Páginas

quarta-feira, 1 de junho de 2016

OS 3 INIMIGOS DA ALMA: A CARNE, O MUNDO E O DIABO 2ª Mensagem




A CARNE - 2ª Mensagem


TEXTO BÍBLICO – GALATAS 5.16-21
16 Digo, porém: andai no Espírito e jamais satisfareis à concupiscência da carne. 
17 Porque a carne milita contra o Espírito, e o Espírito, contra a carne, porque são opostos entre si; para que não façais o que, porventura, seja do vosso querer. 
18 Mas, se sois guiados pelo Espírito, não estais sob a lei. 
19 Ora, as obras da carne são conhecidas e são: prostituição, impureza, lascívia, 
20 idolatria, feitiçarias, inimizades, porfias, ciúmes, iras, discórdias, dissensões, facções, 
21 invejas, bebedices, glutonarias e coisas semelhantes a estas, a respeito das quais eu vos declaro, como já, outrora, vos preveni, que não herdarão o reino de Deus os que tais coisas praticam.

INTRODUÇÃO: Estamos estudando sobre os 3 principais inimigos da alma: A carne, o mundo e o diabo. Precisamos aprender como enfrentá-los e vencê-los.
Na semana passada falamos sobre a luta entre CARNE X ESPÍRITO e vimos:

     1 - UMA BATALHA INTERIOR v.16-17
     2 - ANDAR NO ESPÍRITO v.16
“Digo, porém: andai no Espírito e jamais satisfareis à concupiscência da carne.” (Gálatas 5.16)
  • NÃO PODEMOS NEGLIGENCIAR A PESSOA DO ESPÍRITO SANTO NA NOSSA VIDA
  • NÃO PODEMOS VENCER SEM A AJUDA DELE
  • NÃO PODEMOS FAZER NADA SEM ELE

Hoje vamos continuar analisando no texto de Gálatas 5 aprendendo como vencer as inclinações da carne:


3 – OBRAS DA CARNE
5.19   Ora, as obras da carne são conhecidas e são: prostituição, impureza, lascívia, 
5.20   idolatria, feitiçarias, inimizades, porfias, ciúmes, iras, discórdias, dissensões, facções, 
5.21   invejas, bebedices, glutonarias e coisas semelhantes a estas, a respeito das quais eu vos declaro, como já, outrora, vos preveni, que não herdarão o reino de Deus os que tais coisas praticam.


EVANGELHO – UM ALTO PREÇO: O evangelho é uma mensagem bem positiva.  É uma mensagem de salvação e de redenção ¬ uma palavra de graça e de alegria.  Mas não é uma graça barata, nem uma alegria fácil.  Muitos em nossos dias ¬ vendem e embrulham o "evangelho" como se faz com óleo de cobra, um remédio de charlatão de rápida ação, que cura tudo e nada exige.  

Como certa vez observou C. S. Lewis, 
O EVANGELHO NO FINAL DAS CONTAS É BASTANTE CONFORTADOR, MAS NÃO SE INICIA ASSIM.  

EVANGELHO QUE DESMASCARA: A palavra de Cristo no começo nos desfaz em pedaços num desmascarar doloroso de nossos pecados (veja Romanos 13), depois com amor e cuidado nos torna inteiros de novo (Salmos 51:8).  

EVANGELHO – UM PREÇO A PAGAR: O evangelho é livre, mas não é fácil.  Não há nascimento sem dores de parto, não há liberdade sem disciplina, não há vida sem morte, não há "sim" sem "não".  Não para levantar um eterno "Não", mas para reconhecer que a vida em Cristo tem inimigos mortais que têm que ser resistidos sem compromisso.

ESCOLHAS: O que Paulo quer dizer com a "carne"?  Será que os homens receberam duas naturezas na criação ¬ uma má e outra boa?  A resposta a é um inequívoco "não".  Quando Deus criou o homem, este foi declarado completamente "bom" (Gênesis 1:31).  Todo homem que pecou desde Adão até os nossos dias não o fez por necessidade, mas por livre escolha.  Os homens pecam porque querem (Eclesiastes7:29).  Não somos espirituais nem carnais por natureza, mas somos capazes das duas coisas, e, como seres humanos, temos de escolher entre esses dois caminhos e nos responsabilizar por nossa escolha.
O corpo pode ser redimido e transformado (Romaos 8:23; Filipenses 3:21), mas a "carne" deve morrer (Gálatas 5:24).

EVANGELHO – MUDANÇA DE MENTE: A "carne" que milita contra o Espírito não é a mente ou o intelecto, pois a mente, como o corpo, pode ser transformada e renovada, treinada para servir aos propósitos divinos (Romanos 12:2).
Essa "carne" não é nem a mente nem o corpo em si mesmos, mas uma atitude pela qual o homem opta e que o põe contra Deus.  Na "mente carnal", a vontade do homem torna-se suprema.  Seus desejos têm que ser atendidos acima de todas as coisas.  

EVANGELHO – CRUCIFICAÇÃO DOS DESEJOS: Não são as pessoas, mas os desejos perversos que procuram roubar o nosso coração de Deus.  Existe uma forma racional de enfrentarmos esses adversários ¬ crucificá-los impiedosamente e sem olhar para trás (Gálatas 5:24).  Será penoso (1 Pedro 4:1), mas não tanto quanto a perda da eternidade.

ILUSTRAÇÃO – ESCORPIÃO E O SAPO
Um escorpião aproximou-se de um sapo que estava na beira de um rio e lhe fez um pedido: 
- Amigo sapo, você poderia me carregar até a outra margem deste rio tão largo? 
O sapo respondeu: - Só se eu fosse louco! Você vai me picar e eu vou ficar paralisado e afundar. 
Disse o escorpião: - Isso é ridículo! Se eu o picasse, ambos afundaríamos e nos
afogaríamos. 
Confiando na lógica do que disse o escorpião, o sapo concordou e levou o escorpião nas costas, nadando para atravessar o rio. Quando chegaram no meio do rio, o escorpião cravou seu ferrão no sapo. Atingido pelo veneno, e já começando a afundar, o sapo voltou-se para o escorpião e perguntou: 
- Por que você fez isto? Agora nós dois vamos morrer! 
E o escorpião respondeu: "Por que eu sou um escorpião e esta é a minha natureza."

Depois de falar do conflito entre a carne e o Espírito na vida do salvo, o apóstolo passa a falar sobre as obras da carne na vida daqueles que não herdarão o Reino de Deus.

4 - PECADOS SEXUAIS 
“Ora, as obras da carne são conhecidas e são: prostituição, impureza, lascívia,” (Gálatas 5.19)
Em primeiro lugar, os pecados sexuais.  A palavra grega fanera (φανερὰ), traduzida por “conhecidas”, significa claro e manifesto.
Os primeiros três pecados da lista são pecados da área sexual. 

Πορνεία: A palavra grega  porneia, traduzida por “prostituição”, trata-se de um termo amplo que descreve toda sorte de relacionamentos sexuais ilícitos e imorais. Inclui adultério, prostituição e relações sexuais entre pessoas não-casadas,
Infidelidade conjugal, chamado também de adultério, está em alta nas novelas, nos filmes e também na vida real. Infelizmente, é muito comum observar na roda de homens ou na roda de mulheres comentários sensuais referentes a outros homens ou mulheres, que com certeza não é o seu esposo ou esposa.

ἀκαθαρσία: A palavra grega akatharsia, Também traduzida como “fornicação”, “impureza” e “conduta desenfreada”. É um termo mais geral, o qual, embora às  vezes possa denotar impureza ritual, refere-se aqui à impureza moral. Essa impureza inclui a impureza dos atos, palavras, pensamentos e intenções do coração. O termo era usado para descrever o pus de uma ferida não desinfetada.

ἀσέλγεια : A palavra grega  aselgeia, traduzida por “licenciosidade; libertinagem; conduta desavergonhada; lascívia” significa literalmente a libertinagem de modo geral.  Refere-se à devassidão, um apetite libertino e desavergonhado. 
           
CONSELHOS EM ASSUNTOS SEXUAIS (Billy Graham)

1) Evite más companhias. Se você andar com maus elementos ficará dominado por eles.


2) Evite o segundo olhar. Você
não pode controlar o primeiro, mas pode evitar o segundo, que se torna cobiça.


3) Discipline suas conversas. Evite piadas e histórias com sentido duvidoso. "As más conversações corrompem os bons costumes" (I Co 15:33)


4) Tenha cuidado com a maneira de vestir-se. Deve ser um assunto entre você e Deus as roupas que usa.


5) Escolha cuidadosamente os filmes e programas de televisão que assiste.


6) Tome cuidado com o que você lê. Muito da literatura contemporânea apela ao instinto sexual.



7) Esteja em guarda com respeito a seu tempo de folga. Davi tinha o tempo em suas mãos, viu Beteseba e caiu em complicações.


8) Gaste muito tempo com as Escrituras. O salmista disse: "Guardo no meu coração a tua palavra para não pecar contra ti". (Sl 119:11). Memorize versículos e quando a tentação chegar, cite-os. A palavra de Deus é a única coisa à qual satanás não pode se opor.


9) Tenha Jesus Cristo em seu coração e vida. Deus o ama e uma forte fé Nele tem guardado muitos homens e mulheres de cometer imoralidades (I Jo 2:14)



CONTINUA............

OUTRAS MENSAGENS DA SÉRIE:

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...