Páginas

terça-feira, 14 de junho de 2016

OS 3 INIMIGOS DA ALMA: A CARNE, O MUNDO E O DIABO – 4ª Mensagem



A CARNE - 4ª MENSAGEM

INTRODUÇÃO: Estamos estudando sobre os 3 principais inimigos da alma: A carne, o mundo e o diabo. Precisamos aprender como enfrentá-los e vencê-los.
Nas semanas anteriores aprendemos sobre que :
4 - PECADOS SEXUAIS (v.19)
5 - PECADOS RELIGIOSOS (v.20)
IDOLATRIA
FEITIÇARIA
IDOLATRIA GOSPEL

Continuando, vamos estudar agora os pecados sociais.
TEXTO BÍBLICO – GALATAS 5.16-21
16 Digo, porém: andai no Espírito e jamais satisfareis à concupiscência da carne. 
17 Porque a carne milita contra o Espírito, e o Espírito, contra a carne, porque são opostos entre si; para que não façais o que, porventura, seja do vosso querer. 
18 Mas, se sois guiados pelo Espírito, não estais sob a lei. 
19 Ora, as obras da carne são conhecidas e são: prostituição, impureza, lascívia, 
20 idolatria, feitiçarias, inimizades, porfias, ciúmes, iras, discórdias, dissensões, facções, 
21 invejas, bebedices, glutonarias e coisas semelhantes a estas, a respeito das quais eu vos declaro, como já, outrora, vos preveni, que não herdarão o reino de Deus os que tais coisas praticam.
20 a idolatria, a feitiçaria, as inimizades, as contendas, os ciúmes, as iras, as facções, as dissensões, os partidos,

6 - PECADOS SOCIAIS
“idolatria, feitiçarias, inimizades, porfias, ciúmes, iras, discórdias, dissensões, facções, invejas” (Gálatas 5.20-21a) 
Em terceiro lugar, os pecados sociais. Esses oito pecados envolvem transgressões ligadas aos relacionamentos. 

INIMIZADES: A palavra grega ἔχθραι (exthrai), traduzida por “inimizades”, significa hostilidade, animosidade. Inimizade é uma atitude mental que provoca e afronta
outras pessoas. O vocábulo grego “echthrai”, que aparece em Gl 5.20, é traduzido geralmente por “inimizades” ou “ódio”. Podemos afirmar que “echthra” é muito mais que falta de amizade. É ódio, aversão, malquerença e rancor profundo, como também uma paixão que impele uma pessoa a causar ou desejar mal a alguém. Como obra da carne que é, “echthra” é o antônimo exato de “agape”, que é um aspecto do fruto do Espírito. Enquanto o amor (gr. agape) predispõe a mente e o coração de uma pessoa para exercer abnegadamente a benignidade e a bondade em favor do próximo, a inimizade (gr. echthra) é uma atitude mental hostil que provoca e afronta outras pessoas, desejando e fazendo de tudo para prejudica-las.
A palavra “echthra” ocorre seis vezes no Novo Testamento Grego, significando inimizade entre pessoas (Lc 23.12), inimizade do homem para com Deus (Rm 8.7; Tg 4.4), uma obra da carne (Gl 5.20) e inimizade racial entre judeus e gentios (Ef 2.14-16), semelhante à inimizade entre gregos e bárbaros (Rm 1.14). Portanto, qualquer tipo de preconceito ou discriminação racial é uma obra da carne e é pecado. 
Trata-se daquele sentimento hostil nutrido por longo tempo, que se enraíza no coração. É o oposto do amor.

PORFIAS: A palavra grega ἔρις (eris), traduzida por “porfias”, significa lutas, discórdias, contendas. Traz a ideia de alguém que luta contra a pessoa com a finalidade de conseguir alguma coisa, como posição, promoção, bens, honra, reconhecimento. É a rivalidade por recompensa.

COMO SURGEM AS PORFIAS?
Primeiramente o coração movido pela carne vive cheio de inimizade, logo, é gerado na mente o desejo hostil com relação ao irmão; desejo este que na primeira oportunidade entra em contenda e luta. No início trata-se de disposição mental hostil (“doido para arranjar confusão”) que causa os mais variados problemas (brigas que podem vir em forma de contendas, ofensas e até mesmo agressões) de uma maneira inesperada entre as pessoas, dando origem a dissensões e divisões.
Quando ninguém está disposto a perder terreno para o outro, ocorrem disputas, bate-bocas e debates intermináveis. Foi desta palavra que surgiu a palavra teimosia. Se a sensação de inimizade já está presente no coração de alguém, (e eu estou falando da inimizade gratuita, criada pela nossa mente), a porfia é o próximo passo.

CIÚMES: A palavra grega ζῆλος (zelos), traduzida por “ciúmes”, significa querer e desejar possuir aquilo que o outro tem. Podem ser tanto coisas materiais quanto reconhecimento, honra ou posição social. Implica entristecer-se não apenas porque não se tem algo, mas porque outra pessoa o tem. A emulação é o sentimento que leva uma pessoa a querer igualar-se ou a superar alguém, e, na maioria das vezes, leva a pessoa a disputar a preferência. Na igreja, é comum encontrar alguém que disputa a preferência com uma pessoa que é querida pela igreja e pelo pastor. 

ATITUDES DO EMULADOR:
O emulador, inicialmente, procura imitá-lo para mostrar que ele "também tem chamada", ou que ele "também é capaz". Se isso não for suficiente, ele procurar superar a outra pessoa, chegando primeiro, fazendo mais, demonstrando mais devoção e piedade. Se isto não for suficiente, ele passa a desmerecer ou a depreciar a outra pessoa, procurando de todas as formas tomar-lhe a posição.

IRAS: A palavra grega θυμοί (thymoi), traduzida por “iras”, significa arder em ira ou ter indignação. Trata-se de um temperamento violento e explosivo, presente em pessoas que estouram por qualquer motivo e manifestam destempero emocional. A ira (gr. thumos) é outro pecado praticado no âmbito das relações sociais entre as pessoas. As versões em português da Bíblia traduzem “thumos” por ira, com exceção da NTLH, que traduz muito bem o vocábulo “thumus” por “acesso de raiva”. A ira é um impulso violento ou irritação forte contra o que nos ofende, fere ou nos causa indignação.
No grego do Novo Testamento, tanto a palavra “orge”, como a palavra “thumos”, significa ira. Enquanto a primeira se refere a uma ira mais crônica e duradoura, refletindo o temperamento de uma pessoa de sangue mais frio, a segunda se refere a uma explosão de ira proveniente de uma indignação interior, porém passageira, refletindo o temperamento colérico de uma pessoa de sangue mais quente.
“thumos” é uma palavra com muitos significados e com potencial quase ilimitado para o bem ou para o mal, podendo ser usada a respeito dos homens, no bom ou mau sentido, como também a respeito de Deus no bom sentido. No bom sentido, “thumos” significa a justa indignação diante daquilo que está errado.

A ira é como a dinamite que pode ser usada para abrir caminhos ou túneis através de uma rocha por meio de explosões, ou para destruir uma bela edificação ou cidade e reduzi-las a escombros. 

Como obra da carne, a ira é colérica, é um acesso ou ataque súbito de raiva que se acende dentro de nós com muito ímpeto. A pessoa irascível tem pavio curto e se ira com facilidade. O irascível tem um gênio ou temperamento explosivo, que rapidamente se incendeia em palavras e ações violentas (Cl 3.8), mas que se apaga com a mesma rapidez com que se acendeu. 

DISCÓRDIAS: A palavra grega ἐριθεῖαι (eritheiai), traduzida por “discórdias”, significa conflitos, lutas, contendas. Trata-se de um espírito partidário e tendencioso. Descreve a pessoa que busca um cargo ou posição não para servir ao próximo, mas para proveito próprio.

DISSENSÕES: A palavra grega  διχοστασίαι (dichostasiai), traduzida por “dissensões”, significa sedição, rebelião, e também posicionar-se uns contra os outros. Trata-se daquele sentimento que só pensa no que é seu, e não também no que é dos outros.

FACÇÕES: A palavra grega αἱρέσεις  (aireseis), traduzida por “facções”. É provável que Paulo tenha usado o termo com referência aos elementos divisores na igreja que desembocaram em grupos. Tais grupos exclusivos (ou panelinhas) fragmentaram a igreja. E mais que natural que esses grupos se considerassem certos e todos os outros errados.

INVEJAS: A palavra grega  φθόνοι (fthonoi), traduzida por “invejas”, vai além dos ciúmes. Pensa-se que a inveja é desejar ter o que o outro tem. Isso na verdade é a cobiça, também catalogada na Bíblia como pecado. A inveja segundo o dicionário é um misto de ódio e desgosto provocado pela prosperidade ou alegria de outrem. Em outras palavras, a inveja é a tremenda raiva que a pessoa desenvolve porque o outro está bem, está feliz.
Existe uma fina distinção entre a inveja e a cobiça. 

“A pessoa cobiçosa quer possuir os bens do vizinho, enquanto que a pessoa invejosa lamenta esses bens. Ela fica triste por causa de prosperidade do vizinho” (W.F. May).

A inveja se desenvolve geralmente entre pessoas que possuem o mesmo nível de vida, a mesma profissão, os mesmos relacionamentos, freqüentam os mesmos ambientes. Se por exemplo, eu sou médico, eu não teria inveja do Pavaroti, porque ele milita numa área diferente da minha, mas se eu fosse cantor de opera provavelmente teria por não ter a capacidade que ele tem e não tem os méritos que ele têm. Veja ainda como as pessoas que freqüentam os mesmos lugares morrem de inveja quando alguém recebe destaque ou brilha mais do que o invejoso numa festa.
A inveja é também um sentimento interior que quase nunca é revelado. É algo guardado no coração. Olavo de Carvalho na crônica ‘Dialética da Inveja’ diz: “A gente confessa ódio, humilhação, medo, ciúme, tristeza, cobiça. Inveja, nunca. A inveja admitida se anularia no ato, transmutando-se em competição franca ou em desistência resignada. A inveja é o único sentimento que se alimenta de sua própria ocultação”.
O remédio para a inveja é amargo. A confissão deve ser o primeiro passo. Confessar a Deus que nutre inveja por tal e tal pessoa, que não suporta ver esse alguém sendo melhor, que tem raiva quando alguém recebe um elogio e eu não. Passada a confissão vem uma internalização teológica importante. Todos nós fomos criados a imagem e semelhança de Deus, portanto, todos nós fomos criados com valores e virtudes e existe espaço para todos 

O apóstolo Paulo nos ajuda na sua carta aos Romanos dizendo: “Amai-vos cordialmente, uns aos outros com amor fraternal, preferindo-vos em honra uns aos outros”. E ele vai além para nos desafiar: “Tende o mesmo sentimento uns para com os outros; em lugar de serdes orgulhosos, condescendei com o que é humilde; não sejais sábios aos vossos próprios olhos”.
Ser cristão é isso. O nosso problema será crer se vale a pena seguir a orientação da Bíblia ou tentar por nossos próprios esforços alcançar a felicidade. Quem não é feliz com as bênçãos de Deus ainda vai morrer de inveja!
E o espírito que deseja não somente as coisas que pertencem aos outros, mas se entristece pelo fato de outras pessoas possuírem essas coisas. Os invejosos não apenas desejam o que pertence aos outros, mas anseiam que os outros sofram por perder essas coisas. Trata-se das pessoas que se alegram com a tristeza dos outros. Não é tanto o desejo de ter as coisas, mas o desejo de que os outros as percam. E entristecer-se por algum bem alheio.

...  continua...

OUTRAS MENSAGENS DA SÉRIE:


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...