 14 - PRIMEIRA CONDIÇÃO: HUMILHAÇÃO - 40 DIAS DE JEJUM E ORAÇÃO




SEMANA III
AS CONDIÇÕES PARA O AVIVAMENTO

Quem faz o avivamento espiritual é Deus. Nenhuma pessoa ou organização pode produzir um avivamento.
A única coisa que podemos fazer é orar e pedir a Deus que em sua graça e misericórdia envie seu poder e traga cura para nossa terra.
Além de pedir a Deus, devemos criar as condições bíblicas favoráveis para que Deus responda e atue em nossas vidas, igrejas e sociedade.
Nesta semana vamos ver algumas dessas condições, que Deus coloca diante de nós. Em II Crônicas 7.14, Ele mostra algumas delas: Se o meu povo, que se chama pelo meu nome, se humilhar e orar, buscar a minha face e se afastar dos seus maus caminhos, dos céus o ouvirei, perdoarei o seu pecado e curarei a sua terra.
Deus deixa claro que se nos alinharmos com Ele e à sua vontade, sem dúvida obteremos as bênçãos que lhe pedirmos.
Na Bíblia sempre encontraremos algumas condições colocadas por Deus, mas isto nunca poderá ser uma fonte de orgulho, pensando que nós é que fizemos o avivamento.
Quem opera é Deus, em sua sabedoria e soberania, e o faz quando, onde e como Ele quer. Nosso papel é simplesmente seguir as condições determinadas por Ele.

O bonito de tudo isto é que a Glória irá somente para Ele. Todos reconhecerão que foi Ele quem fez.
A Deus toda Glória!


DIA 14 - PRIMEIRA CONDIÇÃO: HUMILHAÇÃO
Pois todo aquele que a si mesmo se exaltar será humilhado, e todo aquele que a si mesmo se humilhar será exaltado. Mateus 23.12
Embora esteja nas alturas, o SENHOR olha para os humildes, e de longe reconhece os arrogantes. Salmo 138.6
Quando vem o orgulho, chega a desgraça, mas a sabedoria está com os humildes. Provérbios 11.2
Pois assim diz o Alto e Sublime, que vive para sempre, e cujo nome é santo: "Habito num lugar alto e santo, mas habito também com o contrito e humilde de espírito, para dar novo ânimo ao espírito do humilde e novo alento ao coração do contrito". Isaías 57.15
Humilhação é a afirmação da sua incapacidade e reconhecimento da dependência de Deus.
Os textos acima mostram a importância da humilhação: O humilde será exaltado; O Senhor olha para o humilde; o humilde é sábio e finalmente Deus habita entre os humildes.
Por outro lado os mesmos textos mostram o mal do orgulho: O que se exalta será humilhado; Deus sabe quem é arrogante; o orgulho traz desgraça;
A maioria das pessoas se torna orgulhosa, por causa do senso de independência. Querem fazer as coisas sem ajuda ou apoio de outras pessoas, principalmente de Deus. Pensam que tem poder de conseguir fazer e obter coisas pela sua própria capacidade, até que caem numa situação sem solução e aí começa a se humilhar e depender de Deus.
Mas o incrível é que o orgulho tem tanto poder maligno que escraviza e prende as pessoas de tal forma, que mesmo estando em situação de miséria, moribundos, diante dos portais da morte, não reconhecem que precisam da graça e misericórdia de Deus e não se humilham, nem se entregam a Cristo. Há um grande poder maligno no orgulho.
Precisamos cuidar para que não caiamos nessa armadilha pensando que somos alguma coisa ou que podemos viver sem a mão poderosa de Deus sobre nós.
Deus condena a arrogância, mas quando nos humilhamos, e chegamos diante dele quebrantados, reconhecendo nossa maldade, pecado, egoísmo, tendência para o mal, recebemos perdão e começamos a experimentar milagres transformadores da parte de Deus.
Uma das expressões de humilhação é o quebrantamento. Esta palavra é utilizada na Bíblia para mostrar a pessoa humilhada, com o seu orgulho arrebentado e sua altivez esvaída diante da mão poderosa de Deus. Mas é exatamente aí, nesta situação de quebrantamento que a pessoa encontra vida, poder e experimenta a benção de viver na dependência de Deus.
No Salmo 51, Davi, o Rei de Israel, abre mão da sua posição, e quebrantado diante de Deus, reconhece, confessa seu pecado e pede perdão. Humilhado e envergonhado, tenta fazer algo para obter o perdão e pensa em fazer algum sacrifício, mas chega a conclusão de que Deus está muito mais interessado na atitude de um coração quebrantado do que em rituais religiosos. Vejam a afirmação dele: Os sacrifícios que agradam a Deus são um espírito quebrantado; um coração quebrando e contrito, ó Deus, não desprezarás. Salmo 51.17

Homens quebrantados são mais fáceis de serem moldados. Quando há avivamento a confissão de pecados se torna a ordem do dia. A santificação será o principal objetivo da vida. "Quero ser como Cristo", será a canção do coração. Ser semelhante a Jesus será o desejo que guiará seu pensamento e ações.
O nosso orgulho é um impedimento às nossas orações, mas o nosso quebrantamento abre os céus e toca o coração amoroso e responsivo de Deus.
-----------------------------------------------------------------------------------------
MOTIVOS DE ORAÇÃO:
- Peça ao Espírito Santo que lhe ajude a ver o orgulho em sua vida, reconheça, e peça perdão a Deus.
- Ore para que venha uma humilhação e quebrantamento em nossas igrejas.
- Ore pela nossa nação, para que deixe o orgulho e se humilhe, e reconheça sua dependência de Deus.

Outros devocionais
SEMANA 1
O QUE É AVIVAMENTO ESPIRITUAL

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...