Páginas

quinta-feira, 6 de agosto de 2015

4 - A SUBTRAÇÃO DOS INIMIGOS - SÉRIE: 70 X 7, A MATEMÁTICA DO PERDÃO


4 – A SUBTRAÇÃO DOS INIMIGOS

INTRODUÇÃO: Nós já aprendemos nas mensagens anteriores que o perdão é “Só Para os Fortes”, “A Adição da Culpa”, e na semana passada estudamos “A Multiplicação da Graça”. Hoje vamos aprender que nesta matemática do perdão é preciso subtrair os inimigos para o resultado dar positivo. 

“O único remédio para a inevitabilidade da história é o perdão; caso contrário, continuamos presos na embaraçosa situação da irreversibilidade” (Hannah Arendt – Filósofa judia)

O perdão poderia ter poupado milhões de vidas nas guerras. A falta de perdão fez surgir duas Coréias (do Norte e do Sul), duas Alemanhas (Oriental e Ocidental), dividiu a Ilha de Chipre em Republica Turca do Norte de Chipre e tantas outras nações. 

Um casamento sem perdão o divórcio é inevitável
Ilustração: Conflitos nos
relacionamentos precisam de perdão. O policial na Bahia que atirou nos cães da vizinha.

Texto Bíblico: Mateus 18:15-20
15. "Se o seu irmão pecar contra você, vá e, a sós com ele, mostre-lhe o erro. Se ele o ouvir, você ganhou seu irmão.
16. Mas se ele não o ouvir, leve consigo mais um ou dois outros, de modo que ‘qualquer acusação seja confirmada pelo depoimento de duas ou três testemunhas’.
17. Se ele se recusar a ouvi-los, conte à igreja; e se ele se recusar a ouvir também a igreja, trate-o como pagão ou publicano.
18. "Digo-lhes a verdade: Tudo o que vocês ligarem na terra terá sido ligado no céu, e tudo o que vocês desligarem na terra terá sido desligado no céu.
19. "Também lhes digo que se dois de vocês concordarem na terra em qualquer assunto sobre o qual pedirem, isso lhes será feito por meu Pai que está nos céus.
20. Pois onde se reunirem dois ou três em meu nome, ali eu estou no meio deles".

1 – RESOLVA AS PENDÊNCIAS
"Se o seu irmão pecar contra você, vá” ( Mateus 18.15a)
O primeiro passo para subtrair os inimigos é resolver as pendências abertas. É preciso uma boa dose de disposição para encarar um problema e buscar resolvê-lo.
  • Jesus dá uma ordem: “vá”
  • A iniciativa é do ofendido: Jesus não dá uma ordem para quem ofendeu, mas para o ofendido. A resolução do problema está nas mãos do ferido e não de quem feriu. Porque isso? 
1 - Porque dificilmente nós reconhecemos nossas faltas, nós sempre achamos que nós temos a razão. 
2 – Nem todas as ofensas são conscientes ou intencionais. 
3 – Este foi o exemplo dado por Deus em Cristo, o movimento de nos perdoar e restabelecer a comunhão quebrada pelo pecado partiu de Deus. 
“Todavia, Deus, que é rico em misericórdia, pelo grande amor com que nos amou, deu-nos vida juntamente com Cristo, quando ainda estávamos mortos em transgressões — pela graça vocês são salvos.” (Efésios 2:4,5)

RESULTADOS DA PROCRASTINAÇÃO: 
  • O aprofundamento da amargura: Deixar pra amanhã o deveria fazer hoje. Corte as raízes de amargura “Cuidem que ninguém se exclua da graça de Deus. Que nenhuma raiz de amargura brote e cause perturbação, contaminando a muitos.” (Hebreus 12.15) VOCÊ ENXERGA AS RAÍZES?
  • A multiplicação dos inimigos: Atritos e relacionamentos quebrados e não resolvidos vai gerando uma lista de desafetos. “PAZ É NÃO PRECISAR ATRAVESSAR A RUA, MUDAR DE CORREDOR, FINGIR QUE NÃO VIU ALGUÉM COM QUEM TIVEMOS UM ATRITO.” Quer subtrair os inimigos? Então mova-se na direção de quem você está fugindo, não fuja mais, passe à limpo, trate, cure suas emoções, 
  • A intensificação da solidão: A falta de perdão nos leva ao ostracismo, preferimos o isolamento pelo medo de nos ferir em novos relacionamentos. PERDOE E QUEBRE O RETROVISOR, OLHE PRA FRENTE. 
Esta ordem de Jesus sugere também urgência: “vá”. Quando? Agora, hoje, na mesma hora que foi ofendido, “Quando vocês ficarem irados, não pequem". Apazigúem a sua ira antes que o sol se ponha,” (Efésios 4.26).

2 – CONFRONTE PESSOALMENTE
"Se o seu irmão pecar contra você, vá e, a sós com ele,” (Mateus 18.15b) 

Jesus estabelece a ordem correta e sadia de tratar um problema, e o primeiro passo é à sós. A nossa tendência é o contrário disso, nosso primeiro reflexo é compartilhar com alguém que fique do nosso lado e nos apóie na nossa dor.
ESPOSAS QUE FALAM MAL DOS MARIDOS PARA AS AMIGAS
PESSOAS QUE USAM AS REDES SOCIAIS PARA RECLAMAR DE ALGUÉM
A PRÁTICA DA FOFOCA, DA MALEDICÊNCIA, DO PRÉ-JULGAMENTO, DO PRECONCEITO
ILUSTRAÇÃO: Fofoca: “Se A é o sucesso, então A é igual a X mais Y mais Z. O trabalho é X; Y é o lazer; e Z é manter a boca fechada.” (Albert Einstein)

O homem é dono do que cala e escravo do que fala. Quando Pedro me fala sobre Paulo, sei mais de Pedro que de Paulo. (Sigmund Freud)

À sós: 
  • NÃO É FÁCIL: É mais fácil falar de alguém do que com este alguém. 
  • NÃO É CONFORTÁVEL: Ainda que seja desgastante ou constrangedor, é o primeiro e melhor remédio
  • NÃO É O HÁBITO: A nossa tendência é falar sobre a pessoa e não com a pessoa que nos ofendeu. Daí surge a fofoca. 

“FOFOCA É QUANDO VOCÊ FALA OU COMPARTILHA ALGO COM ALGUÉM QUE NÃO FAZ PARTE DO PROBLEMA E NEM FAZ PARTE DA SOLUÇÃO DO PROBLEMA.”


GERAÇÃO DE VIDA: Os ensinamentos de Jesus tem o objetivo de nos tornar pessoas melhores. A matemática do perdão visa gerar vida em nós, alegria, anulação dos fardos e angústias. "Venham a mim, todos os que estão cansados e sobrecarregados, e eu lhes darei descanso. Tomem sobre vocês o meu jugo e aprendam de mim, pois sou manso e humilde de coração, e vocês encontrarão descanso para as suas almas. Pois o meu jugo é suave e o meu fardo é leve". (Mateus 11:28-30)
Aprenda com o Senhor, seja manso e humilde. Deixe a vida brotar em você novamente. 

Veja a letra do Hino 334 CC - ALÍVIO

1 - Vem, alma cansada, tomada de dor, 
Entrega os cuidados na mão do Senhor; 
A Cristo confia teu grande pesar, 
Pois nele descanso tu podes achar. 

2 - As mágoas, desgostos, revela ao Senhor, 
Não, oh, não receies vir tudo lhe expor; 
Do mal que te oprime te pode curar; 
Jesus tem desejo de te confortar. 

3 - Se tu provaste tal consolação, 
Vai, leva a mensagem de paz e perdão 
Às almas aflitas, opressas de dor; 
Vai, traze os contritos aos pés do Senhor.


3 – DIGA A VERDADE
“Se o seu irmão pecar contra você, vá e, a sós com ele, mostre-lhe o erro. Se ele o ouvir, você ganhou seu irmão.” (Mateus 18.15)
  • “Mostre-lhe o erro”: Dizer a verdade em amor, não é pra por “panos quentes”, fazer de conta que está tudo bem, fingir que perdoou, mas sim revelar o erro. O ditado “Águas passadas não movem moinho” é uma verdade em parte. Não movem se houve perdão, caso contrário se transformam num redemoinho, viram uma areia movediça que suga as alegrias, a vida e a paz 
  • A verdade em amor: Não com truculência, rispidez, agressividade, nem sede de vingança, mas em amor. “Antes, seguindo a verdade em amor, cresçamos em tudo naquele que é a cabeça, Cristo. Efésios 4:15
Nesta ordem de Jesus só há lucro. Ao dizer a verdade em amor e confrontar quem lhe ofendeu você tem várias coisas a ganhar:
  • GANHA O IRMÃO: 
  • GANHA PAZ: “Se for possível, quanto estiver em vós, tende paz com todos os homens.” (Romanos 12.18). “Deixo-vos a paz, a minha paz vos dou; não vo-la dou como o mundo a dá. Não se turbe o vosso coração, nem se atemorize.” (João 14:27)
  • GANHA A VIDA ETERNA : “Quem odeia seu irmão é assassino, e vocês sabem que nenhum assassino tem vida eterna em si mesmo.Nisto conhecemos o que é o amor: Jesus Cristo deu a sua vida por nós, e devemos dar a nossa vida por nossos irmãos.” (1 João 3:15,16)

4 – ACEITE AJUDA
“Mas se ele não o ouvir, leve consigo mais um ou dois outros, de modo que ‘qualquer acusação seja confirmada pelo depoimento de duas ou três testemunhas’. Se ele se recusar a ouvi-los, conte à igreja; e se ele se recusar a ouvir também a igreja, trate-o como pagão ou publicano.” (Mateus 18.16-17)

Quem eram os pagãos e publicanos: Aqueles que estavam fora da aliança com Deus, traidores, corruptos e desonestos.
Como os religiosos tratavam os pagãos e publicanos? Traidores, inimigos, personas non gratas, indesejáveis
Como Jesus tratava os pagãos e publicanos? Como doentes, como dignos de misericórdia, como amigos, como carentes da graça de Deus.  Mateus 9.10-13

COMBATA OS VERDADEIROS INIMIGOS: 
“pois a nossa luta não é contra pessoas, mas contra os poderes e autoridades, contra os dominadores deste mundo de trevas, contra as forças espirituais do mal nas regiões celestiais.” (Efésios 6:12)

CONCLUSÃO:
  • Nossas atitudes tem conseqüências no céu
  • O perdão ou a falta de perdão gera resultados para a eternidade
  • As minhas bênçãos podem ser retidas se eu não subtrair os inimigos.


Mensagens anteriores:

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...