Páginas

segunda-feira, 6 de fevereiro de 2017

UMA CIDADE TRANSFORMADA PELO PODER DE DEUS



UMA CIDADE TRANSFORMADA PELO PODER DE DEUS

INTRODUÇÃO: Todos os dias só ouvimos falar em crise. O mundo está mergulhado numa crise ampla e generalizada. A corrupção, a violência, as guerras, as fomes, as doenças e o individualismo têm levado cidades e países ao caos. 
Hoje estamos celebrando os 485 anos da nossa cidade; temos muito o que agradecer a Deus, mas também temos muitos problemas a enfrentar. A nossa cidade precisa passar por uma transformação que vai muito além da aparência, das palavras, da estética ou do exterior, precisa passar por uma mudança no coração de cada morador, de cada cidadão. Cremos que isso só será possível pelo poder de Deus conforme vamos ver na sua palavra.
Texto Bíblico: NEEMIAS 1.1-11

1 – SAIBA EM QUE SITUAÇÃO O POVO ESTÁ – FAÇA PERGUNTAS
“Hanani, um dos meus irmãos, veio de Judá com alguns outros homens, e eu lhes perguntei acerca dos judeus que restaram, os sobreviventes do cativeiro, e também sobre Jerusalém.” (Neemias 1.2)


NA CRISE É TEMPO DE CONHECERMOS O QUE AFLIGE AS PESSOAS 
Faça perguntas (1.2): Quando você toma conhecimento de um problema, você se torna responsável diante de Deus na solução desse problema. Necessidades à nossa volta são outdoors de Deus a apontar-nos nosso ministério. 

Faça um diagnóstico dos problemas  (1.3)
    a) Insegurança pública – Esse é o maior problema da sociedade brasileira. O PCC é um poder paralelo. Os criminosos dentro dos presídios estão liderando ataques em massa. Trancamo-nos dentro de casa e temos medo de sair às ruas. Há violência, assaltos e seqüestros. 
    b) Injustiça social – Os juízes não julgavam mais. Vivemos o drama do judiciário levedado pelo fermento da corrupção. Estamos assombrados com o conluio criminoso dos poderes constituídos com essas forças ocultas do mal que espalham o pavor e se embriagam com o sangue da nossa gente. 
  c) Pobreza – Cento e vinte anos haviam se passado desde que foram levados para a Babilônia, mas a pobreza ainda assolava o povo. Viviam no meio de escombros. Perderam o ânimo para lutar. Viviam oprimidos pelos inimigos, pagando pesados tributos. A injustiça social no nosso país é gritante.
   d) Desprezo – O povo estava esquecido, abandonado à própria sorte. Maior do que a dor da pobreza é a dor do abandono. 

SEJA VOCÊ A RESPOSTA DE DEUS AOS PROBLEMAS 
  • Nesse tempo Neemias era copeiro do rei. Mas ele abre mão do conforto, sai da sua zona de conforto, coloca-se nas mãos de Deus e deixa o palácio para tirar o seu povo dos escombros.
  • Qual é o propósito de Deus para a sua vida? Por que você vive e morre?

2 – NA CRISE PRECISAMOS BUSCAR O PODER DE DEUS
“Quando ouvi essas coisas, sentei-me e chorei. Passei dias lamentando, jejuando e orando ao Deus dos céus.” (Neemias 1.4)

O PODER DE DEUS SE MANIFESTARÁ EM MEIO AO PRANTO: Qual foi a última vez que você chorou pelo caos que assola o mundo? Que você chorou pela sua nação? Pela sua igreja? Pela sua família? Pela sua vida? Precisamos pedir a Deus o dom das lágrimas.
  • Neemias chorou porque o nome de Deus estava sendo zombado. Ele chorou por causa do nome de Deus e do sofrimento do seu povo.


O PODER DE DEUS SE MANIFESTARÁ COM JEJUM: Quanto tempo faz desde que você jejuou realmente? Quatro motivos humanamente impossíveis levaram Neemias a jejuar: 
Exemplo: O quebrantamento da cidade de Nínive
  1. A permissão do rei, depois do seu edito;
  2. A mobilização do povo desmotivado;
  3. O ataque dos inimigos;
  4. A grandeza da obra;
  • O jejum é a busca de Deus mais do que das bênçãos de Deus. Jejum é fome de Deus. Quando você jejua você não se alimenta do símbolo, mas do simbolizado.
O PODER DE DEUS SE MANIFESTARÁ EM FERVENTE ORAÇÃO: Neemias foi um grande líder e um grande intercessor. Ele sabia que sem oração não há sucesso na obra. Ele sabia que as portas não seriam abertas se a mão de Deus não agisse. Ele sabia que o povo não seria desafiado sem a intervenção de Deus. 
  • Não podemos fazer grandes coisas para Deus sem oração. Nossa liderança espiritual será fraca sem oração. 
3 – É TEMPO DE BUSCAR O PERDÃO DE DEUS
“Então eu disse: Senhor, Deus dos céus, Deus grande e temível, fiel à aliança e misericordioso com os que o amam e obedecem aos seus mandamentos,que os teus ouvidos estejam atentos e os teus olhos estejam abertos para ouvir a oração que o teu servo está fazendo dia e noite diante de ti em favor de teus servos, o povo de Israel. Confesso os pecados que nós, os israelitas, temos cometido contra ti. Sim, eu e o meu povo temos pecado contra ti.” (Neemias 1:5,6)

  • CLAMAR DIA E NOITE: A parábola do Juiz iníquo 
  • DEUS É FIEL E MISERICORDIOSO
  • CONFESSE OS SEUS PECADOS E OS DO POVO
  • EVOQUE AS PROMESSAS DO SENHOR: Deuteronômio 28. 1-14
  • FAÇA UMA DECLARAÇÃO DE FÉ: Agradeça a Deus desde já pelo livramento que Ele nos dará e pela restauração que ele fará nas nossas vidas.




Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...