Páginas

domingo, 14 de maio de 2017

SALMOS 23: 1 - O SENHOR É O MEU PASTOR



SÉRIE DE MENSAGENS – SALMOS 23
1 – O SENHOR É O MEU PASTOR
(02-04-2017)

INTRODUÇÃO: Depois de João 3.16, o Salmo 23 é sem duvida o texto mais conhecido da Bíblia em todo o mundo. Ele já inspirou milhões de sermões, milhares de composições musicais e poéticas, já acalentou corações desesperançados, abatidos e desesperados. As verdades nele contidas também nos dão refrigério no luto, nas perdas e também nos momentos de vitória e de gratidão. 
Davi, o autor desse Salmo, soube fazer uma analogia perfeita do cuidado de Deus com o ofício de pastor de ovelhas, atividade que ele conhecia tão bem por apascentar as ovelhas de seu pai Gessé. 
Aproximadamente 980 anos depois de Davi escrever o Salmo 23, nasce o nosso supremo pastor Jesus, Aleluia! Ele chamou-se a si mesmo de bom pastor que dá a vida pelas suas ovelhas. Hebreus diz que ele é o grande pastor das ovelhas que as guia e vive por elas e Pedro viu-o como o supremo pastor que voltará para as ovelhas para recompensá-las.

TEXTO BÍBLICO – SALMO 23
1   [Salmo de Davi] O SENHOR é o meu pastor; nada me faltará.
2   Ele me faz repousar em pastos verdejantes. Leva-me para junto das águas de descanso; 
3   refrigera-me a alma. Guia-me pelas veredas da justiça por amor do seu nome. 
4   Ainda que eu ande pelo vale da sombra da morte, não temerei mal nenhum, porque tu estás comigo; o teu bordão e o teu cajado me consolam.
5   Preparas-me uma mesa na presença dos meus adversários, unges-me a cabeça com óleo; o meu cálice transborda. 
6   Bondade e misericórdia certamente me seguirão todos os dias da minha vida; e habitarei na Casa do SENHOR para todo o sempre.

1 – PORQUE PRECISAMOS DE UM PASTOR?
Andar sozinho por este mundo é tarefa impossível. Desde que nascemos somos dependentes. Nascemos indefesos, indiferentes à maldade que nos cerca, inocentes aos perigos que nos rodeiam. Depois que crescemos, erroneamente achamos que já somos “donos do próprio nariz”. A autossuficiência invade nosso coração, a força da juventude nos diz que há muita vida pela frente, ficamos inebriados pela boa saúde, achando que ela é de ferro e vai durar para sempre (e por causa disso abusamos dela)
Um autor desconhecido certa vez fez uma paráfrase do Salmo 23 como sendo escrito pelo homem arrogante e autossuficiente, veja:


O SALMO 23 DO PREPOTENTE

“Eu sou o meu próprio pastor; estou sempre em necessidade.
Eu cambaleio de festa em festa, de médico a médico, buscando alívio, mas nunca o encontro.
Eu me arrasto pelo vale da sombra da morte e fico desesperado.
Eu não conto com ninguém, por onde ando não tenho amparo nem consolo
Tento encontrar apoio em livros de auto-ajuda, mas acho-me cercado de inimigos.
Encho a minha cabeça de calmantes e drogas, e o meu sono,  de pesadelos se transborda.
Certamente que a miséria e o infortúnio me seguirão, e eu viverei sozinho e triste pelo resto de minha vida.

Bem mais simpático e simples é essa outra paráfrase do Salmo 23 que encontramos, dessa vez na voz e na simplicidade de um caipira mineiro, veja:


SALMO 23 (NA LÍNGUA MINEIRA)

O sinhô é meu pastô e nada há de me fartá
Ele me faiz caminhá pelos verde capinzá Ele tamém me leva pros corgos de água carma
Inda que eu tenha qui andá nos buraco assombrado, lá pelas encruzinhada do encardidu
não careço tê medo di nada a-modo-de-quê Ele é mais forte que o "coisa-ruim"
Ele sempre nos aprepara uma boa boia na frente di tudo quanto é maracutaia
E é assim que um dia quando a gente tivé mais-pra-lá-do-qui-pra-cá
nóis vai morá no rancho do sinhô pra inté nunca mais se acabá...


Assim, a duras penas, descobrimos que na verdade continuamos dependentes de Deus, do seu amor, da sua misericórdia e dos seus cuidados cotidianos.
Além disso, as semelhanças entre nós e as ovelhas reforçam essa necessidade de termos um pastor.
O profeta Isaías disse assim: Todos nós andávamos desgarrados como ovelhas; cada um se desviava pelo seu próprio caminho (Is 53:6). E também:

1) A OVELHA É O ANIMAL MENOS CAPAZ DE CUIDAR DE SI PRÓPRIA – As ovelhas são simplesmente ingênuas e tolas. 

2) AS OVELHAS SÃO INDEFESAS – Elas não possuem presas ou garras. Elas não podem mordê-lo nem correr mais que você. 

3) AS OVELHAS NÃO CONSEGUEM LIMPAR-SE – Um gato pode limpar-se. Um cachorro também. Vemos pássaros no banho e ursos no rio. Mas ovelhas? Elas se sujam e ficam assim mesmo. 

4) AS OVELHAS SÃO MÍOPES – Elas não enxergam os perigos. Elas não vêem o abismo nem percebem a chegada do predador. 

5) AS OVELHAS SÃO TEIMOSAS – Muitas vezes o pastor precisa usar a vara e até mesmo o cajado para tirá-la do abismo, porque ela teima em andar longe do rebanho. 

6) AS OVELHAS NÃO TÊM SENSO DE DIREÇÃO – Se deixadas sozinhas podem cair em abismos e seguir trilhas perigosas. 

7) O QUE ELA TEM DE MELHOR PODE LEVÁ-LA À RUÍNA – A sua lã pode ser um peso mortal. Quando a ovelha cai na água a sua lã a arrasta para o fundo do poço e ela pode morrer se não for resgatada. A vaidade pode matar. Quantas pessoas talentosas e pastores brilhantes caíram por causa da vaidade e da fama! Deixaram de seguir o bom pastor. 

A nossa maior necessidade não é de coisas, mas do próprio Deus. Ele é a nossa provisão. 

a) Jesus é o Yahweh-Roí – Meu pastor pessoal

b) Jesus é o Yahweh-Jiré – O pastor que provê minhas necessidades

c) Jesus é o Yahweh-Shalom – O pastor que me faz descansar nas jornadas árduas da vida
d) Jesus é o Yahweh Rafá – O pastor que nos sara das nossas doenças
e) Jesus é o Yahweh-Tsekanu – O pastor que nos justifica e nos perdoa por amor dele mesmo
f) Jesus é o Yahweh Shammá – O pastor que caminha conosco no vale da morte
g) Jesus é o Yahweh-Nissi – O pastor que nos dá a vitória diante dos inimigos.

2 – “O SENHOR É O MEU PASTOR” – ISTO É RELACIONAMENTO

O NOSSO PASTOR É UM DEUS PESSOAL: O Senhor é o MEU pastor. Ele não é o Deus distante dos filósofos. Ele não é o Deus fraco e caprichoso dos místicos. Ele não é Deus vingativo das mitologias. Ele é o Deus pessoal, presente, que se fez carne, que se tornou um de nós. Que nos amou. Que se manifestou. Que nos buscou. Que nos conquistou. Que nos remiu. Que entrou em nossa vida e reina em nosso coração. QUEM É DEUS PRA VOCÊ? COMO VOCÊ O VÊ?
ELE NÃO É O DEUS DA EXPERIÊNCIA DOS OUTROS. ELE O MEU DEUS!
Davi chama Deus de “meu” pastor. Ele sabia que a marca principal de um pastor é a sua presença constante com as ovelhas, trazendo uma relação extremamente profunda e íntima. O mesmo Davi que em outros Salmos apresenta Deus como grande, terrível e temível, que deve ser adorado, referenciado e honrado pela sua grandeza, agora o apresenta como o seu Pastor, sempre presente, sempre no controle, sempre preocupado com o seu rebanho, zelando pelo seu bem-estar, antepondo a sua vida como sustentáculo, reserva provedora para as suas ovelhas. 

INTIMIDADE: É um Deus que se relaciona com a sua ovelha de forma intensa e íntima. A prova de tal intimidade foi expressa por Jesus quando afirmou que as suas ovelhas reconhecem a sua voz: “As minhas ovelhas ouvem a minha voz, e eu conheço-as, e elas me seguem;” (João 10.27)

3 - NADA ME FALTARÁ - ISTO É SUPRIMENTO

A expressão “nada me faltará” apresenta o caráter de Deus. O Senhor é o meu pastor; logo, nada me faltará.

PREOCUPAÇÕES DA VIDA: Em tempos de crises, dificuldades, podemos perceber que Ele vela por nós, cuida de nós e supre todas as nossas necessidades.  Você não tem temores? – De não passar no vestibular? De perder o emprego? De ficar doente? De perder o seu casamento? Da enfrentar a morte? De ficar sozinho?

CONFIAR EM DEUS: Deus faz uma promessa para Abraão: “você será pai de uma grande nação”. Mas como ser pai se minha esposa Sara é estéril? Então depois de muitos anos de espera da promessa. Mas um dia, Sara engravida. A promessa se cumpre na vida de Abraão. E um dia Deus pede para a Abraão a sua promessa. Deus diz: “Abraão, eu quero seu filho”. O Deus que deu pede de volta a promessa.  Mas Abraão é obediente, Abraão é ovelha. E ele leva seu filho para ser sacrificado no monte. Então seu filho pergunta: “Pai, onde está o holocausto”. E Abraão que estava com o cutelo na mão para sacrificar seu filho diz: “Jeová Jire”, que significa Deus proverá. “Quando Isaque disse a Abraão, seu pai: Meu pai! Respondeu Abraão: Eis-me aqui, meu filho! Perguntou-lhe Isaque: Eis o fogo e a lenha, mas onde está o cordeiro para o holocausto? Respondeu Abraão: Deus proverá para si, meu filho, o cordeiro para o holocausto; e seguiam ambos juntos.” (Gn 22.7-8).
Ser ovelha é estar aos cuidados do pastor. O salmista diz: “O SENHOR é o meu pastor; nada me faltará”. Deus é um Deus de provisão, de previsão. Olha irmão, não se desespere, Deus está no controle da situação. A Bíblia diz: “Os passos do homem são dirigidos pelo SENHOR; como, pois, poderá o homem entender o seu caminho?” (Pv 20.24)

CONTENTAMENTO: 
Tenho um segredo para você. O segredo da satisfação: “O Senhor é o meu pastor, NADA ME FALTARÁ.” O que eu tenho em Deus é maior do que o que eu não tenho na vida. Pense no seu dinheiro, na sua casa, no seu carro, nas suas jóias, na sua empresa:

1) SEUS BENS NÃO SÃO SEUS – Quando você partir deste mundo não poderá levar um centavo. Não há bolso em mortalha, nem caminhão de mudança em funeral. Ilustração: Quando John Rockefeller, o primeiro homem bilionário do mundo morreu, seu contador foi interrogado: “Quanto John Rockfeller deixou? A resposta do contador: TUDO”.

2) SEUS BENS NÃO SÃO VOCÊ – Quem você é não tem a ver com a casa que você mora, o carro que você dirige e as roupas que você usa. “A vida de qualquer não consiste na abundância de bens que ele possui” (Lc 12:15).

Ilustração: Um missionário estava liderando o louvor numa colônia de leprosos e indagou se alguém tinha uma canção favorita. Foi então que uma mulher se voltou e ele viu a face mais desfigurada que jamais vira. Ela não tinha orelhas nem nariz. Seus lábios já não existiam. Contudo, ela levantou uma das mãos sem dedos e pediu: “Poderíamos cantar CONTA AS MUITAS BÊNÇÃOS?”

CONCLUSÃO

Ilustração: Certa vez um homem foi pedir conselho a um pastor. Ele achava-se no meio de um colapso financeiro: “Perdi tudo”, lamentou ele. “Oh estou tão triste por você ter perdido a sua fé”. Não, corrigiu o homem, “Não perdi a minha fé.” Bem, então, sinto muito, por você ter perdido o seu caráter.” Eu não disse isto. Ainda tenho o meu caráter. Que pena que você perdeu a sua salvação. Não, eu não perdi a minha salvação. Você tem sua fé, caráter e salvação. Parece-me que você não perdeu nenhuma das coisas que realmente importam.

O que você ganhará com o contentamento: Poderá ganhar o seu casamento. Poderá ganhar horas preciosas com os seus filhos. Poderá ganhar o seu auto-respeito. Poderá ganhar alegria. Poderá ganhar a fé para dizer: O Senhor é o meu Pastor e nada me faltará.

Pr. Dener Maia



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...