Páginas

terça-feira, 16 de janeiro de 2018

DIA 32 - O PODER DA PALAVRA NO AVIVAMENTO - 40 DIAS DE JEJUM E ORAÇÃO


DIA 32 - O PODER DA PALAVRA NO AVIVAMENTO

Neemias estava no cativeiro babilônico, servindo numa posição muito elevada como copeiro do Rei. Mas apesar de estar no cativeiro, sempre foi fiel a Deus e aguardava a promessa de libertação. 

A historia é muito bonita relatando como ele teve a graça e favor do rei permitindo que fosse a Jerusalém reconstruir os muros da cidade. Após a reconstrução aconteceu um momento muito especial onde Deus atuou e enviou um poderoso avivamento espiritual. 

No capitulo 8 vemos o poder da Palavra neste avivamento espiritual:

1. A Leitura da Palavra.

1 Quando chegou o sétimo mês e os israelitas tinham se instalado em suas cidades, todo o povo juntou-se como se fosse um só homem na praça, em frente da porta das Águas. Pediram ao escriba Esdras que trouxesse o Livro da Lei de Moisés, que o SENHOR dera a Israel. 
2 Assim, no primeiro dia do sétimo mês, o sacerdote Esdras trouxe a Lei diante da assembleia, que era constituída de homens e mulheres e de todos os que podiam entender.
3 Ele a leu em alta voz desde o raiar da manhã até o meio-dia, de frente para a praça, em frente da porta das Águas, na presença dos homens, mulheres e de outros que podiam entender. E o povo ouvia com atenção a leitura do Livro da Lei. Neemias 8.1-3
Deus promoveu a este ajuntamento e colocou naquelas pessoas fome e sede da Palavra. Impressionante que a leitura durou das 6 da manhã até o meio dia. Só Deus pode fazer isso.

2. O Estudo e aplicação da Palavra. 

7 Os levitas Jesua, Bani, Serebias, Jamim, Acube, Sabetai, Hodias, Maaséias, Quelita, Azarias, Jozabade, Hanã e Pelaías, instruíram o povo na Lei, e todos permaneciam ali. 
8 Leram o Livro da Lei de Deus, interpretando-o e explicando-o, a fim de que o povo entendesse o que estava sendo lido. Neemias 8.7-8
Além da leitura os levitas ajudaram na interpretação e explicação. A ideia é que não fossem somente ouvintes mas praticantes da Palavra.

3. A Palavra trouxe convicção de pecado.

Então Neemias, o governador, Esdras, o sacerdote e escriba, e os levitas que estavam instruindo o povo disseram a todos: "Este dia é consagrado ao SENHOR, o nosso Deus. Nada de tristeza e de choro!" Pois todo o povo estava chorando enquanto ouvia as palavras da Lei. Neemias 8.9
O povo ficou quebrantado ao ouvir a leitura e explicação da Palavra. Todos estavam chorando de arrependimento pois estavam convictos da sua desobediência.

4. Alegria do Senhor por estarem na Palavra. 

10 E Neemias acrescentou: "Podem sair, e comam e bebam do melhor que tiverem, e repartam com os que nada têm preparado. Este dia é consagrado ao nosso Senhor. Não se entristeçam, porque a alegria do SENHOR os fortalecerá".
12 Então todo o povo saiu para comer, beber, repartir com os que nada tinham preparado e celebrar com grande alegria, pois agora compreendiam as palavras que lhe foram explicadas. Neemias 8.10-12 
O povo se alegrou por ouvir, entender e a aplicar a Palavra em suas vidas e agora estavam em paz com Deus.

5. Como resultado fizeram um acordo de obediência integral.
28 "O restante do povo - sacerdotes, levitas, porteiros, cantores, servidores do templo e todos os que se separaram dos povos vizinhos por amor à Lei de Deus, com suas mulheres e com todos os seus filhos e filhas capazes de entender - 
29 agora se une a seus irmãos, os nobres, e se obrigam sob maldição e sob juramento a seguir a Lei de Deus dado por meio do servo de Deus, Moisés, e a obedecer fielmente a todos os mandamentos, ordenanças e decretos do SENHOR, o nosso Senhor. Neemias 10.28-29
Deus operou de tal forma, que os líderes e representantes do povo decidiram assinar um acordo e obedecer os mandamentos que incluíam: 
  • Não dar os filhos em casamento misto com outros povos. 
  • Obedecer o dia de descanso.
  • Contribuir para manter o Templo. 
  • Entregar as primícias para Deus, dos filhos, rebanhos e colheitas. 
  • Entregar os dízimos de tudo.

E no final disseram: Não negligenciaremos o templo do nosso Deus. Neemias 10-39
Impressionante como um avivamento espiritual provoca reações que santificam o povo trazem paz e principalmente manifestam a Glória de Deus. 
Queremos um avivamento desse tipo, resultado da Palavra de Deus.

-----------------------------------------------------------------------------------------
MOTIVOS DE ORAÇÃO:
- Ore para que as pregações em nossas igrejas sejam bíblicas. 
- Ore para que Deus atue de tal forma que o povo reconheça seu pecado, se arrependa e volte para a obediência. 
- Peça ao Espírito Santo que desencadeie um grande avivamento em nossas igrejas e nação.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...