Páginas

sexta-feira, 21 de abril de 2017

3 - “CEDO VENHO” – PORTANTO MARANATA - XVIII CONVENÇÃO ESTADUAL SESP SUL DOS GIDEÕES INTERNACIONAIS




O tema e a divisa escolhidos para essa convenção são por demais oportunos. 
CEDO VENHO – APOCALIPSE 22.20. Para aproveitarmos ao máximo a riqueza desse texto, iremos meditar dos versos 6 a 21. À luz dessa palavra, o Senhor me direcionou a pensarmos no nosso tema em três abordagens:
1 - “CEDO VENHO” – PORTANTO ENVIEMOS (V. 6,7,16)
2 - “CEDO VENHO” – PORTANTO ANUNCIEMOS (V.10,12,18)
3 - “CEDO VENHO” – PORTANTO MARANATA (V.19)

3 - “CEDO VENHO” – PORTANTO MARANATA (V.19)

Introdução: Pensar nas coisas do alto, na nova Jerusalém e almejar com a nova cidade preparada por Deus para nós, deve encher a nossa alma de esperança e de motivação. O conhecimento de que vamos morar no céu deve mudar nossa vida aqui e agora. 
Ilustração: Uma mensagem que ouvi a respeito do céu quando era jovem, me impactou e me fez lamentar mais pelos meus pecados do que outras mensagens exortativas e admoestativas.
A garantia do céu deve nos levar não ao descuido espiritual, mas a uma vida plena e abundante aqui e agora.

Texto Bíblico: Apocalipse 22:17-21
17 E o Espírito e a esposa dizem: Vem. E quem ouve, diga: Vem. E quem tem sede, venha; e quem quiser, tome de graça da água da vida.
18 Porque eu testifico a todo aquele que ouvir as palavras da profecia deste livro que, se alguém lhes acrescentar alguma coisa, Deus fará vir sobre ele as pragas que estão escritas neste livro;
19 E, se alguém tirar quaisquer palavras do livro desta profecia, Deus tirará a sua parte do livro da vida, e da cidade santa, e das coisas que estão escritas neste livro.
20 Aquele que testifica estas coisas diz: Certamente cedo venho. Amém. Ora vem, Senhor Jesus.
21 A graça de nosso Senhor Jesus Cristo seja com todos vós. Amém.

1 – A NOIVA DE CRISTO DEVE PEDIR QUE ELE VENHA
“E o Espírito e a esposa dizem: Vem.” (Apocalipse 22.17a)
A igreja, que é a noiva do cordeiro, deve clamar e pedir intensamente para que Ele, o Noivo, venha ao seu encontro. 
Você deve conhecer alguns ditados populares, como: Amigos, amigos, negócios à parte / O seguro morreu de velho / Um dia da caça e outro do caçador / É melhor uma pássaro na  mão do que dois voando / 
Há um também que diz: QUEM CASA, QUER CASA. Falamos isso mas não paramos pra pensar. Será que uma noiva se casa com a motivação de ter uma casa?

O grande anseio de uma noiva não é ter uma casa, mas um esposo. Seu coração não está em coisas, mas no seu Amado. 
Com a igreja também deve ser assim. Ela deve ansiar não apenas pelo paraíso, mas pelo Amado da sua alma. 

CUIDADO COM A MOTIVAÇÃO – GUARDA O TEU CORAÇÃO: Quando presenciamos uma tragédia, um escândalo, uma acontecimento bombástico é comum dizermos: “Jesus tem que voltar logo mesmo”
O clamor da Noiva deve ser: Vem! Ela sempre deve orar: Maratana, ora vem Senhor Jesus! (1 Co 16:22 - 22 Se alguém não ama ao Senhor Jesus Cristo, seja anátema. Maranata!). A oração da igreja é: “Senhor Jesus leva a bom termo o teu plano na História com vistas à tua vinda”.

NÃO DEIXE O SEU AMOR ESFRIAR: “Nesse tempo muitos serão escandalizados, e trair-se-ão uns aos outros, e uns aos outros se odiarão. E surgirão muitos falsos profetas, e enganarão a muitos. E, por se multiplicar a iniqüidade, o amor de muitos esfriará.” (Mateus 24:10-12)
Esta é uma oração fervorosa da igreja inspirada pelo Espírito Santo. A igreja clama pela vinda de Cristo. O anseio da igreja é pela chegada do seu Noivo para entrar no seu lar eterno. A última palavra da igreja é: Vem, Senhor Jesus! (Ap 22:20).

2 – A NOIVA DE CRISTO DEVE CONVIDAR A TODOS
“E quem ouve, diga: Vem. E quem tem sede, venha; e quem quiser, tome de graça da água da vida.” (Apocalipse 22.17a)
Como falamos ontem a missão da Igreja e anunciar o evangelho.  Levar esperança e paz aos aflitos. Ser sal da terra e luz do mundo. A Noiva do Cordeiro clama insistentemente para os sedentos virem a Jesus

CHAMANDO OS SEDENTOS: A igreja não apenas aguarda o Noivo, mas ela chama os sedentos para conhecerem o seu Amado. A igreja proclama que Jesus satisfaz. Ele tem a água da vida. O mundo não satisfaz, só Jesus pode dessedentar a nossa sede. Só nele há vida eterna.

GRAÇA SIM, MÉRITOS NÃO: A igreja proclama um evangelho de graça e não de obras ou méritos. 

NÃO HÁ TEMPO A PERDER: 

ATRASAR OU APRESSAR A VOLTA DO NOIVO? : “esperando o dia de Deus e apressando a sua vinda.” (2 Pedro 312a). Deus é soberano e já planejou e determinou o tempo de todas as coisas, inclusive o dia da volta de Jesus. A nossa evangelização não altera a agenda de Deus, Ele opera em nós tanto o querer como o efetuar todas as coisas. Para entender esse texto é preciso combinar duas verdades: A SOBERANIA DE DEUS COM A RESPONSABILIDADE HUMANA. 

COMPROMISSO COM O EVANGELISMO: Uma igreja que anseia pela volta de Jesus é uma igreja comprometida com evangelismo.

3 – O NOIVO PROMETEU E VIRÁ BUSCAR A SUA NOIVA

“Aquele que testifica estas coisas diz: Certamente cedo venho. Amém. Ora vem, Senhor Jesus.” (Apocalipse 22.20)
O Senhor da glória promete vir buscar sua noiva sem demora.
QUANDO JESUS VOLTARÁ?: Ninguém pode afirmar ou prever a volta de Jesus. O próprio apóstolo Paulo desejava que Jesus voltasse com ele ainda em vida. "Porque o mesmo Senhor descerá do céu com alarido, e com voz de arcanjo, e com a trombeta de Deus; e os que morreram em Cristo ressuscitarão primeiro. Depois nós, os que ficarmos vivos, seremos arrebatados juntamente com eles nas nuvens, a encontrar o Senhor nos ares, e assim estaremos sempre com o Senhor.” (1 Tessalonicenses 4:16,17) 

EXPECTATIVA: “Viva o dia de hoje como se Cristo voltasse amanhã” A promessa da vinda de Jesus sem demora mostra como a comunidade cristã deve viver sempre na expectativa da vida iminente do Senhor. Ninguém sabe o dia nem a hora (Mt 24:36). Cada geração deve estar desperta, como se a vinda do Senhor estivesse às portas (Mt 24:42-44).

PORQUE JESUS AINDA NÃO VOLTOU? : Mas, se ele prometeu voltar em breve, porque já tem dois mil anos e ele não voltou ainda? Por que alguns julgam a sua vinda demorada (2 Pe 3:9 - 9 O Senhor não retarda a sua promessa, ainda que alguns a têm por tardia; mas é longânimo para conosco, não querendo que alguns se percam, senão que todos venham a arrepender-se.)? Pedro responde o porquê. Deus deseja dar ao homem a oportunidade de arrepender-se para que seja salvo (2 Pe 3:9).

TESTEMUNHO A TODAS AS NAÇÕES: No seu sermão escatológico Jesus afirmou: “E este evangelho do reino será pregado em todo o mundo, em testemunho a todas as nações, e então virá o fim.” (Mateus 24:14). Essa promessa de Jesus deve ser a principal mola propulsora do trabalho de todo crente e de cada Gideão e das auxiliares. Todo o esforço dessa convenção, todo investimento feito, toda logística, todas as estratégias, toda mobilização, todas as orações e ações para distribuir mais Novos Testamentos, não terá sido em vão.
 “Portanto, meus amados irmãos, sede firmes e constantes, sempre abundantes na obra do Senhor, sabendo que o vosso trabalho não é vão no Senhor.”
(1 Coríntios 15.58)



Mensagens anteriores:

1ª Mensagem - “CEDO VENHO” – PORTANTO ENVIEMOS




Pr. Dener Maia
Mensagem Pregada na
 XVIII CONVENÇÃO ESTADUAL SESP SUL 
DOS GIDEÕES INTERNACIONAIS.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...