Páginas

sábado, 27 de maio de 2017

SALMOS 23: 2 - ELE CUIDA DE MIM




SÉRIE DE MENSAGENS – SALMOS 23
2 - ELE CUIDA DE MIM
(09/04/2017)

Introdução: Na semana passada, ao estudarmos o verso 1 desse maravilhoso Salmo, aprendemos que precisamos de um pastor, somos frágeis e dependentes dos cuidados do supremo pastor e que, com Ele, temos um íntimo relacionamento e dele recebemos o suprimento de todas nas nossas necessidades. 
Saber que O Senhor é o nosso pastor também deve nos impulsionar a: 
  • Continuar confiando nele, mesmo em meio a guerras e conflitos
  • Vivermos uma vida que lhe agrade em obediência às suas ordens
  • Dedicarmos a Ele toda a nossa adoração

TEXTO BÍBLICO – SALMO 23
23.1   O SENHOR é o meu pastor; nada me faltará.
23.2   Ele me faz repousar em pastos verdejantes. Leva-me para junto das águas de descanso; 
23.3   refrigera-me a alma. Guia-me pelas veredas da justiça por amor do seu nome. 
23.4   Ainda que eu ande pelo vale da sombra da morte, não temerei mal nenhum, porque tu estás comigo; o teu bordão e o teu cajado me consolam.
23.5   Preparas-me uma mesa na presença dos meus adversários, unges-me a cabeça com óleo; o meu cálice transborda. 
23.6   Bondade e misericórdia certamente me seguirão todos os dias da minha vida; e habitarei na Casa do SENHOR para todo o sempre.

1 – ELE ME FAZ DESCANSAR 
“Deitar-me faz em verdes pastos” 
Vivemos dias tão agitados, o ritmo de vida está cada vez mais intenso. Apesar dos avanços tecnológicos e dos meios de transporte, o tempo parece nunca ser o suficiente para fazermos tudo o que precisamos. No meio dessa agitação o nosso supremo Pastor nos faz repousar em pastos verdejantes. Nesse descanso , Ele também nos orienta de uma maneira especial: 
  • Uma orientação personalizada ◦ “deitar-me faz” - é Ele que me faz deitar. O pastor sabe da importância do descanso para as ovelhas. O nosso Pastor também deseja que tenhamos momentos de descanso.
  • Não só descanso físico, mas mental e espiritual. Na vida agitada que você vive, você tem tido momentos de descanso? Ou você está “queimando a vela nas duas pontas”? 



DOZE CONSELHOS PARA TER UM INFARTO FELIZ ! 
(Dr. Ernesto Artur – Cardiologista)
1. Cuide de seu trabalho antes de tudo.  As necessidades pessoais e familiares são secundárias.
2 Trabalhe aos sábados o dia inteiro e, se puder também aos domingos.
3. Se não puder permanecer no escritório à noite, leve trabalho para casa e trabalhe até tarde.
4. Ao invés de dizer não, diga sempre sim a tudo que lhe solicitarem.
5. Procure fazer parte de todas as comissões, comitês, diretorias, conselhos e aceite todos os convites para conferências, seminários, encontros, reuniões, simpósios etc.
6. Não se dê ao luxo de um café da manhã ou uma refeição tranqüila. Pelo contrário, não perca tempo e aproveite o horário das refeições para fechar negócios ou fazer reuniões importantes.
7. Não perca tempo fazendo ginástica, nadando, pescando, jogando bola ou tênis. Afinal, tempo é dinheiro.
8. Nunca tire férias, você não precisa disso. Lembre-se que você é de ferro.
9. Centralize todo o trabalho em você, controle e examine tudo para ver se nada está errado.. Delegar é pura bobagem; é tudo com você mesmo.
10. Se sentir que está perdendo o ritmo, o fôlego e pintar aquela dor de estômago, tome logo estimulantes, energéticos e anti-ácidos. Eles vão te deixar tinindo.
11. Se tiver dificuldades em dormir não perca tempo: tome calmantes e sedativos de todos os tipos. Agem rápido e são baratos.
12. E por último, o mais importante: não se permita ter momentos de oração, meditação, audição de uma boa música e reflexão sobre sua vida. Isto é para crédulos e tolos sensíveis.
  • O nosso Pastor quer que tenhamos momentos especiais em que paramos tudo para ter um momento a sós com Ele. Não estou falando de rotina. (“Pronto! Já li o meu devocional e o meu capítulo do dia da Bíblia”.) • Estou falando de um momento de qualidade com o Senhor onde eu leio e medito na Sua Palavra e deixo a Palavra me ler, me revelar o que preciso mudar na minha vida – me transformar.

DESCANSANDO EM DEUS
A ovelha não consegue descansar enquanto estão incomodadas, intranquilas. Diante de atritos entre ovelhas do grupo, ou de importunação por moscas ou por fome, não conseguem deitar-se. E só conseguem fazê-lo precisam estar seguras, sem temores.
O Senhor nos faz repousar em pastos verdejantes e nos leva para as águas de descanso. Ele nos provê alimento e água. Ele nos dá o que necessitamos, ele mesmo nos conduz à suas fontes de provisão, fazendo-nos descansar: “Confia no SENHOR de todo o teu coração e não te estribes no teu próprio entendimento”. (Pv 3.5)
  • “Descanse no Senhor e aguarde por ele com paciência; não se aborreça com o sucesso dos outros, nem com aqueles que maquinam o mal.” (Salmos 37.7)
  • Aquele que habita no esconderijo....
  • Deus nos deixou o exemplo e instituiu o sábado (o cativeiro babilônico foi por não guardarem o descanso da terra

2 – ELE ME DÁ O MELHOR

O QUE QUER DIZER PASTOS VERDEJANTES?
Nós estamos longe do contexto do salmo 23. Talvez pasto verdejante não faça sentido para uma sociedade acostumada no repouso do ar condicionado. Estamos tão distantes deste contexto bucólico, do pasto, do campo, que se perguntar para criança de onde vem o leite, ela vai afirmar que é da caixinha. Para entendermos o Salmo 23 temos que nos embrenhar no contexto que Davi vivia como pastor de ovelhas. Era o que ele vivia, era o que ele conhecia, era seu mundo. Temos que entender mais a respeito do pastor e da ovelha.
  • Uma orientação de qualidade ◦ “em verdes pastos” – 
  • o melhor lugar possível. ◦ Aliás, Ele sempre tem o melhor para nós. ◦ 


Ilustração: O VELHO E O SACO
Um homem viajando de carroça oferece carona a um senhor bem idoso que viajava à pé, carregando nas costas um pesado saco.
O homem agradece imensamente o favor, sobe na carroça, mas, mantém o saco nas costas.
Então, o homem lhe diz: – Senhor, coloque o saco ali, naquele canto da carroça.
O homem, não querendo incomodar, responde: – Moço, o senhor já está me ajudando tanto me dando carona, imagina seu eu vou abusar da sua bondade? Deixe que eu mesma levo o saco.
  • O seu Pastor te oferece um lugar maravilhoso para descansar: junto dEle. 
  • “Vinde a mim, todos os que estais cansados e oprimidos, e eu vos aliviarei. Tomai sobre vós o meu jugo, e aprendei de mim, que sou manso e humilde de coração; e encontrareis descanso para as vossas almas. (Mt 11.28,29)

3– ELE ME GUIA, ME FAZ PROSSEGUIR
 “guia-me mansamente a águas tranquilas”
  • Um cuidado personalizado ◦ “guia-me” - afinal de contas ele é o meu Pastor e eu sou ovelha do Seu aprisco. Deus guia a cada um. Mesmo sendo um grande Deus Ele se importa com cada um de nós. Se Ele chama cada estrela do universo pelos seus nomes, Ele não saberia o seu nome, quem você é ou o que está passando?

Há um Hino do Cantor Cristão que maravilhosamente nos fala dessa verdade

HINO 359 CC JESUS COMO GUIA 
1 - Jesus me guia, que prazer! 
Palavra de consolação! 
Em todo transe em que estiver, 
Me guia sempre a sua mão. 

Jesus me guia, que prazer! 
É sua mão que me conduz. 
Em cada passo me é mister 
Que me dirija meu Jesus.  

2 - Às vezes, quando em aflições, 
No meio de perigo e dor, 
Por água mansa ou bravo mar, 
Me guia a mão do meu Senhor. 

3 - Ajuda-me a não murmurar, 
Qualquer que for a condição; 
Contente vou, pois guiarás 
Por tua mui bondosa mão. 

4 - E quando a morte a mim vier 
E a minha vida aqui ceifar, 
Por Ti guardado, meu Senhor, 
Contigo espero então morar.



  • Um cuidado gentil ◦ “mansamente” ▪ “Aprendei de mim que sou manso e humilde de coração” . Ele está à porta e bate, ele não invade o coração de ninguém 
  • Hino Manso e Suave Jesus convidando 
  • Um cuidado perfeito ◦ “a águas tranquilas” - ele sabe que a ovelha não bebe de águas agitadas. ◦ Deus sempre escolhe o melhor para nós.


A IMPORTÂNCIA DA ÁGUA
Quando as pessoas estão “sedentas” de Deus (isto é, que possuem um profundo senso interior de busca; que estão à procura de algo que satisfaça plenamente) muitas vezes não sabem ao certo onde procurar e nem mesmo o que estão procurando, isso faz com que, em suas ansiedades, bebam de qualquer poço poluído, na tentativa de satisfazerem sua sede de realização.
Cisternas rotas....
Pessoas buscam uma fuga para os seus problemas no fundo de uma garrafa, mas o que encontram é apenas um substituto barato, falso, maldito e artificial para a verdadeira alegria.

HÁ UM VAZIO NO CORAÇÃO DO HOMEM DO TAMANHO DE DEUS

O homem continua sentindo sede pela Água da Vida, Cristo Jesus! Mas o melhor de tudo é que Jesus também é o mesmo. E o que Ele mais quer é ser o sentido da vida para aqueles que ainda não o conhecem. Quantas pessoas vivem trocando de marido, de esposa, de casa, de cidade, de emprego, ou seja, vivem em busca de algo para preencher o vazio da existência? Pessoas que não conseguem perceber que a busca desenfreada por prazeres passageiros não preenche o vazio do coração.
O ser humano tem sede de Deus, ainda que ele não consiga traduzir isso em palavras. Existe essa sede dentro da alma humana, a sede pelo sobrenatural, a sede pelo divino. A sede do ser humano existe porque ele carrega a marca de Deus na vida, logo, enquanto a vida da pessoa não entrar em sintonia com a vida de Deus, o vazio continuará existindo, e não vai adiantar continuar correndo. Haverá um momento no qual a pessoa terá que parar.

CONCLUSÃO
  • Deixa que o Senhor seja o seu Pastor
  • Ele deseja te levar a pastos verdejantes
  • Ele deseja de levar às águas tranquilas
  • ELE É A ÁGUA DA VIDA 

Pr. Dener Maia

Outras mensagens:

1 - SALMOS 23: 1 - O SENHOR É O MEU PASTOR


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...