Páginas

quarta-feira, 21 de junho de 2017

SALMOS 23: 6 - HABITAREI COM ELE PARA SEMPRE




SÉRIE DE MENSAGENS – SALMOS 23
6 - HABITAREI COM ELE PARA SEMPRE
(14-05-2017)

INTRODUÇÃO: O desfecho do Salmo 23 não poderia ser melhor. Toda a narrativa feita nos versos anteriores, conduzem ao ápice no verso 6. Depois que essa ovelha percebeu que nada lhe faltará, que foi conduzida a pastos verdejantes e águas tranquilas, recebeu o refrigério pra sua alma, não teve medo nos vales sombrios, desfrutou de uma mesa preparada e teve a unção protetora e curadora do bom pastor, ela chega à conclusão de que a bondade e a misericórdia a acompanharão e declara que o seu desejo é habitar para sempre na casa e na companhia do seu amoroso pastor.
Terminando essa série à respeito do Salmo 23 aprendemos grandiosas lições que poderiam ser resumidas assim:


O Senhor é o Meu Pastor...
Isso é Relacionamento!!
------------------
Nada Me Faltará...
Isso é Suprimento!!
-----------------------
Caminhar Me Faz Por Verdes Pastos...
Isto é Descanso!!
-----------------------
Guia - Me Mansamente A Águas Tranquilas...
Isso é Cuidado!!
-----------------------
Refrigera Minha Alma...
Isto é Cura!!
-----------------------
Guia-Me Pelas Veredas Da Justiça...
Isto é Direção!!
-----------------------
Por Amor Do Seu Nome...
Isso é Propósito!!
-----------------------
Ainda Que Eu Andasse Pelo Vale Da Sombra Da Morte...
Isto é Provação!!
-----------------------
Eu Não Temeria Mau Algum...
Isso é Fé!!
-----------------------
Porque Tu Estás Comigo...
Isto é Fidelidade!!
-----------------------
A Tua Vara e o Teu Cajado Me Consolam...
Isso é Esperança!!
-----------------------
Unge a Minha Cabeça Com Óleo...
Isto é Consagração!!
-----------------------
E o Meu Cálice Transborda...
Isso é Abundância!!
-----------------------
Certamente Que a Bondade e a Misericórdia Me Seguirão Todos Os Dias Da Minha Vida...
Isto é Benção!!
-----------------------
E Eu Habitarei Seguro Na Casa Do Senhor...
Isso é Promessa!!
-----------------------
Por Longos Dias...
Isso é Eternidade!!


Neste mundo de lutas e desilusões, o maior consolo do crente é saber que um dia partiremos não para uma incerteza, não para uma aniquilação, mas para a casa do Pai, para uma morada celestial junto ao bom Pastor Jesus.  

Texto Bíblico: Salmos 23
Verso 6: “A felicidade e a misericórdia certamente me acompanharão todos os dias da minha vida; e habitarei na Casa do Senhor por dias sem fim.” (versão King James)

1 – BONDADE CERTA E GARANTIDA
“A felicidade e a misericórdia certamente me acompanharão todos os dias da minha vida;...” (V.6a)

A procura da felicidade é o desejo de todo ser humano. Já foi tema de filmes, de livros, de debates, de profundas reflexões e filosofias que tentam encontrar o segredo, a fórmula da felicidade. 
Se toda essa busca tivesse começado em Deus, teria poupado muito de esforço inútil de se querer atribuir a qualquer coisa, senão Deus, como meio de alcançar o tão almejado segredo para a felicidade.

FELICIDADE / BONDADE: A bondade que Deus nos dá não é resultado de merecimentos. Essa benevolência está na dimensão básica do amor de Deus.
Com isso queremos nos referir ao cuidado de Deus com o bem-estar de todos a quem ama. Ele busca, de forma altruísta, o nosso máximo bem-estar. De numerosas referências bíblicas, João 3.16 é provavelmente a mais conhecida: “Porque Deus amou ao mundo de tal maneira que deu o seu Filho unigênito, para que todo o que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna”.
Declarações da benevolência de Deus não estão restritas ao Novo Testamento. Por exemplo, em Deuteronômio 7.7,8, lemos: "Não vos teve o SENHOR afeição, nem vos escolheu porque fôsseis mais numerosos do que qualquer povo, pois éreis o menor de todos os povos, mas porque o SENHOR vos amava e, para guardar o juramento que fizera a vossos pais, o SENHOR vos tirou com mão poderosa". O apóstolo João diz: " E o amor é isto: não fomos nós que amamos a Deus, mas foi ele que nos amou e mandou o seu Filho para que, por meio dele, os nossos pecados fossem perdoados." (1 João 4.10).
“Nós amamos porque Deus nos amou primeiro.” (1 João 4.19)

PERSEGUIDOS PELAS BÊNÇÃOS: “Todas estas bênçãos virão sobre vocês e os acompanharão se vocês obedecerem ao Senhor, o seu Deus” (Deuteronômio 28.2)

MISERICÓRDIA é quando Deus NÃO NOS DÁ o castigo que nós merecemos. Ele nos dá graça quando merecíamos juízo. Ele suspende o castigo e nos abençoa quando merecíamos ser punidos. A misericórdia de Deus é sua compaixão amorosa por seu povo. É seu coração afetuoso para com o necessitado. Se a graça vê os homens pecadores, culpados e condenados, a misericórdia os vê miseráveis e necessitados.  O salmista disse: "Como um pai se compadece de seus filhos, assim o SENHOR se compadece dos que o temem" (SI 103.13). O atributo da misericórdia é visto na compaixão que Jesus sentia quando lhe vinham pessoas que sofriam de enfermidades físicas (Mc 1.41).
A ovelha tem um presente seguro, uma vez que bondade e misericórdia são como duas escoltas que nos cercam todos os dias da nossa vida. Elas me seguirão somente hoje? Não, mas todos os dias da minha vida.

2 – O MELHOR LUGAR DO MUNDO
“A felicidade e a misericórdia certamente me acompanharão todos os dias da minha vida; e habitarei na Casa do Senhor ...” (v. 6b)

O rei Davi nos seus salmos, diversas vezes ressaltou seu anelo em estar na casa do Pai, na presença do Senhor, nos átrios da celebração, no santo lugar, na presença do Senhor. O mais conhecido deles é o de número 84.

Salmos 84
1 Quão amáveis são os teus tabernáculos, SENHOR dos Exércitos! 
2   A minha alma suspira e desfalece pelos átrios do SENHOR; o meu coração e a minha carne exultam pelo Deus vivo! 
3   O pardal encontrou casa, e a andorinha, ninho para si, onde acolha os seus filhotes; eu, os teus altares, SENHOR dos Exércitos, Rei meu e Deus meu! 
4   Bem-aventurados os que habitam em tua casa; louvam-te perpetuamente. 
5   Bem-aventurado o homem cuja força está em ti, em cujo coração se encontram os caminhos aplanados, 

VALORIZE A SUA IGREJA: 
Se uma pessoa permanecer na igreja por 15 anos, freqüentando apenas os cultos dominicais, terá ouvido cerca de 780 sermões, num total aproximado de 550 horas de mensagens. Se essa pessoa praticar tão somente 50% daquilo que ouviu, muita coisa vai mudar em sua vida.

O MELHOR LUGAR DO MUNDO: “Pois um dia nos teus átrios vale mais que mil; prefiro estar à porta da casa do meu Deus, a permanecer nas tendas da perversidade.” (Salmos 84.10) 
Peregrinações ao tabernáculo eram um traço distintivo da vida judaica. Eles criam que realmente Deus estava naquele lugar. O lugar era santo. Sabemos que no Novo Testamento o templo tomou um novo significado. O templo não é mais alvo de significado mas sim nós somos o templo do Espírito Santo.

VOLTE PARA A CASA DO PAI: Um pastor da Nova Inglaterra, que, indo visitar um dos membros não assíduos aos cultos, encontrou-o sentado diante de uma lareira. Sem dizer uma palavra, o ministro pegou uma tenaz, tirou uma brasa viva do fogo, e colocou-a de parte, na pedra da lareira. Silenciosos, viram a brasa extinguir-se. Então, o membro exclamou: "O Senhor não necessita dizer-me qualquer coisa. Eu vou estar lá no próximo culto".

Não se turbe o vosso coração; credes em Deus, crede também em mim.   Na casa de meu Pai há muitas moradas; se não fosse assim, eu vo-lo teria dito. Vou preparar-vos lugar.  E quando eu for, e vos preparar lugar, virei outra vez, e vos levarei para mim mesmo, para que onde eu estiver estejais vós também. João 14:1-3.

3 – ETERNAMENTE COM O BOM PASTOR
“A felicidade e a misericórdia certamente me acompanharão todos os dias da minha vida; e habitarei na Casa do Senhor por dias sem fim.” 

UM FUTURO GLORIOSO: A ovelha de Jesus tem, também, um futuro glorioso, pois, depois que a sua jornada terminar neste mundo, irá habitar na Casa do Senhor para sempre. 

VITORIOSOS SOBRE A MORTE: A morte não pode nos separar do nosso Pastor. 

UMA MORADA INDESCRITÍVEL: Ele preparou-nos um lugar, uma casa, um lar, uma pátria. O céu é nosso destino. Estaremos para sempre com ele. Reinaremos com ele. Desfrutaremos de sua bendita companhia para sempre e sempre num lugar onde não haverá choro, nem pranto nem dor.  
21.1   Vi novo céu e nova terra, pois o primeiro céu e a primeira terra passaram, e o mar já não existe. 21.2   Vi também a cidade santa, a nova Jerusalém, que descia do céu, da parte de Deus, ataviada como noiva adornada para o seu esposo.
No céu as ruas de ouro, os muros de jaspes luzentes, as casas de pedras preciosas. Não existem bairros ricos e pobres nessa cidade. Não existem casebres. Existem mansões, feitas não por mãos. Deus é o arquiteto e fundador dessa cidade.

CONCLUSÃO
   A parte b deste versículo me chama muita atenção, "e habitarei na casa do SENHOR por longos dias." Esta não é a única passagem bíblica que o salmista expressa seu desejo e alegria de habitar na casa do SENHOR, vejamos outras passagens:   Alegrei-me quando me disseram: Vamos á casa do SENHOR.
Uma coisa pedi ao SENHOR, e a buscarei: que possa morar na casa do SENHOR todos os dias da minha vida, para contemplar a formosura do SENHOR, e inquirir no seu templo.
SENHOR, eu tenho amado a habitação da tua casa e o lugar onde permanece a tua glória.


Outras mensagens:

2 - SALMOS 23: 2 - ELE CUIDA DE MIM

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...